31 julho 2009

COMO CONVIVER BEM COM OS OUTROS?


  1. Mantenha sua língua acorrentada; fale sempre menos do que pensa. A maneira de se expressar costuma ser mais importante do que a sua opinião.
  1. Seja cauteloso em fazer promessas e cumpra-as fielmente, seja qual for o preço.
  1. Nuca deixe passar uma oportunidade de dizer uma palavra bondosa e encorajadora a alguém ou acerca de alguém. Se for preciso criticar, faça-o criteriosamente, nunca de maneira rancorosa.
  1. Interesse-se pelos outros; interesse-se pelo que fazem, pelo seu bem-estar, por suas casas e famílias. Que todas as pessoas que você conhece, por mais humildes que sejam, sintam que você as considera importantes.
  1. Mantenha os cantos de sua boca voltados para cima. Disfarce seus sofrimentos, preocupações e desapontamentos com um sorriso.
  1. Mantenha uma mente aberta. Discuta, mas não brigue. As pessoas superiores discordam, mas continuam sendo amigas.
  1. Que as suas virtudes, se você as tiver, falem por si mesmas. Recuse-se a falar sobre os defeitos dos outros. Desestimule a fofoca. Tome a resolução de não dizer nada acerca de outra pessoa se não for uma coisa boa.
  1. Tenha cuidado com os sentimentos dos outros. Lembre-se da Regra de Ouro, e trate os outros como você gostaria de ser tratado.
  1. Não dê atenção a comentários maldosos a seu respeito. Simplesmente viva de maneira tal que ninguém acredite neles.
  1. Não fique ansioso demais acerca de suas obrigações. Faça o seu trabalho, seja paciente e mantenha-se bem-humorado, esquecendo-se de si mesmo, e você será recompensado.

“A vossa palavra seja sempre agradável, temperada com sal, para saberdes como deveis responder a cada um” (Cl 4.6)

Um comentário:

  1. Otima preleção pastor!

    Me fez bem a leitura!

    Paz!

    Abraços,

    Danilo Fernandes

    http://www.genizahvirtual.com/

    ResponderExcluir