15 outubro 2009

PROSPERIDADE E PLANEJAMENTO


Necessidade de Planejamento

Qualquer atividade cristã, como por exemplo pregação, ensino, administração, louvor, precisa ser executada em 3 níveis, para que possamos estar em concordância com a Palavra de Deus. São eles:


1. Planejamento

2. Investimento

3. Economia

1. Planejamento

Retirar um conceito popular retirado da própria Bíblia que o futuro só a Deus pertence. Mateus 6:34 e Tiago 4:14 - Não sabeis o que se sucederá amanhã.

Planejar a Alimentação do Inverno

Pv 10:5: O que ajunta no verão é filho prudente; mas o que dorme na sega é filho que envergonha.

Pv 6:6-8: Vai ter com a formiga, ó preguiçoso, considera os seus caminhos, e sê sábio; a qual, não tendo chefe, nem superintendente, nem governador, no verão faz a provisão do seu mantimento, e ajunta o seu alimento no tempo da ceifa.

Pv 30:24-25: Quatro coisas há na terra que são pequenas, entretanto são extremamente sábias; as formigas são um povo sem força, todavia no verão preparam a sua comida...

Deus Planeja

Jó 1:6: Ora, chegado o dia em que os filhos de Deus vieram apresentar-se perante o Senhor, veio também Satanás entre eles.

Jó 2:1: Chegou outra vez o dia em que os filhos de Deus vieram apresentar-se perante o Senhor; e veio também Satanás entre eles apresentar-se perante o Senhor.

2 Rs 19:25: Porventura não ouviste que já há muito tempo determinei isto, e já desde os dias antigos o planejei? Agora, porém, o executei, para que fosses tu que reduzisses as cidades fortificadas a montões desertos.

Se Deus que é Deus planeja, vemos que é imprescindível que também nós planejemos.

Se há necessidade de Deus e os filhos de Deus se reunirem, muito provavelmente para os filhos de Deus prestarem contas, ou receber novas missões, muito mais há necessidade que nós homens nos reunamos para planejar a execução de tarefas.

Planejamento da Segurança

Ne 6:15-16: Acabou-se, pois, o muro aos vinte e cinco do mês de elul, em cinqüenta e dois dias.

Quando todos os nossos inimigos souberam disso, todos os povos que havia em redor de nós temeram, e abateram-se muito em seu próprio conceito; pois perceberam que fizemos esta obra com o auxílio do nosso Deus.

Devemos fazer o que é necessário para que estejamos seguros. Ex.: Seguro do carro, grades, alarmes, seguro de casa, seguro de acidentes, plano de saúde. Devemos fazer nossa parte.

Não devemos tentar o Senhor nosso Deus (Mt 4:7, Lc 4:12, I Co 10:9) deixando tudo a mercê dos ladrões e bandidos, muito menos de Satanás, esperando que Deus nos proteja indistintamente. Satanás precisa ver que Deus nos concedeu condições de adquirir os seguros, as grades, os alarmes..., e que não vai ser ele que virá desobedientemente e facilmente para nos matar, roubar ou destruir, senão somente com a permissão de Deus.

2. Investimento

Parábola dos Talentos Mt 25:14-30: ler

Nesta parábola contada por Jesus verificamos que Deus não quer que enterremos nossos talentos. Um talento corresponde atualmente a aproximadamente US$ 1.000. Ou seja, aproximadamente o salário de 1 trabalhador por 1 ano de serviço. Portanto, um montante deste vulto poderia ser investido mesmo naquela época e render muito ao investidor, nem que fosse num banco.

Precisamos investir:

- recursos financeiros,

- em nós (curso, especialização...) e

- nos nossos talentos e dons.

Porque a todo o que tem, dar-se-lhe-á, e terá em abundância; mas ao que não tem, até aquilo que tem ser-lhe-á tirado. Mt 25:29

Tem que sobrar para Deus multiplicar. Tem que ter algo para Deus fazer o milagre.

3. Economia

Pv 21:20: Há tesouro precioso e azeite na casa do sábio; mas o homem insensato os devora.

Os sensatos economizam.

5 pães e 2 peixes

Mt 14: 20-21: Todos comeram e se fartaram; e dos pedaços que sobejaram levantaram doze cestos cheios.

Ora, os que comeram foram cerca de cinco mil homens, além de mulheres e crianças.

7 pães e alguns peixes

Mt 15:37: Assim todos comeram, e se fartaram; e do que sobejou dos pedaços levantaram sete alcofas cheias.

Ora, os que tinham comido eram quatro mil homens além de mulheres e crianças.

Porque nas 2 multiplicações deu-se ênfase nos cestos e alcofas cheias? Evidentemente que o motivo maior é visualizar a grandiosidade do milagre: alimenta a milhares e ainda sobra.

Mas outro motivo é que, não importa quanto se ganhe, se reparta, se distribua. Sempre tem que sobrar. E além disto devemos planejar e administrar de maneira que nada se perca.

Planejar e administrar com economia é sabedoria.

Deus não quer que nada se perca:

Recolhei a sobra para que nada se perca. João 6:12

Deus disse a José: Administre o Egito nos próximos sete anos de maneira que sobre, porque nos outros sete anos, o Egito e o mundo se alimentarão da sobra dos primeiros 7 anos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário