02 setembro 2009

NÃO ANDEIS ANSIOSOS (Mateus 6.19-34)

- Um dos grandes males dos nossos dias é a ansiedade.

- Especialmente no que diz respeito ao nosso sustento e às nossas necessidades. Jesus chama para segui-lo um grupo de homens, os quais estavam sujeitos às mesmas ansiedades materiais características de toda a espécie humana.

- Por exemplo, Pedro trabalhava numa indústria pesqueira; Simão, o Zelote, era um radical de extrema esquerda; Mateus era um fiscal do imposto de renda; Zaqueu era um alto funcionário da fiscalização de impostos da prefeitura de Jericó; André era pescador e foi o relações-públicas do colegiado apostólico; Lucas foi um médico que socializou a sua profissão.

- Todos estes homens corriam o risco de cair na ansiedade pelos bens materiais.

1. Razões Para Não Cairmos Na Ansiedade

O texto nos mostra 8 razões para dizermos não à ansiedade:

Mt 6: 19-21 => Porque os bens deste mundo ser roubados ou deteriorados.

Mt 6: 22,23/ Pv 23:4,5 => Porque os bens deste mundo podem poluir a vida com a cobiça. Os olhos são a lâmpada do corpo; porque aquilo que prende a atenção dos nossos olhos pode representar qual o tipo de caráter nós temos determinar a nossa ligação com o céu ou com os valores deste mundo.

Mt 6: 24 => Porque os bens deste mundo exigem do homem uma dedicação de servo, quando o coloca diante de duas opções: ou Deus ou as riquezas. A ansiedade é um sentimento dos escravos dos bens materiais.

Mt 6:25 / Pv 30:8 => Porque uma das estratégias de Satanás é fazer o homem lutar por coisas que não têm relação com aquilo que é a sua necessidade básica. O Espírito, em comunhão com Deus, é quem determina a plenitude da vida, não o nosso organismo. Pode-se ter uma alimentação saudável, praticar esporte diariamente, porém estar sobrevivendo, em relação à plenitude de vida. Assim como não é a roupa bem apresentada que prova o estado de saúde do corpo, muitas pessoas estão gravemente enfermas, no entanto escondendo tal enfermidade por meio de uma aparência bonita.

A ansiedade impede o homem de possuir as coisas, quando elas lhe são dadas. Porque ele não acredita na promessa dAquele que supre todas as nossas necessidades.

- Exemplo: Um pai tem muitas coisas para dar a seus filhos. Todavia, muitos não recebem o que o pai tem para lhes dar, pois não acreditam nisso; por isso não pedem; e não pedindo, tornam-se ansiosos, tentando consegui-los através de outros meios.

Mt 6:26 => A ansiedade sobrevém, quando não se crê no senso dos valores de Deus. Creia que você tem valor para Deus, confiando em que Ele sabe o que é melhor para você.

Mt 6:27=> A ansiedade não prolonga a vida; ela não pode aumentar os anos da existência humana.

Mt 6:30 / Sl 37:25 => A ansiedade não produz fé, porque ela não descansa na provisão diária de Deus.

CONCLUSÃO

- Deus sabe e conhece quais são as necessidades humanas, dando-nos o que precisamos e não o que queremos (Mt 6:31,32).

- Hoje não é o dia de nos preocuparmos com o amanhã (Mt 6:34): Se você pode solucionar ou impedir um problema que vai estourar amanhã ou no próximo mês, faça algo no sentido de resolvê-lo.

APRENDENDO O SEGREDO DO SUSTENTO

* Colocando Deus como prioridade.

* Trabalhando pela expansão do Reino de Deus.

* Vivendo a verdade do reino de Deus. (Pv 12:17).

Nenhum comentário:

Postar um comentário