Ser escolhido por Deus:
- O ato de escolher é direito de Deus, pois foi Ele que nos formou e como nosso proprietário possui a prerrogativa de escolher a qualquer um para o trabalho que lhe convier.
- É com razão que Paulo na sua primeira epistola aos corintios cap. 1.26 à 31 escreve: Ora, vede, irmãos, a vossa vocação, que não são muitos os sábios segundo a carne, nem muitos os poderosos. Nem muitos os nobres que são chamados. Pelo contrário, Deus escolheu as coisas loucas do mundo para confundir os sábios; e Deus escolheu as coisas fracas do mundo para confundir as fortes; e Deus escolheu as coisas ignóbeis do mundo, e as desprezadas, e as que não são, para reduzir a nada as que são; para que nenhum mortal se glorie na presença de Deus.
- Mas vós sois dele, em Cristo Jesus , o qual para nós foi feito por Deus sabedoria, e justiça, e santificação, e redenção; para que, como está escrito: Aquele que se gloria, glorie-se no Senhor.
1. João 13.18a: Não falo de todos vós; eu bem sei os que tenho escolhido;
2. João 15.16a: Não me escolhestes vós a mim, mas Eu vos escolhi a vós;
3. Atos 9.15: este é para mim um vaso escolhido.
Limpo para o uso do Senhor:
1. Isaías 66.20c: Os filhos de Israel trazem as suas ofertas em vasos limpos à Casa do Senhor.
2. Levítico 11.33 adverte quanto aos vasos imundos, mostrando que o vaso não pode conter impurezas; e todo o vaso de barro em que cair coisa imunda será quebrado.
Santificado para uso exclusivo do Senhor:
- A Santificação é uma exigência de Deus, o próprio Paulo adverte ?Segui a paz com todos, e a santificação, sem a qual ninguém verá o Senhor. Hb 12.14, dentre outras referencias.
1. II Timóteo 2.21: de sorte que, se alguém se purificar será vaso para honra, santificado e idôneo para uso do Senhor, e preparado para toda boa obra.
2. I Tessalonicenses 4.4: Que cada um de vós saiba possuir o seu vaso em santificação e honra.
Estar vazio para que possa ser cheio:
- Esvaziar-se de si mesmo, deixar o Eu de lado, não olhar para seus próprios defeitos ou dos outros.
1. Êxodo 16.33b: ? Toma um vaso, enche-o de maná, e põe-no diante do Senhor; ?
2. II Reis 4.3: ? Disse-lhe: Vai pede vasos emprestados aos teus vizinhos, vasos vazios não poucos. ?
O que deve conter o vaso de Deus?
- Três itens são essenciais para que o vaso possa ser 100 % aproveitado por Deus:
1. O Espírito Santo: Efésios 5.18 Não vos embriagueis com vinho em que há contenda, mas enchei-vos do Espírito Santo,...
3. O Azeite (Unção): II Reis 4.4b deita o azeite em todos aqueles vasos, e põe a parte o que estiver cheio.
II Reis 4.6 E sucedeu que, cheios foram os vasos, e disse a seu filho: trazei-me mais vasos. Ele respondeu: Não há mais vasos. Então o azeite parou. (Com Deus não há desperdício)
- Existe a necessidade de equilíbrio no conteúdo do vaso: · Em alguns vasos há (+) poder e (-) unção · Em outros (+) espiritualidade e (-) conhecimento
Shalom Pr. Abilio Rocha. Amei suas pregações muito edificante mesmo! Já sou sua seguidora. Qunado poder dê uma passadinha no meu blog e se quiser acrescentar algo fique a vontade.
ResponderExcluiradorei eu queria muito saber oque e vasos e sua explicaçao foi otima
ResponderExcluir