13 outubro 2009

CHEIO DO ESPIRITO SANTO (Efesios 5 – 1, 14 á 21)

- Qual é o seu compromisso com Jesus hoje?

- Quais as prioridades com as quais você está em busca hoje?

- O que você veio buscar de Deus hoje?

Falaremos hoje sobre:


COMPROMISSO COM UMA ORDEM CRONOLÓGICA DE PRIORIDADES.”

I – Em 2 Crônicas 7-14 encontramos algumas exigências da parte de Deus, para que Ele possa agir em nosso favor:

“ E se o povo que se chama pelo Meu nome, se humilhar, e orar, e buscar a minha face, e se converter dos seus maus caminhos, então, Eu ouvirei do Céu, perdoarei os seus pecados e sararei a sua terra.”;

II – Em Mateus 6-33, quando Jesus ensina o sermão da montanha, Ele diz que o discípulo deve construir uma lista de prioridades, na qual ele deve estar comprometido. E nesta lista deve vir em primeiro lugar o “REINO DE DEUS”, quando Ele diz:

“Mas, buscai em primeiro lugar o Reino de Deus e a Sua justiça, e as demais coisas, vos serão acrescentadas.”;

III – Em nenhuma área da vida, uma pessoa consegue ser bem sucedida, se ela não tiver compromisso com prioridades, seja na área profissional, eclesiástica, financeira, relacionamento conjugal...

IV – Quando não se tem compromisso com prioridades, não se chega a lugar nenhum, é porquê não tem alvos na vida, propósitos, a vida acontece de forma desprogramada, improvisada...

V- Qual seria então a prioridade que deve reger a nossa vida, que deve vir em primeiro lugar na nossa listinha;

VI – Na carta aos Efésios 5 e 6 Paulo nos traz uma lista de prioridades no capítulo 5 vs 1, 18, 22, 25 e capítulo 6 vs 1, 4, 5, 6;

VII – Quero destacar neste momento somente uma, a qual sendo cumprida, te levará a cumprir as demais prioridades:


1º VIDA CHEIA DO ESPÍRITO SANTO ( V. 18)

1 – Enchei-vos do Espírito > É um imperativo plural, que significa dizer que não é uma opção de vida, e sim um mandamento do Senhor, e que deve ser obedecido por todo crente;

2 - Enchei-vos do Espírito > No original está na voz passiva, que equivale a um convite à rendição, ou seja, Deus está dizendo: “Deixai-vos encher do Espírito”, que significa, entrega, submissão, abrir a porta, tirar a tampa do vaso e dizer: “Eis-me aqui, enche-me óh Deus... eu quero”;

- Apocalipse 3-20 – “ Eis que estou a porta e bato, e se alguém ouvir a minha voz, e abrir a porta...”, veja os passos: Ele bate, ser ouvido, agir em direção da porta, abrir a porta , convidá-lo a entrar - porquê Deus não arromba porta de ninguém;

- Deus não enche pessoas que se trancam, que se fecham, que soberbamente dão de “ombros” pra Deus. Ele não tem compromisso com petulantes, arrogantes, soberbos, a Bíblia diz que Ele abate ao soberbo, mas enche do Espírito os que se abrem, os que se rendem, os que se humilham, os que se entregam...

3 - Enchei-vos do Espírito > Está no tempo presente, no original grego a idéia é de “ato contínuo” de crescimento que não se pode deter;

- Por tanto estar cheio do Espírito Santo deve ser a prioridade básica de cada pessoa convertida;

- Quando você está cheio do Espírito Santo, você imita a Deus, se sujeita ao marido, ama a sua esposa, obedece aos pais, não provoca a ira de seus filhos, os servos honram os patrões, e os patrões honram os servos;


2º CONTRASTE ENTRE O VINHO E O ESPÍRITO SANTO

Ø Qual a diferença de quem se embriaga com o vinho oferecido por este sistema mundano, pelo deus deste século que cegou o entendimento dos homens para que não vejam o esplendor da glória de Deus;

