01 outubro 2017

FUI MOÇO E AGORA SOU VELHO... (Salmos 37:25; 1 Samuel 16: 18 - 20)

- Quando SAUL foi rejeitado, por causa da sua desobediência, passou a ser atormentado por assombros e falta de paz causados por espíritos perturbadores.
- Foi quando seus servos sugeriram que se buscasse alguém que soubesse tocar um instrumento na presença do rei, para que se acalmasse.
- A sugestão foi aceita e Davi foi o escolhido para o trabalho, por causa das suas características:

1- O BELEMITA 
- Belém era a aldeia onde Davi tinha nascido, e significa “Casa do Pão”.
- Este nome tinha um sentido profético, pois foi lá que o Senhor Jesus, o “Pão da Vida”, nasceu também.
- A expressão “o belemita” aponta para uma origem que tem como autor o Espírito Santo e a revelação, e não a vontade ou a ação do homem.
- Não se trata de algo nascido por força, indução, medo ou interesse, mas pela ação da vontade de Deus (Miqueias 5: 2).

2- SABE TOCAR 
- Davi estava a ser escolhido para a realização de um trabalho que requeria dele aptidão para tal.
- O servo escolhido por Deus para a realização da sua Obra é aquele que tem aptidão, isto é, tem experiências com Ele e conhece sua voz e sua Palavra (II Timóteo 2:15).

3- É VALENTE 
- É destemido, corajoso para realizar a Obra. Enfrenta os embates da vida, não confia em si mesmo, mas no Senhor, por isso não recua diante do perigo, mas sempre segue adiante.
- A sua valentia não está na sua capacidade, mas no poder do Espírito do Senhor (Romanos 8:15 e II Timóteo 1:7).

4- É ANIMOSO 
- Disposto, cheio de ânimo, fervoroso e diligente na realização da Obra.
- Não se acomoda e nunca desiste, pois nele a chama do Espírito está sempre acesa.
- Mesmo quando as circunstâncias parecem desfavoráveis, não desiste, pois conhece e confia Naquele que nunca perdeu uma batalha

5- HOMEM DE GUERRA 
- Preparado para a luta, acostumado com as batalhas da caminhada, não “preserva a sua espada do sangue” e não recua diante do inimigo.
- Vive pela fé e as armas da sua milícia não são carnais, mas espirituais e poderosas para destruir as fortalezas (Jeremias 48:10 e Hebreus 10:38).

6- SISUDO EM PALAVRAS 
- É sério, prudente e seguro. 
- Tem bom senso e é cuidadoso no falar, sendo sábio no seu procedimento diante de todos (Provérbios 10:13 e Tito 2:1,8).

7- É DE GENTIL PRESENÇA 
- É agradável diante de todos e tem bom testemunho.
- Não é pessoa antipática e sem sabedoria, que causa polêmica onde chega, mas é companhia agradável pois tem em si a graça do Senhor. 
- É equilibrado no seu julgamento das coisas ao seu redor, não trata nada com radicalismo (Tito 2: 7 e I Timóteo 4: 12).

O SENHOR É COM ELE = ESTÁ APROVADO
- Com essas características Davi foi enviado para realizar um Obra, e recebeu o seguinte:

1- UM JUMENTO CARREGADO DE PÃO 
- Animal de trabalho, obediente aos comandos do seu condutor, conduzindo o pão.
- Tipo do servo que obedece as orientações e que tem a Palavra Revelada, tem Jesus, o Pão da Vida, que alimenta aqueles que estão em luta, famintos e oprimidos (Lucas 11:5 - 7).

2- UM ODRE DE VINHO 
- O coração do servo cheio do Espírito Santo (o vinho) para saciar a sede e alegrar outros corações necessitados.
- A função da igreja fiel é levar a sua experiência com o Espírito Santo a outras pessoas.
- É transmitir a bênção, a paz e a alegria que o Senhor tem concedido e compartilhá-la com outros corações, para que também se encham do vinho do Espírito (Lucas 10:34).

3- UM CABRITO 
- A identificação com a oferta e o sacrifício do Senhor Jesus.
- O servo que tem as características de Davi, leva consigo esta identidade: o sacrifício do Senhor Jesus, sua morte e sua vida.
- Ele não caminha vazio, mas tem o que é agradável ao Senhor, pois o cabrito representa também a expiação e o perdão dos seus pecados (Deuteronomio 16: 16 e 17)

CONCLUSÃO 
- A Palavra nos mostra que são 7 as características de Davi, e que foram 3 os elementos a ele confiados para serem conduzidos.
a) Pão - O Pai (a Palavra)
b) Vinho - O Espírito Santo
c) Cabrito - Jesus (o sacrifício)

Obs.: Se voce sentir de nos abençoar, faça uma contribuição...
CAIXA ECONOMICA FEDERAL / AGENCIA 0299 / CONTA 88803-5 / OPERAÇÃO 013
Ou clique nas propagandas do Blog...

Nenhum comentário:

Postar um comentário