30 junho 2010

SALMO 23

I. O Guia ao Longo do Caminho
"O Senhor é o meu pastor" (v. 1).
Observe o pessoal "meu" e compare com João 10.1-18, para a descrição da ovelha e do fiel Pastor.

II. A Certeza de Toda Suficiência
"Nada me faltará" (v. 1).
O Pastor certamente providenciará para que nada falte à alma, quando esta O segue obedientemente.

III. Os Estágios Iniciais do Caminho
A. Ensinado a repousar tranqüilamente.
"Deitar-me faz em verdes pastos" (v. 2)

B. Guiado por caminhos tranqüilos para amadurecer em crescimento.
"Guia-me mansamente a águas tranqüilas" (v. 2).

C. Restaurado e renovado em cada momento de necessidade.
"Refrigera a minha alma" (v. 3)

D. A justiça de Deus ensinada em detalhes da vida.
"Guia-me pelas veredas da justiça" (v. 3)

E. O objetivo do Seu treinamento cuidadoso.
"Por amor do seu nome" (v. 3)
Ensinada a repousar totalmente na mão de Deus e treinada pelo Pastor a conhecer aquilo que está de acordo com a Sua justiça nos aspectos exteriores da vida, a alma guiada é, então, conduzida "de fé em fé", como está escrito: "Mas o justo viverá da fé" (Rm 1.17).
  
IV. O Caminho mais Profundo na Plenitude do Tempo
 A. Passo a passo por profundas trevas.
"Ainda que eu andasse pelo vale da sombra da morte" (v. 4).
Note que é um andar "pelo", pois há uma saída no outro lado. Um andar tranqüilo e seguro com Deus, em simples fé, é o prazer do Senhor. "A prova da vossa fé (...) muito mais preciosa do que o ouro" (1Pe 1.7).

B. O vale e a sua sombra
"O vale da sombra da morte" (v. 4).
O verdadeiro cálice da morte foi completamente esgotado pelo próprio Pastor, e Ele, então, guia ternamente as ovelhas, conduzindo-as através daquilo que se assemelha a uma sombra, em comparação com Sua passagem pela realidade da morte no Calvário.

C. A fé possuída pela alma fiel.
"Não temeria mal algum" (v. 4).
Nos verdes pastos e a ao lado de águas de descanso, a alma aprendeu a conhecer o coração do Pastor. Agora, ela pode segui-Lo e confiar Nele sem temor.

D. A Presença oculta no vale das trevas.
"Tu estás comigo" (v. 4)
Compare com Isaías 50.10: "Quando andar em trevas, e não tiver luz nenhuma, confie no nome do Senhor e firme-se sobre o seu Deus."

E. O sustento do coração confiante.
"A Tua vara e o Teu cajado me consolam" (v. 4)
Assim a alma é ensinada a viver de cada palavra que procede da boca de Deus. Gentilmente desligada de toda dependência das experiências, emoções ou apoios externos, a palavra do Senhor se torna seu fundamento básico, porque a "palavra do Senhor permanece para sempre" (1Pe 1.25).

V. A Vida no Santuário Cumprida
A. A casa do banquete.
"Preparas uma mesa perante mim" (v. 5).

B. O Espírito da Unção.
"Unges a minha cabeça com óleo" (v. 5).

C. O coração transbordante.
"O meu cálice transborda" (v. 5).

D. A segurança da fé.
"Certamente que a bondade e a misericórdia me seguirão todos os dias da minha vida" (v. 5).

E. A decisão de fé.
"Habitarei na casa do Senhor por longos dias" (v. 5)
Compare com o Salmo 66.10-12: "Tu, ó Deus, nos provaste; Tu nos afinaste como se afina a prata. Tu nos puseste na rede; afligiste os nossos lombos, fizeste com que os homens cavalgassem sobre as nossas cabeças; passamos pelo fogo e pela água; mas nos trouxeste a um lugar espaçoso", e com o Salmo 84.6, 7: "Passando pelo vale (...) vão indo de força em força; cada um deles em Sião aparece perante Deus".

Nenhum comentário:

Postar um comentário