07 outubro 2018

A FÉ DE JÓ E DIAGNÓSTICOS (Jó 1.7-12; 4.6)

- Ao ler o livro de Jó nos deparamos com uma história intrigante e ao mesmo tempo emocionante. Jó, sua esposa, seus amigos, o diabo e um personagem fascinante: Deus.
- Ao analisar esta história vislumbra-se a grandeza de Deus agindo em nossas vidas. Também encontramos lições poderosíssimas para o nosso viver cotidiano.
- Vamos analisar a filosofia de cada um desses personagens e tentar extrair o máximo de experiência para que nos dias de dificuldades possamos avaliar bem os acontecimentos e permanecermos firmes na fé no Todo Poderoso.

I. O DIAGNÓSTICO DO DIABO ( Servir por Interesse – Jó 1:7-12, 4:6)
- Nestas passagens encontramos uma filosofia interessante: o diabo afirma para Deus que Jó só o servia por interesse haja vista o Senhor o ter enchido de bens e de saúde.
- O diabo estava completamente enganado. Jó servia a Deus pelo que Deus representava para ele. 
- Quantas vezes o diabo afirma isso a nosso respeito e infelizmente alguns de nós não passamos no teste, deixando a impressão que o maligno estava certo; só servíamos a Deus por interesse.
- Esta passagem é uma revelação profunda e nos mostra o prazer que Deus tem naqueles que o adoram não apenas pensando no que poderão receber, mas pelo prazer de estar em sua presença.
- A resposta de Jó nos revela quais eram os seus motivos em adorar a Deus: então, Jó Se levantou, rasgou a seu manto, rapou a cabeça e lançou-se em terra e adorou; e disse: nu sai do ventre de minha mãe e nu voltarei; o Senhor o deu e o Senhor o tomou; bendito seja o nome do Senhor.

II. O DIAGNÓSTICO DA MULHER DE JÓ (Não vale a pena servir a Deus e passar provas – Jó 2.8;9)
- Há pessoas que não sabem discernir os acontecimentos e, diante deles, abrem a boca para falar o que não deve.
- A mulher de Jó deveria ser a primeira a ajudá-lo nesse momento de dor, porém, diante das perdas e dos problemas que agora eles enfrentavam, ela diz para Jó amaldiçoar a Deus e morrer.
- Ela não entendia o porque de Jó permanecer fiel a um Deus que permitia tanto sofrimento. 
- Talvez ao olhar para ele em decomposição e fétido, ela não conseguia enxergar outra saída para ele a não ser morrer, haja vista não haver Deus que o ajudasse, porém ela estava totalmente errada.
- Muitos são como esta mulher. Nos momentos de crise tomam decisões contrárias à vontade de Deus.
- Fazem coisas que não agradam a Deus. São pessoas inconstantes e que ainda não descobriram a razão da fé; elas precisam sempre ver ou ter para acreditarem que Deus é poderoso para mudar a situação.
- Infelizmente, esta história se repete quase todos os dias, muitos cristãos são reprovados pelo Senhor, pois não sabem suportar a tribulação e deixam de servir a Deus, acreditando que não vale mais a pena, somente porque estão passando por algum tipo de adversidade.
- Jó nos ensina que pessoas que agem assim estão fora do juízo e não conhecem a Deus.
- Ele diz receberíamos o bem e não receberíamos o mal.
- Ele acreditava que tudo estava no controle de Deus.
- Ele estava certo: Deus tinha apostado na sua integridade e ele estava vencendo, Glórias a Deus.

