30 junho 2010

SAINDO DO BURACO

Buraco:(fig) Coisa desagradável, embaraçosa, incômoda; pagar uma dívida.
  
Jônatas x filisteus
- Então os dois se deixaram ver pelo destacamento dos filisteus, que disseram: “Vejam, os hebreus estão saindo dos buracos onde estavam escondidos”. I Samuel 14:11(nvi) - (leia I Samuel 14: 1 a 23)
- Jônatas sentiu o impulso e a impressão divina que o lançou nesta aventura atrevida. Deus dirige os passos dos que o reconhecem em todos os seus caminhos, e buscam a sua direção com o propósito de segui-lo de todo o seu coração. Às vezes, encontramos mais consolo no que não é tanto nossa obra, uma vez que temos sido levados a tal situação por momentos inesperados, mas bem planejados pela providência divina.

Nas necessidades, cheguemos a Deus com confiança
- Assim, aproximemo-nos do trono da graça com toda a confiança, a fim de recebermos misericórdia e encontrarmos graça que nos ajude no momento da necessidade. Hebreus 4:16 (nvi)
- É chamado o “trono da graça”, porque dele fluem o amor, o socorro, a misericórdia, o perdão, o poder divino, o batismo com o Espírito Santo, os dons espirituais, o fruto do Espírito Santo e tudo de que precisamos em todas as circunstâncias. (bep)

Na adversidade, Deus é nosso socorro.
- Deus é o nosso refúgio e a nossa fortaleza, auxílio sempre presente na adversidade.Salmos 46.1(nvi)
- Em Deus temos o poder e a capacidade de enfrentar as incertezas e lutas da vida. “Refúgio” fala de abrigo no perigo, mostrando que Deus é nossa real segurança nas tormentas da vida. “Fortaleza” refere-se a força divina na peleja do crente contra seus inimigos e inclui o poder de Deus que opera em nós e nos capacita a vencer os obstáculos da vida. (bep)
  
Na angústia, o Senhor nos livra.
- Ele me invocará, e eu lhe responderei; estarei com ele na angústia; livrá-lo-ei o glorificarei. Salmos 91:15 (arc).
- Embora o salmista (e o leitor) não tenha recebido uma promessa de imunidade total diante das calamidades, o Senhor lhe assegura que estará presente com aqueles que o invocam, livrando-os e glorificando-os. (BEP).

Posicionemo-nos, com o Senhor, Ele nos protege
- Odeiem o mal, vocês que amam o Senhor, pois Ele protege a vida dos seus fiéis e os livra das mãos dos ímpios. Salmos 97.10 (nvi)
- O crente verdadeiramente regenerado, que tornou-se um com Cristo, e no qual o Espírito Santo habita, amará aquilo que Deus ama, e aborrecerá aquilo que Ele aborrece. Tal crente não se conformará com a iniqüidade, a violência e a impiedade em ação no mundo, e lamenta a destruição de vidas por esses males. (bep)

Na aflição, clamemos ao Senhor
- Na sua aflição, clamaram ao Senhor, e Ele os livrou da tribulação em que se encontravam. Salmos 107.6 (nvi)
- O salmista emprega quatro vezes esta frase sobre os crentes, e quatro vezes declara que Deus “os livrou das suas necessidades (vv.6,13,19,28). Deus, vez por outra, leva seus filhos a situações em que a auto-suficiência deles termina, e que nenhum ser humano é capaz de ajudar, para que assim clamem a Ele com fé, humildade e simplicidade. (bep)
  
Com Deus, temos a vitória
- Com Deus conquistaremos a vitória, e Ele pisará os nossos adversários. Salmos 108.13 (nvi)
- O escritor confessa aqui que somente através do poder de Deus eles seriam vitoriosos. (beg) 

Sejamos justos,e não seremos abalados.
- O justo jamais será abalado; para sempre se lembrarão dele. Não temerá más notícias; seu coração está firme, confiante no Senhor. Salmos 112: 6,7 (nvi)
- O salmista não se abala por medo e ansiedade em momentos de aflição, pois deposita sua confiança em Deus, e não em si mesmo, nem em recursos externos. (bep).

Um comentário: