03 junho 2010

O PROCESSO DA PROVA (Jó 1: 6-22)

* QUEM ERA JÓ? Vamos ver as qualidades de Jó:
a)    ÍNTEGRO  v.1 
b)    RETO  v.1
c)    TEMENTE À DEUS  v.1
d)    SE DESVIAVA DO MAL V.1 
e)    PRÓSPERO  V.3
Jó tinha sido abençoado por DEUS e era muito poderoso na região. Ele era próspero. Isso tudo vinha do Senhor. Era um homem rico.

f)    DEFENSOR DA SANTIDADE CONTÍNUA NA FAMÍLIA  V.5
Era um homem santo e zelava pela santidade na família.
Isto ele fazia continuamente pois sabia que que DEUS exigia: Sede santos porque eu sou santo.

g)    HOMEM QUE TINHA O RECONHECIMENTO DE DEUS  V. 8 Viste o meu servo Jó? isso significava o quanto DEUS confiava na firmeza e na espiritualidade de Jó. Esse reconhecimento foi conquistado diante de DEUS, não pelo que ele(Jó) possuía, mas pelo que ele era. Como se DEUS dissesse a satanás : Não é o que eu dei a ele, mas o que eu construi nele.

* Jó merecia o que ele passou? NÃO!

ÁREAS EM QUE JÓ FOI PROVADO - 4 áreas em que o diabo atua na vida do ser humano:

1)    BENS - O que possuímos. O diabo gosta de mexer naquilo que possuímos. v. 14 ao 17.
-    Negócios amarrados.
-    Quebra de aparelhos utensílios domésticos
-    Ladrão entra e rouba ou furta as coisas, etc...

2)    FAMILIAR - O diabo quer atacar as nossas famílias. v. 18  confira a tragédia
-    Existem muitos lares que estão sendo atacados.
-    Conflitos familiares.
-    Conflitos (fofocas, brigas, mágoas) dentro da Igreja. (a igreja é uma família)

3)    FíSICO  Jó 2: 5-8; 16:8; 19:17
-    Jó não era mais aquele homem robusto, vistoso.16:8
-    Jó, foi motivo de chacota e riso.
-    Hálito intolerável. 19:17
-    Mau cheiro.
-    Repugnante.
-    O físico de Jó tinha sido completamente atacado.

Jesus precisou levar as nossa enfermidades, pois o diabo é mestre em promover doenças.

4)    EMOCIONAL
-    Ele estava cansado de viver. 10:01
-    Desejava ser abortado  10:18.
-    Quando seus amigos viram Jó, não o reconheceram e choraram por ele. A dor era muito grande.2: 11-13
-    O diabo ataca o emocional de Jó usando seus próprios amigos.
-    Os amigos zombam dele 16:20.
-    Ficaram estranhos  19:13.
-    Tornou-se como aquele a quem se cospe no rosto 17:6.

E você, está sendo provado? O que a provação pode gerar em você? Saiba de uma coisa, todas as vezes em que somos provados, existe um propósito de Deus nisso.
No momento em que Jó passava pela prova ele viu que ia enxergar Deus com os seus próprios olhos. 19: 26-27.
Na prova, temos que estar cientes de que no final iremos enxergar Deus. NÀO SEREMOS AS MESMAS PESSOAS.

O que a prova pode gerar em nós?
O que Jó esperava da prova? Ele tinha convicção do que o aguardava na prova ? 19: 26-27; 42:5.

I - NO PROCESSO DA PROVA EU PRECISO SER ADORADOR
Deus só sabe o que está dentro de nós quando somos provados. Como reagiremos? Quando somos espremidos pela prova o que sairá de dentro de nós?
- murmuração?
- lamúrias?
Quando estivermos passando pela prova, temos que adorar a Deus. 1:20-21. Deus está procurando quem O adore em espírito e em verdade.
Ex. Abraão Gn. 22:5: ?Disse Abraão aos seus servos: Ficai-vos aqui com o jumento; eu e o rapaz iremos lá e, havendo ADORADO, voltaremos a vós.

II - NA PROVA EU PRECISO ME AUTO-VALORIZAR
É na hora da prova que a pessoa se sente tentada a se desvalorizar. 12:3. O diabo quer enterrar a pessoa e tirar o seu prestígio. Mas, o valor do homem está no seu interior.
Os amigos de Jó procuravam achar pecados nele. CUIDADO! Na hora da prova não fique como vítima. ENFRENTE E LUTE. Você tem valor.

III - A PROVA VISA MOSTRAR QUEM REALMENTE SOMOS. 13:15
Veja as expressões Ele e Nele. Jó, na hora da provação não pensa nele e sim no Criador. Jó se preocupou em não decepcionar DEUS. (o que seria uma vitória para satanás. Jó estava na verdade afirmando: ainda que eu morra defenderei o meu procedimento, permanecerei íntegro, fiel à DEUS.
E DEUS confirma a postura de Jó perante satanás ao dizer no capítulo 2: 3 ?Ele ainda conserva a sua integridade, embora me incitasses contra ele.
Jó não perde a integridade do seu caráter. O que DEUS havia construído na vida de Jó é manifestado no dia da provação.

-    Quem é você na hora da prova?
-    Quem é você na hora da má notícia?

IV - A PROVA VISA PROMOVER FIRMEZA ? 19:25
A esposa de Jó lhe diz: amaldiçoa seu Deus e morre. Mas, existia firmeza em Jó. Existia um adorador em Jó: Eu sei que o meu Redentor vive!
Na hora da prova o que mais o diabo gosta de promover é a incredulidade.
O QUE TEMOS QUE DECLARAR?
-    O Senhor não me desamparará.
-    Eu não estou sozinho.
-    Muitos me abandonaram, mas o meu Deus, não! Ele é presente.
Ex: Heróis da fé:- Hb. 11:34 da fraqueza geraram força...etc.
-    venceram pela fé...
-    alcançaram as promessas...
-    escaparam ao fio da espada...
EU PRECISO SER FIRME EM TEMPOS DE TRIBULAÇÃO. Pv.24:10 nos adverte que: ?Se formos fracos (frouxos) no dia da provação a nossa força é pequena.?
Os que esperam no Senhor renovam as suas forças...
A alegria do Senhor é a minha força...

V - A PROVA VISA APERFEIÇOAR RELACIONAMENTOS
Você tem passado por provas? Saiba que Jó foi um exemplo. Ele foi provado ao extremo. 42: 5.
Antes ele conhecia Deus só de ouvir, mas depois da prova, ele vê Deus. Sua relação com o Pai celestial é ampliada.
* Quando ele começou a orar pelas pessoas, Deus mudou a sua sorte. Você quer obter êxito na prova? Ore pelas pessoas que você está com relações cortadas e Deus vai mudar a sua sorte, como Ele mudou a de Jó. Está no coração de DEUS a restauração de relacionamentos. Foi exatamente isso que DEUS fez com Jó. Veja o texto. 42:10 Mudou o Senhor a sorte de Jó, quando este orava pelos seus amigos, e deu o Senhor a Jó o dobro de tudo o que antes possuía.

Nenhum comentário:

Postar um comentário