27 julho 2009

O ETERNO PROPOSITO DE DEUS

1. Nascemos no pecado, separados de Deus

* “Eu nasci na iniqüidade, e em pecado me concebeu minha mãe” (Salmo 51:5)
* “Desviam-se os ímpios desde a sua concepção, nascem e já se desencaminham proferindo mentiras” (Salmo 58:3)

- Não foi o ato sexual de nossos pais a origem do pecado. Bebê de proveta também é iníquo. O homem trás em sua semente o germe da corrupção, do pecado, da rebeldia e desobediência...

2. Deus enviou Jesus para tirar o pecado

* “No dia seguinte João viu a Jesus, que vinha para ele e lhe disse: Eis o Cordeiro de Deus que tira o pecado do mundo” (João 1:29)

* “Ela dará a luz a um filho, a quem chamarás Jesus, porque ele salvará o seu povo dos seus pecados” (Mateus 1:21)

- Sabendo da nossa miséria e incapacidade de achegar-nos a Ele, Deus proveu o meio: Cristo o seu Filho foi enviado para nos libertar do pecado em que nascemos, no qual estávamos presos.

3. Deus em Cristo nos matou para o pecado

* “Eu já fui crucificado com Cristo, e vivo não mais eu, mas Cristo vive em mim..
- Gálatas 2:20
* “Sabendo isto, que o nosso velho homem foi com ele crucificado, para que o corpo do pecado seja destruído e não sirvamos mais ao pecado como escravos”
- Romanos 6:6

- O pecado que havia em nós desde o nascimento foi destruído na morte, nossa morte, juntamente com Cristo.

4. Recebemos a Vida de Cristo na Ressurreição

* “E nos ressuscitou juntamente com ele...” (Efésios 2:6)
* “Porque morrestes, e a vossa vida está oculta com Cristo em Deus; quando Cristo que é a vossa vida...” (Colossenses 3:3,4)

- Deus não nos deu uma religião para irmos aos domingos, nem leis pesadas como uma canga para as nossas costas; mas a vida do seu filho Jesus, para que todos os dias estejamos na sua presença.

5. “Viveremos diante Dele”

* “Vinde e tornemos para o Senhor, porque ele nos despedaçou e nos sarará, Fez a ferida e a ligará. Depois de dois dias nos dará a vida, ao terceiro dia nos ressuscitará e viveremos diante dele. Conheçamos e prossigamos em conhecer ao Senhor; como a alva a sua vinda é certa e ele a nos virá como chuva, como a chuva serôdia que rega a terra”
- Oséias 6:1-3
Após nossa morte com Cristo para o pecado e nossa ressurreição juntamente com ele em novidade de vida, somos chamados a viver na sua presença para sempre.
* “Fiel é Deus, pelo qual fostes chamados para a comunhão do seu filho Jesus Cristo nosso Senhor” (Corintios 1:9)

Comunhão aonde?

* “Entremos na sua morada adoremos ante o estrado dos seus pés” (Salmo 132:7)
* “Respondeu Jesus: Se alguém me ama, guardará a minha palavra; e o meu pai o amará, e viremos para ele e faremos nele morada” (João 14:23)
- Somos, após nascermos de novo, morada de Deus. Entremos no nosso novo coração, “falemos com o nosso pai em secreto” (Mateus 6:6) e nos virá a luz, a direção, tudo... e mais, a revelação de Deus.

* “Irai-vos e não pequeis,falai com o vosso coração na vossa cama e calai-vos” (Salmo 4: 4)

* “Assim habite Cristo pela fé em vossos corações...” (Efésios 3:17)

- Nosso coração anseia, mas do que todas as coisas, por Deus; “tem sede de Deus” (Salmo 62:1). Santo Agostinho falou do seu mais íntimo desejo, e ao fazê-lo diagnosticou a necessidade de toda a raça humana:
“Formaste-nos para Tí, á Deus, e nossa alma não encontra repouso em outro lugar que não sejas tú mesmo”
- Essa é a eternidade, o conhecimento íntimo de Deus: de Deus como nosso Pai, de Jesus como íntimo amigo e do Espírito como Consolador e guia.

* “Já não vos chamarei servos, mas amigos, porque tudo que de meu pai recebi vos tenho dado a conhecer”
- João 15:15
* “E a vida eterna é essa: que te conheçam a ti como o único Deus verdadeiro e a Jesus Cristo a quem tu enviaste”
- João 17:3
* “O pardal encontrou casa, e a andorinha ninho para si, onde acolha os seus filhotes e eu, eu encontrei os teus altares Rei meu e Deus meu” (Salmo 84:3)
* “Felizes os que habitam em tua casa louvar-te-ão continuamente...” (Salmo 84:4)
* “Aquele que habita no esconderijo do Altíssimo, a sombra do Senhor onipotente descansará” (Salmo 91:1)
* “Mas tú, á Israel, servo meu, tú Jacó a quem elegi, semente de Abraão meu amigo (lsaías 4l:8)
* “O Deus Eterno é a tua habitação e por baixo sejam os seus braços eternos; ele lance o inimigo diante de ti, e te diga: Destrói-o.” (Deuteronômio 33:27)

