28 junho 2010

PONTO DE VISTA

Esse milagre operado por Jesus, foi singular e diferente de todos os outros. Vamos ver alguns aspectos que o tornou diferente de todos os demais já realizados pelo Mestre.

1) O HOMEM FOI TRAZIDO AO SENHOR JESUS

a) Enquanto que normalmente as pessoas clamavam ansiosas em saberem da presença do Mestre, esse cego, talvez na escuridão de sua visão, foi levado sem até mesmo saber o que se passava com ele.

2) JESUS O LEVA PARA FORA DA ALDEIA

Muitas vezes, prá recebermos um milagre ou benção de Deus, precisamos sair fora de nossa aldeia. O que isso significa?

a) Nossas convicções religiosas.

b) Contexto social em que vivemos.

c) Convívio familiar: "Quem ama o pai ou mãe mais do que a mim, não é digno de mim..." (Mat.10:37).

3) JESUS USA UMA FORMA INUSITADA PARA CURA-LO

a) Cuspiu nos seus olhos

Significado: Isto nos mostra o quanto aquele homem estava a mercê do Senhor. Não sabia nada do que estava acontecendo, mas mesmo assim, continuou confiando, e deixando Jesus agir.

4) JESUS CUROU-O EM DUAS ETAPAS

a) Esse milagre foi diferente de todos os outros operados pelo Senhor. PRIMEIRO restaurou apenas as funções dos olhos, SEGUNDO, a ação do cérebro que recebia os comandos dos olhos, dando-lhe percepção mental daquilo que os globos oculares captavam.

5) ENXERGANDO ERRADO

a) "...Vês alguma coisa?". "Vejo os homens... Como árvores que andam". DOIS ERROS: Homem nunca se pareceu com árvore, e árvore nunca andou.

b) Se considerarmos que ele antes via (pois o texto não fala se ele era cego de nascença), ele estava desacostumado com a anatomia humana, por isso, via os homens como árvores que andam.

c) Quem mais estava próximo dele naquele momento, era o Senhor Jesus, portanto ele via o Senhor como uma árvore. Visão equivocada do Filho de Deus.

6) O SEGUNDO TOQUE

Foi necessário que Jesus lhe tocasse novamente. Penso que esse segundo toque foi mais difícil, pois ele pensava já estar enxergando, e por isso, poderia simplesmente impedir que Jesus o tocasse:

Coisas que impedem o segundo toque:

a) Ignorância Espiritual - Achar que já sabe tudo, e por isso não necessita Dele.

b) Falsa Visão - Olhar com discriminação os homens (como árvores que andam).

7) NÃO ENTRES NA ALDEIA

a) Vá prá sua casa. Não faça marketing. Eles não vão acreditar. Questionarão o milagre. Nem sempre milagres é sinônimo de fé.

b) O importante é seu sentimento, não interessa o que vão pensar e falar a respeito do milagre.

Nenhum comentário:

Postar um comentário