29 julho 2009

ALIANÇA COM DEUS E SEUS EFEITOS (I Co 11.25)

A palavra aliança é muito conhecida na bíblia e aparece 299 vezes entre o velho e novo testamento. No novo testamento ela vem do grego "diatheke" que é traduzido por aliança ou por testamento. A idéia da aliança é conhecida. O velho testamento retrata a aliança que Deus fez com seu povo através da Lei e o novo testamento retrata a aliança que Deus fez com pessoas individualmente através de Jesus Cristo. Falamos que aliança simboliza acordo, tratado, contrato, união entre duas partes. O que em geral não falamos é que aliança na verdade é apenas a casca, a exterioridade, a parte de fora. Aliança é a maneira de materializarmos sentimentos, convicções, e se observarmos de um modo geral, a aliança é a maneira materializarmos a fidelidade que temos para com Deus e que ele tem para conosco.

A aliança é a casca: a fidelidade é a essência.

A aliança só existe quando há fidelidade a Deus. Por isso que não podemos resumir nossa aliança com Deus através apenas de exterioridade: discursos, serviços ou atividade. A aliança é ter uma vida santa diante de Deus.

ILUSTRAÇÃO: Quando o carro está muito sujo a gente escreve com o dedo: lave-me. Algumas pessoas espiritualmente escrevem em nossa vida: santifica-te.

Para entendermos exatamente o que significa uma aliança com Deus em sua essência, é importante verificarmos o que o velho testamento diz, pois desde aquela época Deus já manifestava a necessidade de uma aliança e tentou estabelecer uma aliança com o povo.

O PRINCÍPIO DE UMA ALIANÇA COM DEUS (Êxodo 19:5,6,8)

"Agora, pois, se diligentemente ouvirdes a minha voz e guardardes a minha aliança, então, sereis a minha propriedade peculiar dentre todos os povos; porque toda a terra é minha; vós me sereis reino de sacerdotes e nação santa. São estas as palavras que falarás aos filhos de Israel. Então, o povo respondeu à uma: Tudo o que o SENHOR falou faremos. E Moisés relatou ao SENHOR as palavras do povo."

Deus no monte Sinai estava falando ao povo um pouco antes de lhes transmitir os dez mandamentos ou decálogo. Deus vai falar algo maravilhoso sobre a aliança. Se o povo guardasse (fidelidade) a aliança seria transformado em:

A Propriedade peculiar de Deus – A palavra hebraica sugere algo muito precioso que alguém reserva para si com um carinho especial;

O Povo especial – "dentre todos os povos";

O Reino de sacerdotes – idéia escatológica, demonstra a idéia de Deus já naquela época de que todos tivéssemos acesso direto a Deus através de Jesus Cristo;

A Nação santa – a idéia de santo no velho testamento é de algo separado do uso comum e profano. Algo exclusivo para Deus.

Deus constituiu uma aliança porque através dela queria transformar um povo. No novo testamento a idéia é a mesma. 1 Pedro 2:9 vai dizer exatamente que:

"Vós, porém, sois raça eleita, sacerdócio real, nação santa, povo de propriedade exclusiva de Deus, a fim de proclamardes as virtudes daquele que vos chamou das trevas para a sua maravilhosa luz;"

A aliança que Deus faz é para nos transformarmos em povo de Deus, raça eleita por Deus, nação santa. Deus quer fazer uma aliança contigo para te abençoar. Ilustração: Ray Stedman pregava na Califórnia. Quando chegou ao templo havia bem na escadaria um bêbado dormindo. Ele o convidou para participar do culto mas o bêbado dizia que se sentiria mal entre pessoas tão santas e puras. Depois de muita insistência o pastor foi e naquela noite pregou sobre o pecado. Em determinado momento do sermão pediu para pessoas que no passado tivessem praticado determinados pecados levantassem a mão: adultério, roubo, mentira, bebida, etc... Depois do culto o homem foi se despedir do pastor e esse lhe perguntou: você gostou do culto? Ao que o homem respondeu: adorei, esse pessoal todo é da minha turma! Então Ray explicou: eram. Agora foram lavados pelo sangue de Jesus Cristo.

Temos algumas outras características sobre esta aliança:

A ALIANÇA SIGNIFICA QUE NÓS PODEMOS CONTAR SEMPRE COM DEUS (DEUTERONÔMIO 4:30,31)

"Quando estiveres em angústia, e todas estas coisas te sobrevierem nos últimos dias, e te voltares para o SENHOR, teu Deus, e lhe atenderes a voz, então, o SENHOR, teu Deus, não te desamparará, porquanto é Deus misericordioso, nem te destruirá, nem se esquecerá da aliança que jurou a teus pais."

Quando estiveres em angústia, diz Deus, e todas estas coisas te sobrevierem (referência a sofrimento e castigo de Deus): ele não se esquecerá da aliança. Só que isso implica em atender a voz de Deus e voltar para Deus. Com certeza ele será misericordioso. Ter uma aliança significa estar seguro e poder contar sempre com Deus.

Ilustração: É difícil quando somos traídos por alguém. O pastor Jim Ellif, um dos preletores do congresso da Fiel de 1999 contava que foi traído por um irmão muito querido. Foi conversar com aquele irmão ao que este respondeu: eu nunca disse que você poderia contar comigo. Contou porque quis. Bem, Deus deixa claro: vocês podem contar comigo sim. Eu sou o Deus de vocês..

A ALIANÇA IMPLICA EM RELACIONAMENTO COM O SENHOR (DEUTERONÔMIO 7:6-9)

"Porque tu és povo santo ao SENHOR, teu Deus; o SENHOR, teu Deus, te escolheu, para que lhe fosses o seu povo próprio, de todos os povos que há sobre a terra. Não vos teve o SENHOR afeição, nem vos escolheu porque fôsseis mais numerosos do que qualquer povo, pois éreis o menor de todos os povos, mas porque o SENHOR vos amava e, para guardar o juramento que fizera a vossos pais, o SENHOR vos tirou com mão poderosa e vos resgatou da casa da servidão, do poder de Faraó, rei do Egito. Saberás, pois, que o SENHOR, teu Deus, é Deus, o Deus fiel, que guarda a aliança e a misericórdia até mil gerações aos que o amam e cumprem os seus mandamentos;"

Deus recorda verdades para conosco:

Ele nos escolheu; Ele nos amou; Ele cumpriu suas promessas libertando seu povo; Ele é fiel.

CONCLUSÃO

Em todos os casos notamos algo importante: Deus faz a sua parte em sua aliança. E nós? Fomos exortados a voltarmos para Deus, escutarmos sua voz, obedecermos. O que Deus espera de nós? O que faremos em relação a sua aliança? Em Êxodo 19:8 vimos a resposta que o povo deu a Deus:

"Então, o povo respondeu à uma: Tudo o que o SENHOR falou faremos. E Moisés relatou ao SENHOR as palavras do povo."

Que haja hoje em seu coração a vontade e decisão de obedecer a Deus e assim cumprir a sua aliança.

Um comentário: