04 outubro 2009

ONDE ESTÁ NOSSA FORÇA. (Jr 9:23-24 )

Assim diz o SENHOR: Não se glorie o sábio na sua sabedoria, nem o forte, na sua força, nem o rico, nas suas riquezas; mas o que se gloriar, glorie-se nisto: em me conhecer e saber que eu sou o SENHOR e faço misericórdia, juízo e justiça na terra; porque destas coisas me agrado, diz o SENHOR.


I - O ENSINO DO SENHOR.
a. Não se glorie o sábio na sua sabedoria,
- Sabedoria
1. Grande soma de conhecimentos.
2. Qualidade de sábio. 3. Grande prudência; juízo, bom senso, razão, retidão.
4. Teologicamente é o conhecimento inspirado das coisas divinas.
5.Popularmente é a qualidade de sabido; esperteza, astúcia, manha.


b. Não se glorie o forte, na sua força
b1. Força de trabalho.
b2. Força do dinheiro.
b3. Força política.
b3. Força espiritual

- Forte:
1. Que tem força.
2. Valente.
3. Robusto.
4. Poderoso.
5. Enérgico.
6. Intenso.


c. Não se glorie o rico, nas suas riquezas
riqueza
1. Abundância ou superabundância de bens de fortuna; abastança, fartura, opulência.
2. esplendor.


d. O que se gloriar, glorie-se nisto:
d1. em me conhecer
- Conhecimento:
1. Idéia, noção; informação, notícia. 2. Consciência da própria existência.
3. Ligação entre pessoas que têm algumas relações.

d2. em saber que eu sou o SENHOR
- Senhor:
1. Soberano, chefe.
3. Proprietário, possuidor, dono absoluto.
4. Dono do universo.


d3. em saber que eu faço misericórdia na terra.
- Misericórdia:
1. Pena causada pela miséria do pecado.
2. Graça ou perdão.


d4.em saber que eu faço juízo na terra.
- Juízo:
1. Deus compara e julga retamente.


d5. em saber que eu faço justiça na terra;
- Justiça
1. Virtude que consiste em dar ou deixar a cada um o que por direito lhe pertence. Ao pecador o inferno. Ao justo o céu.


e. Porque destas coisas me agrado (tenho prazer), diz o SENHOR.
e1. Que você me conheça
e2. misericórdia,
e3. juízo
e4. justiça


A nossa força vem de Deus

1. Dt 8:17-18 "Não digas, pois, no teu coração: A minha força e o poder do meu braço me adquiriram estas riquezas. Antes, te lembrarás do SENHOR, teu Deus, porque é ele o que te dá força para adquirires riquezas; para confirmar a sua aliança, que, sob juramento, prometeu a teus pais, como hoje se vê."

- (LV 26:17-21) Voltar-me-ei contra vós outros, e sereis feridos diante de vossos inimigos; os que vos aborrecerem assenhorear-se-ão de vós e fugireis, sem ninguém vos perseguir.
Se ainda assim com isto não me ouvirdes, tornarei a castigar-vos sete vezes mais por causa dos vossos pecados. Quebrantarei a soberba da vossa força e vos farei que os céus sejam como ferro e a vossa terra, como bronze.E, se andardes contrariamente para comigo e não me quiserdes ouvir, trarei sobre vós pragas sete vezes mais, segundo os vossos pecados.

2. Rm 8,31; Que diremos, pois, à vista destas coisas? Se Deus é por nós, quem será contra nós?

3. Para que esta força esteja conosco precisamos seguir o texto de 1Cor 16,13;
Sede vigilantes, permanecei firmes na fé, portai-vos varonilmente, fortalecei-vos. - (1CO 16:13)

4. Ef 6,10; Quanto ao mais, sede fortalecidos no Senhor e na força do seu poder. -

Fl 4,13; tudo posso naquele que me fortalece.

Nenhum comentário:

Postar um comentário