21 outubro 2009

O JULGAMENTO


Deus ama o homem e estabeleceu uma aliança com ele, mas o homem quebrou a aliança e caiu em pecado. Conseqüentemente Deus, que é justo, teve de julgar o pecador - a serpente, a mulher, Adão e também as criaturas da terra. Vejamos como cada um deles foi julgado por Deus.

A Responsabilidade Do Homem Pelo Pecado

1- Rm 3:23 / Rm 6:23

Muitas pessoas perguntam por que o homem deve ser responsável pelo pecado quando, na realidade, Satanás induziu o homem a cair em pecado. Mas a Bíblia mostra claramente que a responsabilidade pelo pecado repousa sobre o homem.

2- Tg 1:13

Adão e Eva, ao usarem mal o livre arbítrio dado por Deus, obedeceram a Satanás em vez de a Deus. Deus não os tentou, mas eles deixaram a Deus e desobedeceram por suas próprias vontades. E claro que Deus, segundo sua boa vontade, permite que sejamos tentados para o nosso crescimento, mas Ele jamais nos tenta com o mal.

3- Há dois tipos de tentações, na língua grega

1 - Gn 3:1/ I Cr 21:1 / Mt 4:3/ II Co 11:3 - PEIRAZO

É uma provação oriunda de Satanás. A tentação do diabo somente nos fere e prejudica. Sendo tentados pelo mal (peirazo), e arrastados por desejos impróprios, Adão e Eva caíram em pecado. Todo pecado inevitavelmente requer que o homem pague seu preço. O veredicto e a condenação eterna, e de forma alguma ficaria o homem livre das conseqüências do fardo do castigo.

2- Tg 1:2,3 / Gn 22:1,2/ Dt 8:2 - DOKIMAZO

É uma provação da parte de Deus, através da qual nossa fé no Senhor cresce. Enquanto a provação divina de dokimazo nos traz graça e bênçãos mais abundantes, para nos fortalecer no Senhor.

1. O Julgamento Pronunciado Por Deus

a. Julgamento da Serpente: Gn 3:14-15

A serpente, instrumento usado por Satanás para tentar o homem, recebeu o castigo mais severo de Deus. Embora a serpente fosse mero instrumento de nas mãos de Satanás, foi julgada mais severamente por simbolizar todas as forças do mal. Olhe os versículos em Gn 3:14-15 sobre o julgamento de Deus para a serpente.

Aqui podemos ver quanto Deus odeia o pecado, pois o Senhor amaldiçoou a Satanás, o idealizador da obra da serpente. Jesus Cristo, segundo o plano redentor e gracioso de Deus para nós, o descendente da mulher, é a única esperança da humanidade.

b. Julgamento da Mulher : Gn 3:16

Por este versículo, podemos perceber que originalmete a dor da concepção e parto não devia constar do plano divino para as mulheres. Mas após o pecado de Eva, a concepção, geração e parto seriam acompanhados de dor e perigo, e até risco de vida. Não apenas isto, mas como consequencia do pecado, as mulheres foram senteciadas a passar a vida sempre anelando pela afeição do homem e sempre dependendo do homem.

c. Julgamento para Adão: Gn 3:17-19

Deus impôs o castigo da maldição e da morte sobre Adão, que desobedecera ao Senhor. Enquanto o espírito de Adão prosperava, tudo ia bem e seu corpo era saudável (III Jo 1:2). Quando o espírito de Adão morreu, toda sua vida tornou-se um emaranhado de luta, com suor, espinhos e abrolhos. Enfermidades minaram-lhe a saúde, terminando por arrastá-lo à morte. Se alguém quiser ficar livre da maldição, seu espírito precisa primeiro nascer de novo e acertar sua vida diante de Deus.

d. Julgamento da natureza: (Gn 3:17-18)

Adão e Eva haviam sido os senhores de suas circunstâncias, tendo controle sobre elas. Quando caíram, perderam o domínio sobre essas circunstâncias e a terra foi julgada. Todas as criaturas sob o governo de Adão também foram julgadas. O solo fertil tornou-se estéril. A terra, antes recoberta de formosas árvores frutíferas, estava agora revestida de espinhos e abrolhos.

Por causa do pecado de um homem, suas circunstâncias e a terra foram amaldiçoadas e o mundo todo ainda sofre. Desde então, tudo o que Deus fez tem estado aguardando libertação da ruína, conforme disse Paulo em Rm 8:18-23.

CONCLUSÃO

Nosso Deus julgou os transgressores com sua justiça. O julgamento se manifestou como castigo. Todavia, Deus não se limitou a julgar o homem, mas proveu um plano redentor para livrá-lo da transgressão, julgamento e morte.

Deus é um Deus de amor, mas é também um Deus de justiça. Compartilhemos uns com os outros como fomos corrigidos por Ele quando teimosamente insistíamos em seguir nosso próprio caminho.

Nenhum comentário:

Postar um comentário