02 agosto 2009

ELIAS, UM PROFETA NAS MÃOS DE DEUS

- Elias foi sem dúvida alguma, um dos maiores profetas que o Senhor Deus levantou em sua época. Sua vida constitui-se de um notável exemplo para nós, de como Deus opera na vida daqueles que se colocam em suas mãos.


I – CONHECENDO O PROFETA ELIAS
- Elias era natural de Gileade, foi contemporâneo de Acabe, Acazias e Jeosafá. Poucas informações temos a respeito de sua vida, porém as que temos, são de muitíssimo valor.
- Chamado por Deus num dos momentos mais críticos da história da nação de Israel, teve que combater contra o perverso rei Acabe e o sistema religioso de sua época.
- O povo tinha se afastado do Senhor e estava cultuando a Baal, e Elias se levanta como mensageiro do Senhor para alertar a nação. É destacado por sua coragem e seu zelo para com o Deus de Israel. - Conhecido como profeta do fogo, tinha uma vida bastante simples, se vestia de pelos de camelos e dispensava o conforto do cotidiano. Que notável exemplo!!! Temos muito que aprender com a vida deste grande servo de Deus.


II – TODO PROFETA QUE ESTÁ NAS MÃOS DE DEUS, O SENHOR O HONRA
a) Deus honrou Elias em não fazer chover – I Rs. 17.1ss
b) Deus honrou Elias ao ressucitar o filho da viúva – I Rs 17.17-24
c) Deus honrou Elias diante do povo – I Rs 18.37-40
d) Obadias disse: Deus pode te esconder e Aacabe me mataria – I Rs 18.7-12, isto é honra!!!
e) Deus o honrou após a sua partida: Onde está o Deus de Elias??? – II Rs 2.14


III – TODO PROFETA QUE ESTÁ NAS MÃOS DE DEUS, É UM HOMEM DE ORAÇÃO
- Elias era um homem que orava, e o crente que ora é vitorioso, abençoado e prospero espiritualmente. Sua vida de oração:
a) I Rs 17.19-24 – levou o filho da viúva e clamou a Deus em seu quarto. Isso merece uma reflexão. Nosso quarto deve ser um lugar de oração, um altar, um lugar de intimidade com Deus.
b) I Rs 18.36-39 – Elias orou e fogo do céu desceu
c) I Rs 18.42-46 – Elias orou e Deus mandou chuva

Obs.: é importante observarmos essas ultimas duas orações de Elias, na primeira Deus o ouviu rapidamente, na segunda teve que orar sete vezes. Pense nisso???
A oração nos torna dependentes do Senhor.


IV – TODO PROFETA QUE ESTÁ NAS MÃOS DE DEUS SOFRERÁ CRISES
- Não obstante aos portentos realizados por Elias, o mesmo teve que passar por situações de crises profundas, tais experiências passam todos aqueles que tem um chamado de Deus e uma missão a cumprir – vide Moisés – Números 11.15; Paulo – I Co. 4.8-10;II Co. 4.9-13; Davi – Sl. 55.4-8. vejamos as crises de Elias:
a) sua fuga de Jezabel – I Rs. 19.1-3
b) seu desejo de morrer – I Rs 19.4
c) seu cansaço e sono – I Rs 19.5
d) sua determinação em continuar dormindo – I Rs 19.6

- Voce está preparado para enfrentar tais crises??? Elias passou e venceu, pois ele estava nas mãos de Deus, lembre-se nas mãos de Deus tudo é mais fácil.


V – TODO PROFETA NAS MÃOS DE DEUS, TEM A PROTEÇÃO E A PROVISÃO DE DEUS
- Como é maravilhoso sabermos isso, quando o homem se coloca nas mãos do Todo Poderoso, ele tem suas necessidades atendidas e a proteção divina.
a) Deus escondeu Elias – vai e te esconde junto ao Ribeiro de Querite – I Rs 17.2,3. aquele que pertence ao Senhor está sempre bem protegido, Deus o esconde: 1) no Ribeiro – I Rs 17.2,3; b) debaixo da sua sombra – Sl 91.1; c) debaixo das suas asas – Sl 91.4; em Cristo Jesus – Cl. 3.1-3
b) Deus proveu as necessidades de Elias em pelo menos 3 ocasiões de maneira poderosa e miraculosa. Vejamos:
c) Alimentou o profeta ordenando aos corvos q levassem comida a ele – I Rs 17.6
d) Alimentou o profeta usando uma viúva pobre – I Rs 17.8,9
e) Alimentou o profeta usando um ser angelical – I Rs 19.5,6,7

- Deus tem seus meios de agir em favor dos seus filhos, isso merece uma reflexão da nossa parte.
- Quando nossos recursos se esgotam, Deus abre o seu bom tesouro(céu) para nós. Então não temas amado irmão e faça como Elias, fique nas mãos de Deus. Amém

Um comentário:

  1. Meu pastor:eu gostaria de entender o que Jesus ficou fazendo na terra tanto tempo antes de subir aos céus?Não sei bem se quarenta dias.Já fiz esta pergunta mais não obtive respostas.E-Mail:erupcaovulcanica@hotmail.com Agradeço desde já!

    ResponderExcluir