17 setembro 2009

A RECONCILIAÇÃO (II Co 5:17-21)

- Pressionados pela multidao de problemas que as cercam as pessoas em geral reclamam de tudo e de todos.

- Todavia, o maior de todos os problemas que afligem o ser humano nao e nem doença nem a ameaca nuclear, mas a separacao de Deus.

- Somente a obra de Jesus na cruz nos reconciliou com Deus.


1. O Que é a Reconciliação

1) II Co 5:19 - Deus não nos atribui transgressões: Deus se manifestou no meio dos homens, veio através de Cristo ao mundo e em sua obra expiatória. Ele nos reconciliou para com Ele sem nos imputar transgressão alguma.

2) II Co 5:21 - Ele Jesus assumiu tudo sobre nós: Jesus nunca pecou, portanto nao conheceu o pecado, mas se fez pecado por nos.

- Logo não temos mais o que nos impeça de se achegar a Cristo, pois somos feitos justiça para a vida eterna mediante o Senhor.

3) II Co 5:18 - Ele nos dá a reconciliação: Deus nos reconciliou para com Ele através de Cristo e nos concede hoje, no tempo que se chama agora o ministério, ou seja o serviço da pratica e da palavra da reconciliação. Somos hoje livres para viver a reconciliação com Deus e com o próximo.


2. Como Podemos Ser Reconciliados

1) Hb 10:22 - Crendo inteiramente no evangelho: Devemos a cada dia nos aproximar de Cristo com o coração inteiramente voltado a Ele, sem malicia nem engano.

2) II Co 5:18 - Aceitando a mediação de Cristo: Se não aceitamos Jesus, não aceitamos sua mediação com Deus Pai, pois só Ele e o caminho que nos conduz a Deus.

3) II Co 5:20 - Achegando-se a Deus: Nossa proximidade com Deus e efetuada mediante Cristo, do qual somos embaixadores. Um embaixador falar de seu Pais, de seu reino, e devemos falar e viver para o Reino de Deus, para que estejamos sempre próximos Dele.


3. O Resultado da Reconciliação

1) Rm 3:24 - Justificação: Agora por meio de Cristo, somos justificados perante o Pai, pois com o seu sangue Jesus nos purificou mediante a graça redentora.

2) II Co 5:17 - Colocados: Somos agora colocados em Cristo, sendo assim novas criaturas, não para o pecado, mas para o amor e vida Eterna.

- Temos efetivamente a libertação, libertação completa e repleta de todo mal. Somos verdadeiramente libertos.Somos renovados em tudo.

- Tudo se fez novo. Agora nossos prazeres são os de Cristo, nossas emoções são de Cristo, tudo em nós é novo, pois Ele vive em nós.


Conclusão

- Deus o Pai, por meio de seu Filho Jesus, providenciou-nos uma reconciliou tal que nos leva a deixar a velha vida de pecado e viver como nova criatura numa nova dimensão: Em Cristo Jesus.

Nenhum comentário:

Postar um comentário