17 outubro 2018

PACIENCIA, O SEGREDO DE DAVI (Salmo 40.1-3)

- Todos nós enfrentamos momentos difíceis em nossa na vida.
- Às vezes enfrentamos um problema corriqueiro entre irmãos ou de relacionamento no trabalho.
- Outras vezes, são situações que abalam o nossa estrutura emocional e psicológica: enfermidades, perseguições, vícios e problemas financeiros.
- Neste texto o salmista revela uma senha infalível para vencermos as adversidades da vida: a paciência.

I. Esperar com Paciência
 -Talvez este seja o principal ponto da vitória de Davi sobre todos os problemas que ele enfrentou em sua trajetória. Ele aprendeu a esperar pacientemente no Senhor. Ele desenvolveu uma capacidade impressionante de confiança em Deus, o que lhe possibilitava esperar pacientemente pelo livramento do Senhor.
- Creio que nossa falta de confiança tem sido o nosso principal problema.
- Por não confiarmos plenamente em Deus, não esperamos pelo seu agir, e por isso, estamos quase sempre ansiosos e preocupados.
- Estamos vivendo em meio a um povo deprimido e frustrado. Sim, deprimido.
- Ansiedade é um tipo de depressão.
- A depressão em geral baseia-se pelo passado, pelas perdas, decepções e frustrações. Porém, a Ansiedade é uma depressão provocada pelo futuro, por algo que ainda não aconteceu. É um sofrimento por antecipação.
- As pessoas sofrem por algo que existe apenas na mente delas e que na maioria das vezes jamais acontecerá.
- Alguns se preocupam com a possibilidade de perderem o emprego, outros com o fim de um relacionamento estável.
- Há pessoas que vivem angustiadas por uma situação que não tem a mínima possibilidade de acontecer e por causa disso elas anulam o presente vivendo como se fosse para o ano de 2050.
Sei que tudo isto é reflexo desta geração "Nissin Miojo", do instantâneo, da pronta entrega, do tudo rápido.
- Não gostamos de esperar. Porém, há situações que não temos muito a fazer, a única alternativa é esperar.
- O apóstolo Tiago escreveu: sede pois irmão pacientes até a vinda do Senhor. Eis que o lavrador espera o precioso fruto da terra, aguardando com paciência, até que receba a chuva temporã e a serôdia.
- Uma mulher grávida por mais que queira o seu bebê, ela terá que esperar os nove meses de gestação. Um rapaz que queira o seu diploma de nível superior após terminar o segundo grau, terá que esperar pelo tempo de duração do seu curso.
- Davi nos dá uma senha para o tempo presente: esperei com paciência no Senhor. O escritor aos Hebreus nos alerta para a necessidade da paciência: porque necessitais de paciência, para que, depois de haverdes feito a vontade de Deus, possais alcançar a promessa. (Hebreus 10.36) Abraão esperou com paciência e por isso, recebeu a promessa. (Hebreus 6.15).
- Quatro coisas acontecem quando esperamos pacientemente pelo Senhor:

1. Ele se inclina para mim
- Temos que ter esta convicção que nosso Deus se lembrará de nós e ao seu tempo se inclinará para nós. Imagine o Deus dos céus se inclinando no seu trono simplesmente para te ver. 
- Eu imagino Ele se levantando de seu trono com toda a sua glória, poder e majestade e com os seus olhos de fogo olhando para mim!
- Eu aqui embaixo, pequeno e indefeso, diante das adversidades da vida, Ele lá em cima, grande e imponente.
- Enquanto penso que a situação está perdida, ele apenas espera o momento certo de se aproximar e operar o milagre.

2. Ele ouve o meu clamor
- O nosso Deus é um Deus que nos ouve.
- Qual a mãe que não reconheceria o choro de seu filho, se estivesse em um supermercado e de repente ele começasse a chorar em lugar qualquer?
- Com certeza toda mãe conhece o choro do seu filho. E Deus não conheceria o choro dos seus filhos?!
- A Bíblia diz que ainda que uma mãe esqueça do filho que carregou no ventre, Ele, o Senhor, jamais esquecerá (Isaías 49.15).

3. Ele me tira do charco de lodo
- Preste atenção no que o salmista Davi disse: Ele me tirou.
- É o Senhor quem nos tira, não somos nós. O milagre vem Dele.
- Quando somos impacientes queremos fazer as coisas acontecerem.
- Porém, se você estiver em um buraco, o quanto mais você cavar maior ficará o buraco. A melhor solução é esperar que alguém que esteja fora dele jogue uma corda.
- Quando alguém está se afogando e fica se debatendo, a melhor decisão a tomar é esperar até que ele fique cansado, pois isso facilitará o resgate e não oferecerá perigo para o salva-vidas.
- Muitas vezes não recebemos muitas intervenções divinas porque estamos sempre tentando resolver os problemas por nós mesmos, então o Senhor fica na espera até que reconheçamos a nossa incapacidade e nos lançamos diante Dele, totalmente cansados e frustrados.
- Ele na sua misericórdia cuida de nós e nos livra dos nossos temores.

4. Ele me dá um novo cântico
- Este é o resultado de uma vida de espera pelo Senhor. Uma vida sem ansiedade e de plena confiança no Deus de Davi.

Conclusão:
- Davi soube esperar longos anos para chegar ao trono de Israel. Ele teve várias chances de matar Saul e tomar o Reino pela força, mas ele preferiu esperar pelo Senhor.
- José também esperou com paciência por 13 anos (11 como escravo e 2 como prisioneiro) até chegar a ser o Governador do Egito.
- Calebe esperou quarenta e cinco anos por uma terra que Moisés o havia prometido, Moisés morreu, toda aquela geração morreu, menos a esperança de Calebe em conquistar Hebrom, coisa esta que ele conseguiu mais de quarenta e cinco anos depois.
- Às vezes esperar em Deus é difícil, mas é necessário.
- Creia que o Deus de Davi é um Deus que se inclina ao clamor dos necessitados.
- Que os livra dos intempéries da vida.
- Que participa da história dos seus filhos. 
- Que garante um cântico novo a todos que se dispõem a esperar pacientemente por Ele, pois o Deus de Davi, além de ser um Deus fiel em todas as suas promessas, ele também é um Deus que cuida de nós.

Obs.: Se você sentir de nos abençoar, faça uma contribuição...CAIXA ECONÔMICA FEDERAL / AGENCIA 0299 / CONTA 88803-5 / OPERAÇÃO 013
Ou clique nas propagandas do Blog...

Nenhum comentário:

Postar um comentário