09 junho 2010

O LUGAR DA ORAÇÃO (Jonas 2)

- Qual o melhor lugar para se orar? O monte? A igreja? Nosso quarto? O culto de oração?
- Falando sobre a oração Jesus aconselhou em Mateus 6:6: Tu, porém, quando orares, entra no teu quarto, e, fechada a porta, orarás a teu Pai que está em secreto; e teu Pai que vê em secreto, te recompensará
- Queria com essas palavras ensinar que a verdadeira comunhão com o Pai era pessoal e não deveria ser objeto de ostentação, como era o costume dos religiosos de sua época, condenados por suas palavras no v. 5.
- O espaço físico onde oramos pouco importa. Jesus não atribuiu graça especial a nenhum lugar. O seu grande cuidado foi nos ensinar a forma correta de nos dirigirmos ao Pai.
- Um dos exemplos mais marcantes do poder da oração pode ser observado na experiência do profeta Jonas.

1.    O MELHOR LUGAR PARA SE ORAR É O LUGAR DA NOSSA NECESSIDADE
 - Encontramos Jonas orando para a pessoa certa, porém, do lugar errado.
- Estava ali por ter desobedecido ao Senhor, por ter fugido do chamado que tinha recebido para pregar ao povo de Nínive.
- Apesar daquele espaço físico não ser adequado e muito menos o lugar correto para se estar, aquele era o momento e o lugar que a oração seria mais necessária em sua vida. Se não clamasse ao Senhor não sairia dali com vida.
 Por que, muitas vezes, nos achamos em lugares errados?
-    O v. 1 afirma que Jonas orou ao Senhor seu Deus, ou seja, é possível termos uma experiência com o Deus verdadeiro e eventualmente nos encontramos em lugares errados.
-    Quando nos achamos em lugares errados e oramos a Deus, Ele nos livra.
- De lá buscarás ao Senhor teu Deus, e o acharás, quando o buscares de todo o teu coração e de toda a tua alma.
- Quando estiveres em angústia, e todas estas coisas te sobrevierem nos últimos dias, e te voltares para o Senhor teu Deus, e lhe atenderes a voz, então o Senhor teu Deus não te desamparará, porquanto é Deus misericordioso Deut. 4:29-31.
  
2.    O MELHOR LUGAR PARA SE ORAR É ONDE PERCEBEMOS QUE O PROCESSSO DE DESFALECIMENTO DA ALMA NÃO É IRREVERSÍVEL
- O processo de desfalecimento da alma não é irreversível quando há referenciais em nossa vida  v. 7
Jonas tinha um Deus de quem se lembrar e a quem recorrer
-    Conhecia a arma da oração
-    Conhecia o templo de Deus
- O grande problema da derrota do homem para o pecado é não conhecer referenciais, saídas para os problemas.
Por desconhecer referenciais saudáveis as pessoas buscam soluções erradas para os seus problemas.
-    Na falta de conhecimento do Deus verdadeiro procuram-se as entidades malignas.
-    Na falta da Palavra de Deus procuram-se o tarot, as cartas, os búzios.
-  Na falta do conhecimento de um Deus sustentador e provedor, crêem que os astros inanimados, distantes anos-luz do nosso planeta, influenciam decisivamente as nossas vidas.
-    Na falta de conhecimento da ressurreição aceita-se o engano da reencarnação.
   
3.    O MELHOR LUGAR PARA SE ORAR É ONDE PERCEBEMOS QUE, SE O PEIXE É GRANDE, O SEU CRIADOR É MAIOR
- Poucos homens estiveram, em algum momento de suas vidas, em um lugar tão tenebroso como o que Jonas esteve e obtiveram livramento tão marcante.
- Jonas foi devolvido à terra seca por ordem expressa do Senhor:
- Falou, pois o Senhor ao peixe, e este vomitou a Jonas na terra v. 10
- O inimigo sempre se encarrega de fazer com que os nossos problemas pareçam maiores do que realmente são.
- Quando Davi resolveu enfrentar o gigante Golias, todos os israelitas vendo o tamanho do adversário fugiam e o temiam grandemente. Ele, porém, ao resolver enfrentar o gigante, não com a sua própria força, mas em nome do Senhor dos Exércitos, conseguiu para o seu povo uma vitória inigualável.

Nenhum comentário:

Postar um comentário