15 outubro 2017

COMO DAVI VENCEU O GIGANTE

- Vamos primeiramente saber quem foi Golias. 
- A Bíblia assim o descreve: “Um homem chamado Golias, da cidade de Gate, saiu do acampamento filisteu para desafiar os israelitas. Ele tinha quase três metros de altura e usava um capacete de bronze e uma armadura também de bronze, que pesava uns sessenta quilos. As pernas estavam protegidas por caneleiras de bronze, e ele carregava nos ombros um dardo, também de bronze. A lança dele era enorme, muito grossa e pesada; a ponta era de ferro e pesava mais ou menos sete quilos. Na frente dele ia um soldado carregando o seu escudo.” (1 Samuel 17.4-7 NTLH).
- Pela descrição acima Davi não tinha chance alguma de derrotar esse imenso filisteu; porém ao estudarmos todo o capítulo 17 de 1 Samuel vamos encontrar de forma bem distinta sete passos que levaram Davi à vitória.

1º passo: Motivação.
- Saul e todo o seu exército estavam apavorados e não sabiam como agir diante daquela situação.
- Porém, Davi ao saber que aquele que matasse o gigante receberia: 
a) grandes riquezas, 
b) casaria com a filha do rei, e 
c) teria a isenção de impostos em Israel (1 Samuel 17.25), recebeu motivação necessária para lutar contra o gigante. 
- Na verdade, todos os soldados do rei sabiam que tal trunfo traria todos esses benefícios; entretanto nenhum deles se motivou para derrotar o gigante.
- Davi porém, viu nisso uma grande oportunidade e motivou-se o suficiente para enfrentar Golias. A motivação gera força para lutar.
- Sem motivação nada pode ser conquistado. A motivação vence o medo. Logo é inegável que tal motivação desencadeou em Davi todos os demais passos que veremos.

2º passo: Comparação.
- O Davi motivado começa agora a comparar o tamanho de Golias com o poder do seu Deus. - Ele diz: "Quem é, pois, esse incircunciso filisteu, para afrontar os exércitos do Deus vivo?" (1 Samuel 17.26).
- Primeira comparação: Golias era incircunciso (não tinha parte na Aliança de Deus), ele (Davi) era circuncidado e herdeiro da Aliança de Deus feita com Abraão.
- Segunda comparação: Golias e seu exército tornaram-se desprezíveis quando comparados com “os exércitos do Deus vivo”.

3º passo: Trazer à memória vitórias anteriores.
- Davi, como pastor de ovelhas tinha experimentado vitórias esmagadoras contra leões e ursos.
- Veja o que ele disse a Saul: “Tenho matado leões e ursos e vou fazer o mesmo com esse filisteu pagão, que desafiou o exército do Deus vivo. O Senhor Deus me salvou dos leões e dos ursos e me salvará também desse filisteu. (1 Samuel 17.36-37 NTLH).
- Davi reconheceu que IAHWEH, o Deus de Israel o salvou dos leões e dos ursos e que faria o mesmo com relação àquele filisteu.
- Davi atribuía a Deus a sua vitória e não à sua própria força ou capacidade.

4º passo: Usar a armadura correta.
- Saul, preocupado com Davi, ofereceu-lhe sua armadura, entretanto Davi nem conseguia andar com aquela imensa armadura.
- Assim Davi resolve enfrentar o gigante com as armas que ele habilmente manejava: 1 cajado (vara), 1 alforje (implemento de caça ou guerra), 1 surrão (sacola), 1 funda (arma feita de uma tira estreita de couro) e 5 pedras lisas do ribeiro.
- Devemos lembrar que nossas armas não são carnais e sim poderosas em Deus, para destruir fortalezas (2 Coríntios 10.4).
- Paulo nos ensina sobre a armadura de Deus (Efésios 6.10-18).
- Os sete aparatos dessa armadura são: 
1) verdade 
2) justiça
3) preparação do evangelho
4) escudo da fé 
5) capacete da salvação
6) espada do Espírito 
7) oração e súplica. 
- Hoje nossos gigantes são espirituais e para vencê-los precisamos da armadura correta: a armadura espiritual.

5º passo: Profetizar a vitória.
- A Bíblia relata que Golias desprezou a Davi e o amaldiçoou dizendo: “Vem a mim, e darei a tua carne às aves do céu e às bestas-feras do campo.” (1 Samuel 17.44).
- Frente a essa palavra, Davi poderia ter recuado de medo; entretanto, a confiança que ele tinha em IAHWEH, o Deus da aliança era muito maior do que aquelas ameaças.
- Davi então teve a reação correta e profetizou dizendo ao filisteu: “Tu vens contra mim com espada, e com lança, e com escudo; eu, porém, vou contra ti em nome do Senhor dos Exércitos, o Deus dos exércitos de Israel, a quem tens afrontado. Hoje mesmo, o Senhor te entregará nas minhas mãos; ferir-te-ei, tirar-te-ei a cabeça e os cadáveres do arraial dos filisteus darei, hoje mesmo, às aves dos céus e às bestas-feras da terra; e toda a terra saberá que há Deus em Israel. (1 Samuel 17.45-46).

6º passo: Reconhecer que Deus luta pelos seus filhos.
- Davi sempre atribuiu suas vitórias a IAHWEH. Ele jamais confiava no seu próprio braço. Ele declarou para o filisteu: “Saberá toda esta multidão que o Senhor salva, não com espada, nem com lança; porque do Senhor é a guerra, e ele vos entregará nas nossas mãos.” (1 Samuel 17.47).
- Davi sabia que “do Senhor é a guerra, e ele (o Senhor) vos entregará nas nossas mãos.” Portanto, Davi soube reconhecer que quem afronta os filhos de Deus, afronta ao próprio Deus vivo.

7º Passo: Enfrentar o gigante.
- Os passos acima de nada adiantariam se Davi não se dispusesse a enfrentar o gigante.
- O versos de 48 a 51 relatam como Davi, de forma ousada enfrentou a Golias e de forma esmagadora venceu o filisteu incircunciso de aproximadamente 3 metros de altura.

Conclusão
- O segredo da vitória está em reconhecer o poder infinito de Deus em relação ao inimigo.
- A fé nos leva a ver a grandeza de Deus e a fragilidade do inimigo.
- Nossos inimigos atuais, sejam materiais ou espirituais, terão que se dobrar perante a grandeza do nosso Deus, o Senhor dos exércitos,porque dEle é a guerra, e Ele mesmo entregará os inimigos nas nossas mãos.


Obs.: Se voce sentir de nos abençoar, faça uma contribuição...
CAIXA ECONOMICA FEDERAL / AGENCIA 0299 / CONTA 88803-5 / OPERAÇÃO 013
Ou clique nas propagandas do Blog...

Nenhum comentário:

Postar um comentário