01 julho 2009

VIVENDO UMA VIDA DE ALEGRIA

ALEGRIA - Postura positiva ou emoção favorável; deleite. A Bíblia menciona vários tipos de alegria. Até mesmo os ímpios podem experimentá-la quando triunfam sobre os justos (1 Co 13.6; Ap 11.10).

Entretanto, a alegria que o povo de Deus precisa ter é santa e pura. Ela se mantém viva apesar das circunstâncias e concentra-se no caráter de Deus. O salmista, por exemplo, regozijou-se com a justiça (71.14-16), a salvação (21.1; 71.23), a misericórdia (31.7), a criação (148.5), a Palavra (119.14, 162) e a fidelidade de Deus (33.1-6). As características divinas, bem como seus atos, são a causa desse regozijo.

A alegria exigida do justo (Sl 150; Fp 4.4) vem do Espírito de Deus (Gl 5.22). Esse tipo de alegria focaliza além do presente e enxerga a salvação futura (Rm 5.2; 8.18; 1 Pe 1.4,6) e nosso Deus soberano, que faz com que todas as coisas cooperem para o bem, que é nossa semelhança com Cristo (Rm 8. 28-30). Esse tipo de alegria distingue-se do mero contentamento. É possível ter alegria mesmo em meio à tribulação (1 Co 12.26; 2 Co 6.10; 7.4).

ESTÁ PERDENDO A ALEGRIA?

TORNA A DAR-ME A ALEGRIA DA TUA SALVAÇÃO E SUSTÉM-ME COM UM ESPÍRITO VOLUNTÁRIO. (Salmos 51. 12 (arc)

Você já se sentiu estagnado em relação à sua fé, como se estivesse seguindo uma rotina? Alguma vez o pecado já estabeleceu uma barreira entre você e Deus, fazendo parecer que Ele estava distante? Davi se sentiu assim. Ele pecou com Bate-Seba, e logo foi confrontado pelo profeta Natã. Em oração, clamou a Deus: ?Torna a dar-me a alegria da tua salvação?. O Senhor quer que estejamos próximos a Ele e que experimentemos a sua vida plena e completa. Mas o pecado não confessado torna tal aproximação e intimidade impossíveis. Confesse os seus pecados a Deus. Como Davi, você ainda pode ter que enfrentar algumas conseqüências na terra, mas Deus lhe restituirá a alegria de seu relacionamento com Ele.

VIVA COM O CORAÇÃO ALEGRE

TODOS OS DIAS DO AFLITO SÃO MAUS, MAS O DE CORAÇÃO ALEGRE TEM UM BANQUETE CONTÍNUO. (Provérbios 15. 15 (arc)

Nossas atitudes refletem toda a nossa personalidade. Não temos o domínio sobre o que nos acontece, mas podemos escolher nossa atitude em relação a cada situação. O segredo para ter um coração feliz é preencher a mente com pensamentos verdadeiros, puros e agradáveis sobre as coisas boas da vida (Fp 4.8). Este foi o segredo de Paulo quando enfrentou o encarceramento; também pode ser o nosso nas lutas que enfrentamos diariamente. Considere suas atitudes e examine o que você permite que entre em sua mente, bem como o que escolhe persistir em fazer. Poderá ser necessário realizar algumas mudanças.

O CORAÇÃO ALEGRE É BOM REMÉDIO

O CORAÇÃO ALEGRE É BOM REMÉDIO, MAS O ESPÍRITO ABATIDO FAZ SECAR OS OSSOS. (Provérbios 17.22 (ara)

O autor sagrado, por várias vezes, reconheceu o valor da medicina psicossomática. A mente (coração) exerce poder sobre o corpo. Ele conhecia isso por observação, e não por meio da ciência. Quanto a outras observações psicossomáticas, ver também Pro. 3.8; 14.30; 15.13. A paz mental, a animação e certamente uma boa consciência são estados espirituais/mentais que conservam o corpo feliz e saudável.

Ser alegre é estar pronto a saudar os outros com boas-vindas, proferir palavras de encorajamento, mostrar entusiasmo pela tarefa a ser realizada e ter uma perspectiva positiva do futuro. As pessoas que agem assim são tão bem-vindas quanto um analgésico para quem sente dor.

O CORAÇÃO ALEGRE AFORMOSEIA O ROSTO

O CORAÇÃO ALEGRE AFORMOSEIA O ROSTO, MAS, PELA DOR DO CORAÇÃO, O ESPÍRITO SE ABATE. (Provérbios 15. 13 (arc)

Quando um homem tem um coração feliz, essa felicidade brilha em seu rosto. A alegria interior é como um fogo que não pode ser contido. ?Há uma simpatia entre o corpo e a mente, pelo que uma mente feliz se reflete na expressão da fisionomia?

Este versículo tem sido cristianizado para referir-se ao homem feliz cujos pecados foram perdoados por meio da missão de Cristo, e que, por esse motivo, tem a alegria do Senhor em seu coração.

TENHA A ALEGRIA DE JESUS

AGORA VOU PARA TI, MAS DIGO ESTAS COISAS ENQUANTO AINDA ESTOU NO MUNDO, PARA QUE ELES TENHAM A PLENITUDE DA MINHA ALEGRIA. (João 17. 13 (nvi)

A alegria é um tema comum nos ensinamentos de Cristo; Ele quer que sejamos alegres (ver 15.11; 16.24). A chave para a alegria incomensurável é viver em contato íntimo com Cristo, a fonte de toda a alegria. Quando o fazemos, experimentamos o cuidado e a proteção especiais de Deus e vemos a vitória que Ele nos concede mesmo quando a derrota parece certa.

ALEGRE-SE E EXULTE

ALEGRA-SE, POIS, O MEU CORAÇÃO, E O MEU ESPÍRITO EXULTA; ATÉ O MEU CORPO REPOUSARÁ SEGURO. (Salmos 16. 9 (ara)

O coração de Davi estava contente; o rei havia encontrado o segredo para ter a verdadeira alegria, que é muito mais profunda do que a ventura. Podemos ficar alegres apesar das mais sérias dificuldades. A ventura é temporária, porque é baseada em circunstâncias externas, mas a alegria é duradoura porque decorre da presença de Deus dentro de nós. À medida que contemplamos a presença de Deus diariamente, encontramos a satisfação. À medida que entendemos o futuro que Ele planejou para nós, experimentaremos a alegria. Não baseie sua vida nas circunstâncias, e sim em Deus.

PREPARE-SE, ALEGRE-SE PARA A GRANDE FESTA

REGOZIJEMO-NOS! VAMOS ALEGRAR-NOS E DAR-LHE GLÓRIA! POIS CHEGOU A HORA DO CASAMENTO DO CORDEIRO, E A SUA NOIVA JÁ SE APRONTOU. (Apocalipse 19. 7 (nvi)

Alegria, triunfo e glória preenchem os corações da multidão participante das bodas do Cordeiro. Esses louvores são oferecidos a Deus como um sacrifício agradável.

A celebração das bodas será nos céus, pois somente ali há meio ambiente adequado e condições apropriadas para nossa união alegre e triunfal com Cristo. João, por assim dizer, nos declara: ?Vede como os mártires triunfarão!? Mas isso, naturalmente, envolve também todos os crentes de todos os séculos. Aqueles que repelirem as prostituições mundanas serão honrados como ?noiva de Cristo?. Cada indivíduo tem essa escolha a fazer. (nti)

Nenhum comentário:

Postar um comentário