6. O Propósito Eterno de Deus: COMUNHÃO

* “Fiel é Deus pelo qual fostes chamados para a comunhão do seu Filho Jesus Cristo nosso Senhor” (1 Corintios 1:9)
* “... ora a nossa comunhão é com o Pai e com o seu Filho Jesus Cristo” (1 João 1: 3)
Deus Pai, antes que houvesse mundo, planejou ter filhos com os quais haveria de ter comunhão, a quem daria a conhecer sua Santa Natureza, a quem se revelaria, tornando-se íntimo de seus filhos.
* “Já não vos chamarei servos, porque o servo não sabe o que faz o seu senhor; tenho-vos chamado amigos porque tudo quanto de meu pai recebi vos tenho dado a conhecer” (João 15:15)
* “A intimidade do Senhor é para os que o temem, a estes ele fará conhecer os seus segredos” (Salmo 25:14)
* “Falava o Senhor com Moisés face-a-face, como qualquer fala com seu amigo...” (Êxodo 33:11)
* “Mas tú, á Israel, servo meu, tú Jacó, a quem elegi, descendente de Abraão meu amigo” (Isaias 41:8)
- Como Abraão chegou a ser amigo de Deus? Que fez ele? Quais suas virtudes que devemos imitar? Nenhuma! Aleluia, Deus seja louvado! Abraão andava com Deus, pois Cristo é a vida de Abraão!
* “Abraão viu o meu dia, e vendo-o regozijou-se” (João 8:56)

- Esta vida “diante dele” (Oséias 6:2) nos leva a conhecê-lo na sua Santa Intimidade.

* “Andou Enoque com Deus e já não era porque Deus o tomou para sí” (Gênesis 5:24)

- Desde antes da eternidade este é o anelo, o íntimo desejo do coração de Deus, dar-se a conhecer ao seu povo. Era assim no Éden, antes do pecado. Foi assim com Enoque, Abraão, Moisés, Paulo... ‘A intimidade entre Deus e Enoque era tão grande que Deus o levou para si para “contemplar a sua face” (Apocalipse 22:4).

7. Como chegar a esta Comunhão

* “Andou Enoque com Deus...” (Gênesis 5:24)
* “Anda na minha presença...” (Gênesis 17:1)
* “... viveremos diante dele” (Oséias 6:2)

- Ande pela Palavra revelada ao seu coração, seu coração que é o santuário, a igreja, a “casa de Deus” (Hebreus 3:6). Goze da doçura da Palavra em você, ela não é somente bíblia, é Cristo! Ele é a Palavra de Deus dentro do nosso coração (Efésios 3:17). Ouça a voz de Deus em seu coração (Hebreus 3:6,7).
* “Irai-vos e não pequeis, consultai (ouça) o vosso coração no travesseiro e sossegai” (Salmo 4:4)
Se você nasceu de Deus, Cristo habita em você, no seu coração novo, Ele é a fonte de Deus para suprir todas as tuas necessidades.

- Você precisa ouvi-lo, “Melhor é sentar para ouvir do que oferecer sacrifício de tolo” (Eclesiastes 5:1). Ouvir o seu coração novo, é ouvir quem nele habita, Cristo. Ele é a Palavra, a voz Deus no tabernáculo que é você.

* “Aquietai-vos e sabei que eu sou Deus, sou exaltado entre as nações, sou exaltado na terra” (Salmo 46:10)
* “Cingindo os lombos do vosso entendimento sede sóbrios, e esperai inteiramente na graça que se oferece na revelação de Jesus Cristo” (1 Pedro 1:13)
* “De certo eu fiz calar e sossegar a minha alma qual criança desmamada para com sua mãe, tal é a minha alma...” (Salmo 131:2)
- Entre na casa de Deus “que sois vós” (1 Corintios 3:16), “fale com seu Pai que te está em secreto” (Mateus 6:6). “Contemplai-o e sereis iluminados (tereis revelação).. “(Salmo 34:5). “Com ousadia” entre no Santo dos Santos, fiado na justiça de Deus manifesta no corpo de Cristo, o véu que foi rasgado e nos deu acesso perfeito a presença de Deus, nosso Pai (Hebreus 10:19-23). Entre e contemple-o (Salmo 27:4), “sejam poucas as tuas palavras’ (Eclesiastes 5:2). Você não vai ter nem muito o que dizer, pois tudo ele com amor já nos disse.

- Esta é a glória da nova criação: acesso livre, ‘completo acesso ao coração do Pai’.

- Não é obrigação, nem Deus o Pai está fugindo, esquivando-se de revelar-se a nós. Pelo contrário, Cristo que é a Palavra de Deus afirma:
* “Aquele que tem os meus mandamentos e os guarda, este é o que me ama e aquele que me ama será amado de meu pai, e eu o amarei e me manifestarei a ele” (João 14:21)
É desejo, e santo desejo! É amor contemplar a face de quem amamos.
“Deleita-te no Senhor...”
“Agrade-te do Senhor...” pois esta já é a nossa vida eterna!

Nenhum comentário:

Postar um comentário