27 agosto 2009

RESULTADOS DA OBEDIENCIA

Texto: Mc 1.9-11 - Textos complementares: I Co 2.12-13; Jo 3.1-3; At 10.38; Hb 5.8-9

Versículo para memorizar: “No momento em que saía da água, Jesus viu o céu se abrir e o Espírito de Deus descer como pomba sobre ele. E do céu veio uma voz, que disse: Tu és o meu Filho querido e me dás muita alegria” (Mc 1.10-11).

- O caminho do discipulado de Cristo demanda obediência a Deus.
- Cumprir, portanto, os seus mandamentos, é de extrema importância, mesmo quando, aos olhos dos outros, isso possa não parecer necessário.
- Jesus não precisava de um batismo de arrependimento, porque nunca havia cometido qualquer pecado em sua vida.
- O próprio João Batista recusava-se a batizá-Lo, por não identificar nEle qualquer atitude que demonstrasse tal necessidade.
- Mas, por obediência, Jesus seguiu todos os passos necessários determinados pelo Pai.
- Como resultado, logo que saiu das águas do batismo, algumas experiências marcaram sua vida.

1 – Jesus Viu os Céus se Abrirem
- Que maravilhosa a experiência de poder ver os céus se abrindo.
- Creio que todo cristão que tem o privilégio de passar por algo assim, nunca mais será o mesmo.
- No entanto, o céu também se nos abre, ainda que de outras formas.
- Um dos modos é quando o nosso entendimento espiritual se amplia e passamos a compreender melhor a Bíblia.
- Ele também se abre para nós quando a nossa vida de oração é desenvolvida e passamos a ver o mundo de forma diferente, como resultado da nossa comunhão com Deus.
- Isso significa que a abertura dos céus representa para cada um de nós a revelação de coisas que nos estavam ocultas, mas que, pela nossa atitude de fé e obediência a Deus, nos foram reveladas.

2 – Jesus Viu O Espírito Santo Descer Sobre Ele
- Até o presente momento, Jesus vivia como Filho de Deus, mas sem o devido poder para realizar Suas obras (lembre-se para viver entre nós como um homem sujeito às mesmas coisas que qualquer ser humano).
- Mas, a partir da experiência de ser batizado no Espírito Santo, passou a caminhar na terra como um homem sobrenatural, cheio da graça e da manifestação do poder de Deus.
- O ato de obediência da parte de Jesus, que se submeteu ao batismo nas águas por determinação do Pai, abriu as portas celestiais, para que, de lá, recebesse o Maravilhoso Espírito Santo.
- Foi por meio dEle que Jesus realizou curas e milagres sobrenaturais. Atos 10:38 diz: “Concernente a Jesus de Nazaré, como Deus o ungiu no Espírito Santo e com poder; o qual andou por toda a parte, fazendo o bem e curando a todos os oprimidos do diabo, porque Deus era com Ele”.
- Mas, foi por meio da obediência que Jesus teve a liberação do Espírito de poder.
- Sua atitude de obediência é relatada em Hb 5.8-9 “Embora fosse o Filho de Deus, Ele aprendeu, por meio dos seus sofrimentos, a ser obediente. E, depois de aperfeiçoado, tornou-se a fonte da salvação eterna para todos os que lhe obedecem”.

3 – Jesus Ouviu a Voz do Pai
- Quem não gostaria de ouvir a voz de seu pai dizendo: “Tu és o meu Filho querido e me dás muita alegria?”
- O Pai sabia, de antemão, por quantas lutas seu Filho passaria na terra. Calúnias, injúrias, sofrimentos, perseguição, traição, negação, ainda estariam por vir.
- E sabia também que, como homem, Jesus estaria sujeito a muitas feridas de alma.
- Por isso, antes que tudo acontecesse, o Amoroso Pai procurou deixar bem claro o que seu Filho representava para Ele.
- Essas palavras foram como bálsamo para Aquele que decidiu dar a Sua vida por nós.
- A certeza de que Seu Pai o amava em qualquer circunstância, e de forma incondicional tinha prazer nEle, foi a Sua base de sustentação em todo o Seu ministério.
- Havia uma motivação maior que estava acima de qualquer adversidade, e que o impelia até o fim: O grande amor que o Pai lhe tinha.
- A mesma convicção do amor divino para conosco, é a que devemos buscar para nossas vidas a cada dia.
- Estar certos do seu cuidado, zelo e amor para conosco, gera em nós maior confiança de que podemos viver o nosso o nosso dia-a-dia tendo sobre nós um olhar sempre atento, compassivo e protetor. Ouça, portanto, Sua voz dizendo a você: “Com amor eterno te amei…”.

Conclusão: Um ato de obediência pode desencadear uma série de bênçãos consecutivas. Primeiramente, a abertura dos céus, trazendo uma compreensão nova no Reino de Deus. Depois, uma experiência sobrenatural com o Espírito de Deus, resultando nas manifestações dos dons, e numa vida revestida de poder e autoridade do Alto. E, por último, a declaração: “Tu és o meu filho querido e me dás muita alegria”.

Aplicação: Procure na Bíblia alguns versículos que falem sobre o amor de Deus por você. Se necessário, peça ajuda a seu líder de célula. Deixe que as mensagens neles contidas penetrem o mais profundo do seu coração, até se tornarem uma verdade no seu íntimo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário