25 outubro 2017

UM CULTO DIFERENTE (Atos 2:37-47)

- Voltemo-nos, ao culto que a Igreja Primitiva oferecia ao Senhor, e observemos com atenção um culto diferente dos cultos celebrados pela Igreja hodierna.

1. Falta-nos hoje, a liberdade ao Espírito Santo de Deus para usar seus santos como lhe apraz
- As pessoas não são abnegadas, preferem ser autônomas, e colocam a Palavra em segundo plano, ao invés de deixarem serem usadas, querem usar o Espírito Santo.
-  Presa fácil do diabo para transmitir mensagens mentirosas em nome de Deus.

2. Alguns dirigentes de cultos estão esquecidos da recomendação de Paulo
- Cada um tem Salmos, tem hinos espirituais para o Senhor.
- Mas em detrimento deste princípio, muitos comprometem o culto todo com cantorias, grupos, conjuntos locais e de fora.
- O dirigente fica aturdido, sem noção para administrar o tempo, não sobra lugar para o Espírito Santo.
- Pessoas indisciplinadas com som alto e de má qualidade predominam deixando patente a exploração do lado místico e indisciplinado do povo.
- Onde a atenção do povo é atraída pela gritaria, pelas cantorias normalmente são de dupla conotação - imprópria para recém-nascidos e idosos.
- Na Igreja Primitiva tudo contribuía para a alegria de todos.

3. Não era assim na Igreja Primitiva; a graça não era substituída pelo intelecto
- Hoje a oportunidade é para os que melhor se destacam, melhor aparência, renome, vendedores, mercantilistas que no meio evangélico são chamados de artistas, onde os cultos se assim pode chamar, são denominados de show!
- Show com o ex-bruxo, ex-homossexual, ex- prostituta, ex-diabo loiro, ex-demônio do morro. Showzaço, showzão, show da fé, cultaço, cultão, louvorzão.
- Exibição de dançarinas, pregação equivocada, em evidência: obra de macumbaria, feitiço, sapo com a boca costurada, olho grande, olho gordo, obra de bruxaria - linguajar que nunca fez parte do vocábulo de quem cultua a Deus.
- Mas atualmente, além de dar Ibope, vale dinheiro. Na Igreja Primitiva, o que predominava era a graça.

4. Onde está hoje a liberdade que transforma um culto num encontro inesquecível com Deus?
- Normalmente o culto se torna um encontro inesquecível, devido ao mau uso do som, dos instrumentos, da monotonia, das mensagens terroristas, e das mensagens como se vê, igual a uma espada: comprida e chata, sem pé e sem cabeça.

5. Ninguém podia prever o que poderia acontecer no culto primitivo, somente o Espírito Santo sabia
- Mas ou menos igual aconteceu na nossa Igreja em Pinheiral, onde trabalha o pastor Ronaldo, sábado passado, o que prevaleceu foi a programação do Espírito Santo.
- Onde o povo se refugiou à sombra da cruz.

6. Principalmente nas cidades comerciais servidas por portos marítimos
- Livres – escravos – Judeus – poucos nobres – formavam uma massa heterogenia que a graça alcançara.
- Ali cada um com o seu costume, cada um com o seu uso, cada um com sua cultura, exaltavam a Jesus sem serem questionados por pontos de vistas radicais de ninguém.

7. A Igreja não tinha um imperador; todos membros os participavam
- A participação é de Deus, que coloca Seus ministros (Efésios 4:11) e esses ministram enquanto permanecerem nos moldes bíblicos, serão como labaredas de fogo.

8. Diante das profecias e cânticos os pecadores ficavam assombrados, com os seus próprios pecados
- Jônatas Edward, Pecadores nas Mãos de um Deus Irado: Deuteronômio 32:35 Inglaterra, 1740 Enfield – Jerônimo Savanarola – Charles Finney: pregou sobre Abraão e Ló – ...Tem alguém mais, disse, se há ainda alguém retire-se depressa porque Deus vai destruir este lugar.

9. O que predomina hoje é a doença de mandar e governar 
- Todos querem possuir autoridade, quando a necessidade maior é possuir Deus Efésios 4:11, deixaram de lado!
- Por incrível que pareça, a doença de querer mandar excessivamente começa no próprio líder, quando este se envolve com os negócios desta vida, de modo, a não conseguir conciliar as coisas e com isto alguns acabam deixando de orar, de consagrar suas vidas, de manter aquela comunhão boa com a Igreja e com Deus, sem tempo para visitar os enfermos e assistir aos necessitados, e com isto acabam ficam neuróticos, incomplacentes, sem nenhum motivo para atender o povo de Deus.

10. Cristianismo não é mera religião - cristianismo é a denominação se dá a doutrina pura e santa estabelecida neste mundo pelo próprio Senhor.
- A doutrina estabelecida por Jesus, não é simplesmente um modo a mais de viver, não é um mero seguimento social, neste mundo corrompido. Mas é o poder de Deus revelado a todos os que o aceitarem sem restrições.

Pr J.Albertacci
Obs.: Se voce sentir de nos abençoar, faça uma contribuição...CAIXA ECONOMICA FEDERAL / AGENCIA 0299 / CONTA 88803-5 / OPERAÇÃO 013
Ou clique nas propagandas do Blog...

Nenhum comentário:

Postar um comentário