24 junho 2010

TIPOS DE PESSOAS, TIPOS DE RELIGIÃO (2 Reis 8.1-6)


- Conhecemos essa história, relatada detalhadamente em 2 Reis 4.
- Elizeu profetiza sobre a vida da mulher e ela tem um filho. Passados alguns anos o filho morre, Elizeu ora e o filho ressussita.
- Após o episódio da ressurreição, Elizeu avisa a mulher para que ela peregrine pela terra durante algum tempo, pois Deus havia chamado a fome sobre a terre.
- Assim ela fez, e peregrimou por 7 anos. O texto que lemos acima conta o que aconteceu exatamente após 7 anos.
- A mulher voltou para sua terra ela percebeu que toda a sua riqueza havis sido roubada e destruída, e procurou o rei para pedir restituição. Quando ela se apresentou diante do rei, encontrou Geazi, o ajudante do profeta Elizeu, que contava ao rei todos os detalhes do milagre que Deus realizou através de Elizeu, há 7 anos.
- Poderíamos chamar isso de coincidência? Eu chamaria de "propósitos de Deus". Mas o rei, espantado com a suposta coincidência, perguntou a mulher se era tudo verdade. Ela confirmou as palavras de Geazi, e mostrou o filho para o rei.
- Imediatamente o rei mandou que fosse restituido todos os seus bens.
- Eu vejo nessa história, 4 tipos de pessoas e 4 tipos comuns de religião, que muitas vezes se manifestam até mesmo pelo povo de Deus.

1) A RELIGIÃO DOS QUE VIVEM DE OUVIR
- O REI representa esse primeiro tipo de religião. Rei tem status, respeito, riqueza, poder, autoridade, servos, servas. Basta uma palavra e ele recebe em suas mãos tudo o que deseja.
- Reis acreditam que não precisa de nada. Nem precisam de Deus.
- Não vemos Jesus perder muito tempo com "reis". É por isso que Jesus diz que é mais facil um camelo passar pelo buraco da agulha do que um rico entrar no reino de Deus. (Mt 19.24)
- Os poderosos são auto-suficientes, arrogantes, e se satisfazem em ter uma religião de ouvir falar. É por isso que muitas vezes Deus nos manda para o "vale" com o propósito de nos quebrantar.
- A religião do ouvir falar é conhecida por muitos. Vivem de ouvir testemunhos, ouvir salmos, ouvir louvores, ouvir rádio, ouvir pregações. Não buscam conhecer à Deus. Se satisfazem apenas em ouvir falar.
- Outra característica desse tipo de religioso é a ação de boas obras com o propósito de garantir a salvação. Realmente devemos praticar muitas boas obras, mas isso não deve ser indicador de salvação de ninguém.
- Quando nossa "religião" não é a religião (re-ligação) que Deus deseja de nós, sentimos um sentimento de culpa e insatisfação espiritual, e muitos procuram justificar essa culpa com a ação de boas obras. Observe que o rei em questão mandou que fossem restituidos os bens daquela mulher.

2) A RELIGIÃO DOS QUE VIVEM DE FALAR
- Geazi tinha um dos caráteres mais vergonhosos que posso encontrar na bíblia. mentiroso. Ladrão. Quando Elizeu delegou autoridade para que ele ressussitasse o menino, ele fraquejou (Cap. 4). Tinha olhos carnais, enquanto os de Eliseu eram espirituais. Lendo os primeiros capítulos do 2º Livro dos reis, entendemos a "leprosa" personalidade de Geazi.
- Porém nem toda essa falta de caráter impediu que ele fosse um bom "pregador". Geazi era um "forrest gump - o contador de histórias".
- Era tão bom contador de histórias, que até mesmo ao rei ele conseguiu contar suas histórias.
- Porém, se ele contasse sobre a sua partificação nas histórias, o rei veria qual fracasso era a vida de Geazi.
- Tem religiosos assim: Populares por suas mensagens e testemulhos. Pregam até em castelos e grandes templos, porém quando olhamos para sua vida pessoal, tsc tsc tsc.
- Nem quero entrar em detalhes, senão vão me chamar de João Batista.

3) A RELIGIÃO DOS QUE VIVEM DE FAZER
- Elizeu era um grande exemplo do poder de Deus. Suas histórias relatadas em 2 Reis são poderosas. Elizeu até depois de morto ressucitava outros mortos. Acho que no antigo testamento, ninguém teve tando poder em sua vida quanto Elizeu. Não tenho nada contra isso, inclusive quero ter poder de Deus em minha vida, porém tem muita gente que só busca poder.
- O que vejo na história de Elizeu é que ele apreciava Elias pelo poder de Deus que ele manifestava. Muito crente aprecia outras pessoas porque querem ter o poder dado a Deus para aquela pessoa.
- Elizeu pediu "porção dobrada do poder de Elias". Com esse poder ele amaldiçoou crianças e 2 ursas despedaçaram mais de 40 garotos.
- Para quê você quer poder?

4) A RELIGIÃO DOS QUE VIVEM PARA DEUS
- Porém eu fico impressionado com a mulher e seu filho, que nem a bíblia relata os nomes. Não tinham poder mas "eram testemulhas do poder de Deus".
- Não saiam pra contar testemulhos, mas as pessoas viam os seus testemunho, e se maravilhavam com eles.
- Não viviam de ouvir histórias, mas entraram para a história glorificando ao poder de Deus.
- Esse tipo de pessoa, quando chega, o contador de história se cala e os reis testemunham do verdadeiro poder de Deus.
- Que tipo de pessoa você é? Qual é o tipo de sua religião com Deus?

Nenhum comentário:

Postar um comentário