Ø Estes que dizem sim as ofertas deste mundo, daqueles que se rendem todos os dias dizendo:“enche-me Senhor do teu Espírito Santo”;

1 – Crente cheio do Espírito não tem andar cambaleante ( V. 15 )

- Anda como sábio, ereto, não cocheia entre dois caminhos, não cambaleia e um lado para outro, ele tem andar firme;

2 - Crente cheio do Espírito não tem dias perdidos ( V. 16 )

- Ele não perde as oportunidades que Deus lhe confere;

3 - Crente cheio do Espírito não tem mente entorpecida, poluída ( V. 17 )

- Sabe qual é o desejo de todo crente cheio do Espírito Santo? É compreender a vontade de Deus!

4 - Crente cheio do Espírito não tem na boca cântico discordante ( V. 19 )

Ø A linguagem universal hoje é a música;

Ø Aonde alguns grupos famosos chegam, param multidões;

Ø Grupos como: Kiss, Black Sabba, Demos, e outros – multidões pagam para assistir cultos dos roqueiros ao ocultismo, satanismo, feiticismo...

Ø Deus leva muito a sério o louvor, salmos, cânticos espirituais...

Ø Assim como nós nos consagramos a Deus para receber unção, estas pessoas se consagram a Satanás para receber unção demoníaca;

Ø No Brasil, a música também faz o seu papel, Rock Rio 1 e 2, e outros ajuntamentos...

Ø Os nomes de alguns grupos já dizem qual o propósito deles ( sepultura, camisa de Vênus, só pra contrariar, detonautas...);

Ø Muitas pessoas, estão pagando pra levar o diabo pra sua casa;

Ø Depois não entende o porquê da opressão, do medo, de coisas esquisitas acontecerem em sua vida espiritual, Deus parece que está tão longe, você já não derrama uma lágrima, o coração parece estar petrificado, todos sentem a presença e Deus, menos você, o quê está acontecendo comigo?

Ø Sabe o que Deus diz? “está na hora de acender a candeia, varrer a casa e encontrar valores que foram perdidos”!

Ø Sabe o porquê que na boca de alguns ainda se encontram cânticos discordantes? Porquê ainda não está cheio!!!

Ø Porquê quando a vida está cheia, o que sai é salmos: “ Bendize oh minh’alma ao Senhor, e tudo o que há em mim, bendiga o Seu santo Nome!”... e outros salmos...


3º RAZÕES PELA QUAL DEUS NÃO CONTA COM VIDAS VAZIAS (Lucas 22 – 54)

1 – Sabe o porquê Deus não conta com vida vazia? Com crente vazio, na carne, no osso, no tutano?

2 – Em Lucas 22 diz que “Pedro seguia de longe”, - há uma grande diferença de Pedro pré-pentecostes e pós-pentecostes, Pedro antes de ser cheio e depois de ser cheio;

3 – Há uma grande diferença entre cantar vazio, e cantar cheio do Espírito, tocar vazio...

Gente vazia não consegue assumir compromisso sério com as coisas de Deus;

Gente vazia não consegue seguir Jesus de perto;

Gente vazia quer estar envolvida, mas não quer estar comprometida; Este é o grande problema nas igrejas do Brasil hoje;

Há uma grande diferença entre se envolver, e se comprometer ( contar – “ovos com bacon, a galinha estava envolvida, o porco estava comprometido”);

Nós não precisamos de muita gente envolvida, mas sim e 300 Gideões comprometidos;

Existe muita gente querendo seguir Jesus de longe

Um comentário:

  1. Pastor Abilio,Muito lindo e edificante os estudos e estarei enviando o que eu mais gostei para os amigos do orkut, principalmente para os missionários, amei este texto onde vc fala que Deus não conta com vidas vazias. estarei enviando para os amigos, mas embaixo colocarei seu nome.
    se tiver msn me add, anacelia-missoes@hotmail.com
    bjos e continue nos edificando com seus estudos.

    ResponderExcluir