III. O DIAGNÓSTICOS DOS AMIGOS ( Jó sofria porque estava em pecado – Jó 8.3;4;5)
- Esta filosofia também tem sido muito presenciada nos dias atuais: muitos pregam que doença ou algum tipo de tribulação é consequência de pecados.
- Conheço algumas pessoas que foram terrivelmente maltratadas e que quase decaíram por este tipo de diagnóstico.
- Certa vez ouvi alguém dizer sobre uma irmã que conheço que se ela realmente fosse crente ela não passaria o que estava passando.
- Este comentário infeliz veio à tona simplesmente porque o filho da irmã estava envolvido com drogas.
- Outros tecem comentários como este quando alguém não tem um padrão financeiro elevado, e assim por diante.
- Os amigos de Jó o acusaram de estar em pecado e por isso ele passava por toda esta situação terrível.
- Como eles estavam errados! Eles julgavam o que não sabiam. Falavam do que não conheciam. Causaram dor a uma pessoa inocente.
- Quando lemos a história, vislumbramos rapidamente que o sofrimento de Jó não tem nada a ver com o pecado, mas sim com a fidelidade, retidão e honestidade.
- Ele estava sendo provado porque Deus sabia que ele era integro e não iria ceder ao maligno.
- O nome do Senhor estava sendo glorificado no céu, diante dos anjos e do diabo, que por mais que tentasse não conseguia abalar a fé de Jó.

IV. A FILOSOFIA DE JÓ (Deus pode todas coisas - Jó 42.2)
- Diante de tantas provações e dor, Jó nos revela a fonte da sua força: ele sabia que o Deus que ele servia podia todas as coisas.
- O poder de Deus não está limitado a esta vida, ele é eterno. Deus pode tudo e nada que ele intente fazer pode ser impedido.
- Esta certeza gera em nós uma força que pode nos levar a vencer barreiras intransponíveis. 
- A fé é justamente isto: a certeza das coisas que não se vêem mas que se esperam. Este principio pode ser aplicado em todas as áreas de nossa vida.
- O corpo está doente. Tudo o que vejo é um corpo cansado e fraco, mas pela fé eu posso ver a mão de Deus o tocando e ele sendo restaurado.
- O casamento esta em crise, mas a fé me permite ver Deus agindo e as coisas voltando aos seus devidos lugares.
- Jó estava sendo aprovado não apenas porque era reto e integro, mas principalmente, por ser um homem que sabia que nada era impossível para Deus.
- Foi esta confiança que Deus a ele a condição de fazer este diagnóstico e ele estava certo. Deus tudo pode e ninguém impede o seu agir ( Isaías 43.13).

V- Aprendizado:
1. Passamos por tribulação porque Deus confia em nós e sabe que não iremos envergonhá-lo.
- Nunca seremos provados além das nossas forças. O fardo é leve e o jugo é suave. Lute Deus está contando com a sua fidelidade.

2. Passamos por tribulação porque pessoas à nossa volta precisam ser edificadas.
- Nossa forma de passar pelas lutas do dia a dia edificam as pessoas que nos rodeiam e glorificam a Deus.

3. Provações são oportunidades de ter a revelação de Deus.
- É na prova que Deus se revela. Lembre-se que o próprio Jó afirmou: Eu te conhecia de ouvir falar, mas agora os meus olhos te vêem.

Conclusão:
- Somos constantemente tentados a duvidar do amor e da fidelidade de Deus, contudo ao analisarmos a vida de Jó, percebemos que o sofrimento muitas vezes não nos atinge por nossa causa apenas, mas pelo próprio Deus para garantir que outras pessoas aprendam com ele. 
- Por exemplo: hoje acabamos de aprender com a vida de Jó, com sua filosofia. 
- Também aprendemos que a nossa alegria e prosperidade incomodam ao diabo e ele tentará roubá-la, mas quando somos íntegros e fiéis, não servindo a Deus por interesses, e sim, por tudo o que Ele é, o adversário nunca terá sucesso.
- Continue marchando. A vitória está depois da muralha.
- Lutas são oportunidades, elas vêm e passam.
- Que o bom Deus te abençoe muitíssimo.

Obs.: Se você sentir de nos abençoar, faça uma contribuição...CAIXA ECONÔMICA FEDERAL / AGENCIA 0299 / CONTA 88803-5 / OPERAÇÃO 013
Ou clique nas propagandas do Blog...

Nenhum comentário:

Postar um comentário