21 setembro 2009

VITÓRIA DO HOMEM SEGUNDO O CORAÇÃO DE DEUS (1 Samuel 17.26)

1- confiança no SENHOR a arma para a vitória

- Quem é, pois esse incircunciso filisteu, para afrontar os exércitos do DEUS vivo??

- Nesta passagem, podemos notar, várias provas da confiança de Davi no SENHOR.

a). Davi confia na aliança de DEUS com Israel.

- A circuncisão desde Abraão era a marca da aliança de DEUS com o povo de Israel.

b). Davi se indigna com o temor do povo perante Golias, e com as afrontas de Golias à DEUS, e ao povo de DEUS.

- Vamos imaginar ao longo de 40 dias, Golias vai ao encontro do exército de Israel e desafia um guerreiro. Ao passar dos dias Golias vai se envaidecendo e ficando mais ofensivo nas suas palavras.

- Davi indigna-se, pois o exército de Israel, não estava confiando o suficiente no SENHOR, ao ponto de esquecer que DEUS é maior que todo oponente.

c). Davi, não estava vendo o tamanho de Golias, sua força física ou sua experiência em combates. Davi Estava com seus olhos focados no SENHOR, e mais, Davi estava confiante nas promessas do SENHOR para Israel.

- Davi além de confiar no SENHOR, também tinha experiências com o Poderoso de Israel.

- No ver.33, Saul desencoraja Davi. Davi mais uma vez não olha para a adversidade, mas foca seus olhos na vitória que virá por intermédio do SENHOR.

- Essa foi uma das grandes diferenças entre Davi e Saul.

- A resposta de Davi para Saul está no ver.37, Davi novamente demonstra sua confiança em DEUS. O mais importante a ressaltar é que Davi não se vangloria de ter matado o leão e o urso, mas dá a glória ao SENHOR.

- Precisamos ter muito cuidado com a vaidade e a prepotência pois muitas vezes não alcançamos as bênçãos, por confiarmos mais em nõs do que em DEUS.

- Quando entregamos ao SENHOR nosas petições, e não alcançamos a vitória, temos que parar e observarmos duas coisas:

I- Se não recebemos a benção, a culpa não é de DEUS. Há algo errado conosco, que está impedindo de recebermos a benção.

II- DEUS está interessado em nos abençoar, mas a maior benção é a salvação, a vida eterna na Jerusalém espiritual. Então se o nosso pedido, de algum modo, nos fizer perder a direção de DEUS, não receberemos essa vitória.

- No ver. 42 e 43, Golias e Davi ficam frente a frente. Golias então vendo que Davi era apenas um rapaz, o menospreza e o insulta. No ver. 44, Golias ameaça Davi.

- Imaginemos Golias (3,10m), e sendo um guerreiro. Podemos afirmar que é a visão de um demônio. E ao vermos um demônio a reação do homem natural é temer. Porém Davi não enxergava como um homem natural, seus olhos eram de um homem espiritual, então o que Davi enxergava era a vitória de DEUS.

- No ver. 45, está e resposta de Davi para Golias, e é essa resposta que libera a vitória de Davi. Pois Davi afirma que em nome de DEUS, ele era invencível.

- Foi o Senhor que conduziu a pedra até entre os olhos de Golias, e deu força a Davi para levantar a espada de Golias e cortar sua cabeça.

- Imagine o exército dos filisteus, vendo seu grande campeão sendo derrotado, por um garoto que lutava em nome de DEUS. Se aquele garoto em nome do DEUS de Israel, fez tal, imagina o que não faria todo o exército de Israel a mando desse mesmo DEUS. Por isso os Filisteus fugiram.

- Nós, a Igreja de Jesus, somos o exército de DEUS, nenhum Golias que se levante contra nós ficará de pé (Mateus 16:18)

- Pois também eu te digo que tu és Pedro e sobre esta pedra edificarei a minha igreja, e as portas do inferno não prevalecerão contra ela.?

- O SENHOR nos ensina a sermos vitoriosos em II Cr. 7: 14.

- Se o meu povo, que se chama pelo meu nome, se humilhar, e orar, e me buscar, e se converter dos seus maus caminhos, então eu ouvirei dos céus, perdoarei os seus pecados e sararei a sua terra.?

Nenhum comentário:

Postar um comentário