19 janeiro 2018

OS 09 ERROS DE SANSÃO… (Juízes 13:24)

- São poucas as pessoas que conseguem aprender com os acertos, os erros tem proporção de aprendizagem bem mais elevo na vida.
- Bom é que, quando, através destes venhamos nos prevenir para não cairmos nas mesmas armadilhas.
- Aprender com erros de outros e a melhor forma de não andamos a beira do abismo, vejamos a história de Sansão, infelizmente este, está incluso entre àqueles que foram atraídos e tragados pelo mal, por não pereceram os sinais de advertência, vindo de Deus.
- Que possamos ser diferentes e tudo aquilo que fez de Alguém cujo chamado era para ser Líder tornar-se escravo, absorvermo-nos boas lições.
- Somos tendenciosos a errar. Eis aqui alguém que passou dos limites, não que ele tenha errado mais que outros, mas, porque Ele foi muito néscio, e não percebeu que o pecado batia a sua porta, Se bem fizeres, não é certo que serás aceito? E se não fizeres bem, o pecado jaz à porta, e sobre ti será o seu desejo, mas sobre ele deves dominar. Gênesis 4:7. 
- Para melhor entendimento vejamos quem foi Sansão: Juízes 13:2 
- Este veio ao mundo, já sabendo para que veio. Ser libertador do povo de Deus era o destino que lhe estava reservado.
- Sansão nasceu sob uma promessa de Deus, era o mais forte e inteligente da sua aldeia, isto despertava a inveja de muitos que articulavam projetos para lhe destruir, no entanto o único que conseguiu destruir Sansão foi Ele mesmo.
- Sansão era livre para realizar o que quisesse, porém, havia uma ordem de Deus para que Ele seguisse rigorosamente, nunca contar o Segredo que Deus tinha lhe dado, justamente porque o Segredo era de Deus, não era com homem, era um laço, uma aliança, um elo que untava comunhão e obediência entre Deus e o homem. Sansão nasceu sob a semente da fé de sua mãe.
- Sansão venceu batalhas. Enquanto estamos debaixo da direção de Deus realizamos proezas, mais se nós nos afastarmos da sua sombra somos tragados vivos.
- As primeiras coisas que acontecem na vida daqueles que não obedecem a Deus é a fraqueza da alma e a perda da visão.
- Então os filisteus pegaram nele, e arrancaram-lhe os olhos, e fizeram-no descer a Gaza, e amarraram-no com duas cadeias de bronze, e girava ele um moinho no cárcere. Juízes 16:21
- Sansão cometera erros que alguém que tem promessa de Deus jamais pode cometer.

1- Auto suficiência - Juízes 14:18.
- Vamos ser mais cautelosos, se somos alguma coisa é pela misericórdia de Deus - Provérbios 26:12

2- Desobediência
- Este é o ponto fundamental, a base que não deve existir na vida de um escolhido por Deus, pois disto depende cada vitória que precisa-se ter. 
- Obediência é o que Deus quer de nós - Juízes 13:14.
- O Cristão deve andar aprovando o que é agradável ao Senhor. Efésios 5:10

3- Inconsequente 
- Ele sentia prazer na adrenalina que o pecado lhe produzia, o pecado destilava mel em seu paladar, não se pode esquecer que, todo o caçador um dia vira presa.
- Não podemos agradar a Deus e ao diabo, um dos dois, iremos contrariar, porque um é luz e outro trevas, onde um está o outro passa a não existir. - Juízes 16:13; Provérbios 7:10

4- Dissimulado 
- Tinha nascido e escolhido conforme designíos de Deus, mais brincou com pecado, viu o mal diante dele e achou que poderia enganá-lo, como se alguém pudesse enganar o mal, Sansão tinha aparecia de ovelha mais a mente de um asno - Juízes 16:7; Provérbios 20:5

5- Tendências ao mal 
- Sansão tinha qualquer mulher da sua aldeia à disposição, todas queriam ser sua esposa, no entanto seu coração era tendencioso a fatalidades, ele sentia satisfação no perigo, o brio da sedução ampliava em seu ser ao ver o que o inimigo lhe mostrava, mas recusava as essências que Deus colocava ao seu redor, o perigo lhe seduzia - Juízes 14:3;Provérbios 3:7 

6- Negligente 
- Fracassou em sua missão, não foi capaz de vencer a si próprio, pois o inimigo que destruir Sansão foi seu Eu - Juízes 16:25; Provérbios 18:9

7- Imaturo 
- Todos que se achegam a Deus, precisam ter olhos de águia, vislumbrar as artimanhas do inimigo antes que ele planeje os seus golpes, os filhos de Deus precisam ser atalaias com visão ampla, Ele ver a ameaça, porém está nunca o alcança, pois, onde ele está quem cuida dele é Deus, e Sansão foi porteiro, sempre abrindo a guarita para entrada do mal - Juízes 15:10; Tiago 4:7

8- Infiel 
- Aqui está algo que causa náusea em Deus, infidelidade para com seus propósitos, Deus é ciumento e não divide o que é Dele. 
- O Mistério de Deus era com Sansão e não era para os seus inimigos saberem.
- Ser infiel é qualidade de Satanás ele sim estava junto ao trono de Deus e tramava com Deus. Disse, pois, Dalila a Sansão: Declara-me, peço-te, em que consiste a tua grande força, e com que poderias ser amarrado para te poderem afligir - Juízes 16:6; Ezequiel 28:17

9- Procurar abrigo no berço do inimigo 
- Sansão saía para realizar uma missão e ia procurar descanso nas casas das prostitutas, gostava de medir forças com seus inimigos, se achava o bom, pensava que todas as mulheres sucumbiam-se diante sua beleza e força, ele achava que dominava a situação não sabendo ele que estava tão dominado, pois ele nem viu quando o mal entrou na sua vida e se instalou - Juízes 16:20
- Enquanto a palavra nos diz, Não deis lugar ao diabo. Efésios 4:27

Conclusão:
- Devemos tomar cuidado para onde olhamos.
- Aquilo que mais nos atrai é o que pode nos destruir, Sansão era atraído pelo que via os seus olhos, e foi enganado pelo que sentiu seu coração.
- O coração do homem e falso e enganoso, precisamos obedecer com veemência aquilo que Deus tem nos dado. Se Deus nos incumbiu uma missão não podemos decepcioná-lo, não podemos ser negligentes e repetir erros tão nítidos.
- Não podemos ser igual a Sansão, não podemos deixar que o diabo venha roubar os segredos de Deus para as nossas vidas - Juízes 16:17
- Feliz é o homem que confia no Senhor o seu caminho, Certamente este não verá a morte, porque obedecer é melhor que sacrificar.

Obs.: Se você sentir de nos abençoar, faça uma contribuição...
CAIXA ECONÔMICA FEDERAL / AGENCIA 0299 / CONTA 88803-5 / OPERAÇÃO 013
Ou clique nas propagandas do Blog...

Nenhum comentário:

Postar um comentário