31 agosto 2009

É POSSIVEL VIVER EM SEGURANÇA ?

- Segurança: Certeza, confiança, afirmação, firmeza.
- Seguro: Livre de perigo ou de receio, firme
- O Senhor é a nossa segurança
- Pois o Senhor será a sua segurança e o impedirá de cair em armadilha. (Provérbios 3.26 (ver 3. 21 a 26) (nvi)
- O sentido é perfeitamente claro. O Senhor torna-se a segurança do crente, durante o dia, à noite, em qualquer provação, impedindo problemas.
- Lançando sobre Ele toda a vossa ansiedade, porque Ele tem cuidado de vós. (I Pedro 5. 7)
- O homem sábio colige benefícios por seguir a vereda provida pela sabedoria.
- Sê corajoso diante de outras pessoas, pois o indivíduo está seguro nas mãos de Deus. (nti)

Praticando a justiça, temos segurança
- E o efeito da justiça será Paz, e a operação da justiça, repouso e segurança, para sempre.
Isaías 32.17(arc)
- Este texto refere-se ao Reino milenar de Jesus Cristo. No entanto, torna-se uma realidade para nós mesmo neste mundo. Quando vivemos na prática da justiça, o resultado desse viver é que desfrutaremos de segurança, pois a justiça opera segurança. Pratiquemos a justiça e estaremos seguros.

Ouvindo a sabedoria, viveremos em segurança
- Mas o que me der ouvidos habitará seguro, tranqüilo e sem temor do mal. (Provérbios 1.33 (ara)
- Mas o que me der ouvidos habitará seguro. A Sra. Sabedoria volta-se agora para aqueles que lhe dão ouvidos, ou seja, os alunos aplicados, prometendo-lhes segurança e quietude em meio às tribulações. Eles habitarão em lazer (em paz) e sem sustos, ao contrário dos pecadores.
- O homem que habitar em segurança não sofrerá nenhuma das calamidades ameaçadas contra outras pessoas. Tal homem terá paz interior e segurança, em contraste com os perigos e as calamidades dos ímpios. (ati)

Deitamos e adormecemos em segurança
- Em paz me deito e logo pego no sono, porque, Senhor, só tu me fazes repousar seguro. (Salmos 4. 8 (ara)
- Em paz me deito e logo pego no sono. Cf. Sal. 3.5. A alma perturbada tem dificuldades para dormir, mas o sono torna-se fácil para o homem que está contente e seguro. Em meio a inimigos ferozes que lhe ameaçavam a vida, Davi foi capaz de descansar em paz, como se estivesse “seguro nos braços de Jesus”, conforme diz certo hino evangélico. “Verdadeira alegria e paz dependem não das circunstâncias, mas da proteção e das provisões de Deus. Cf. Sal. 5.22 e Rom. 14.17” (Allen O. Ross, in loc.).
- Assim que se deitou, Davi foi capaz de pegar no sono. O Senhor havia preparado para ele tanto segurança quanto alegria, enquanto seus inimigos rugiam “lá fora”. (ati)

Somos amados do Senhor e descansamos em segurança
- A respeito de Benjamim disse: “Que o amado do Senhor descanse nEle em segurança, pois Ele o protege o tempo inteiro, e aquele a quem o SENHOR ama descansa nos seus braços”. (Deut. 33.12) (nvi)
- O tema da segurança percorre todo este poema. O povo de Israel estava habitando entre povos hostis, e sempre havia alguém por perto, tentando atacar, destruir e matar.
- Só o Senhor era capaz de garantir a segurança da jovem nação. (ati)

A obediência traz segurança
- Mas vocês atravessarão o Jordão e se estabelecerão na terra que o Senhor, o seu Deus, lhes dá como herança, e Ele lhes concederá descanso de todos os inimigos que os cercam, para que vocês vivam em segurança. (Deut. 12. 10 (nvi)
- Idealmente, a conquista da Terra Prometida traria descanso em face de um constante conflito que tinha caracterizado a vida na Palestina. Israel habitaria ali em segurança, em descanso e em unidade. E então poderiam ser implementados os ideais de unidade na adoração. (ati)
- Pelo fato da constante desobediência a Deus, por parte do povo de Israel, perderam eles a bênção de desfrutar a segurança. Obedeçamos a Deus e teremos a garantia de uma vida serena e segura.

A Palavra de Deus nos traz segurança
- Finalmente, meus irmãos, alegrem-se no Senhor! Escrever-lhes de novo as mesmas coisas não é cansativo para mim e é uma segurança para vocês. (Filipenses 3. 1 (nvi)
- O apóstolo Paulo ao escrever à igreja que estava em Filipos, o fez para segurança da igreja, contra heresias e falsos mestres.
- Quando obedecemos a orientação da Palavra de Deus, recebemos segurança no âmbito espiritual e em todos os outros aspectos de nossa vida.

Nenhum comentário:

Postar um comentário