24 março 2017

DRACMA PERDIDA (Lucas 15.8-10)

- Essa história narrada pelo evangelista Lucas conta que uma mulher tinha 10 dracmas e perdendo uma delas em sua casa, passou a procurar com diligência, não envidando esforços usando todos os meios possíveis para encontrá-la.
- Mas qual a importância de uma dracma perdida haja vista que ela ainda tinha nove com ela?
- A dracma, nesta parábola, fala dos dons espirituais e dos talentos que cada um de nós recebe como dádiva divina e que deve ter uma importância muito grande em nossa vida.
- Nos dias em que esta história foi contada, havia um costume que funcionava como uma aliança entre os noivos. O noivo dava de presente um COLAR contendo dez dracmas para a noiva, o que atestava para a sociedade de então que aquela mulher, que deixava à mostra o colar quando transitava pelas ruas, estava comprometida com alguém, havia feito uma aliança com uma pessoa que seria seu futuro marido.
- Manter as dez dracmas do colar intactas era uma demonstração do interesse que a noiva tinha para com o noivo e do seu zelo. Encontrar a noiva e perceber que o colar estava incompleto, daria ao noivo a sensação de que aquela noiva não seria uma mulher zelosa.
- A mulher, da parábola, ficou muito preocupada. Ocupou-se apenas em achar de volta a dracma que escapou do seu colar. Ela achou tão importante reencontrá-lo que convidou as amigas e vizinhas para um chá, a fim de comemorar a recuperação da dracma.
- Analisemos as figuras: 
a) A mulher representa, a igreja, no sentido coletivo, ou no sentido individual, a cada um de nós.
b) A dracma, representa os valores, as dádivas, os talentos e os dons que o noivo - Cristo, entregou aos seus servos. 
- Qual a estratégia de satanás? Roubar algo precioso (salvação / saúde / paz / finanças / alegria / liberdade / comunhão / a própria vida)
- Seu objetivo principal: Desestabilizar sua comunhão e conseqüentemente o brilho e alegria de servir a Deus.
- Isso acontece com o novo crente e com aquele que está já há muito tempo na carreira cristã.
- Nesse (embate) choque impetuoso, nesse ataque furioso, temos que tomar algumas atitudes para vencermos a forças enganadoras do inimigo.
- Algumas dracmas são perdidas na trajetória de nossas vidas e o pior é que não nos importamos ou não percebemos.Poderemos alistar pelo menos dez dracmas para a nossa meditação, afim de que não caiamos na tentação de não darmos a devida importância, tendo em vista serem cruciais no que diz respeito aos valores espirituais e eternos.

1. Dracma da alegria.
- Nada traz alegria para muitos irmãos: igreja / trabalho /tudo sem graça, não há prazer em servi ou está na casa de Deus.
- Se você perdeu a alegria. Neemias 8:10 diz que alegria do Senhor é a nossa força

2. Dracma da saúde.
- Tem pessoas que perderam a dracma da saúde, estão sempre doente, enfermidades: e o pior acostumaram-se com isso.
- Se você perdeu e não percebeu essa perda. Ap 22.2 diz que a árvore da vida produz 12 frutos e as suas folhas são para cura dos povos. Isaías 53.4 diz que ele (Jesus) levou sobre si as nossas enfermidades, as nossas dores.

3. Dracma das finanças.
- Para muitos tornou-se normal gastar mais do que se ganha, culpa-se satanás, diz que foi laço. Não dar o dízimo que é o mínimo, sai do laço entra numa forca.
- Em Lucas 6:48-49 mostra um homem edificando uma casa sobre a rocha.
- Edifique suas finanças na rocha e não na areia, depois peça a Jesus para fechar a boca do devorador.

4. Dracma da paz.
- Muitos já perderam a paz com seu vizinho /patrão/ marido/irmãos / etc. No livro de Salmos 4.8 diz: em paz me deito e logo pego no sono, porque Senhor, tu me fazes repousar seguro. Se você perdeu, em nome de Jesus, recupere sua paz.

5. Dracma da liberdade.
- Tem pessoa que se sente escravo do pecado / não se sente livre em nada. Estão presas dentro de si.
- Uma comunhão íntima com Deus traz liberdade, gaste seu tempo com Deus para se sentir livre. Em II Corintios 3.17 diz que o Senhor é Espírito, e onde está o Espírito de Deus, aí há liberdade. Se o Espírito Santo de Deus está em você, então você é livre.

6. Dracma da comunhão.
- Há aqueles que não tem prazer em estar em oração com Deus, não tem prazer em ler a bíblia, não tem prazer em participar dos cultos, nem tem prazer em estar em comunhão com irmãos.
- Ao invés de dizer: alegrei-me, diz: entristeci-me quando me disseram vamos à casa do Senhor.
- Irmãos, o segredo da comunhão é andar na luz, andar em sintonia com Deus. Em I João 1.7 diz que se andarmos na luz como ele na luz está, mantemos comunhão uns com os outros e o sangue de Jesus, seu filho, nos purifica de todo pecado.

7. Dracma da conquista.
- Há aqueles que começam projetos e não terminam/ perdeu-se os sonhos / perdeu-se o gosto da vitória / nada dar certo / coleciona de derrotas. Há um espírito de derrotismo impregnado na alma.
- Está na hora da conquista, da restituição! Temos que fazer como Paulo ensinou a igreja de Filipos (3.13) “Uma coisa faço, esquecendo-me das coisas que para trás ficam e avançando para as que diante de mim estão, prossigo para o alvo, para o prêmio da soberana vocação de Deus em Cristo Jesus.”

8. Dracma do amor.
- Tem gente que não consegue mais amar. Não tem mais amor pelas coisas de Deus, nem por si mesmo. O fatalismo tomou conta de sua alma.
- O que podemos dizer quando passarmos por essa situação: “Senhor ensina-me amar mesmo quando só há ódio em meu redor”. Ap 2.4 diz que a igreja Éfeso tinha abandonado o primeiro amor.
- I João 4.16 diz que Deus é amor, e aquele que permanece no amor, permanece em Deus e Deus nele.

9. Dracma do amor a palavra de Deus
- Há muitos crentes mortos, com vida espiritual zero. Com suas vidas sem sentido, nada tem graça. Na parábola do filho pródigo (Lucas 15.24) o pai diz assim: este meu filho estava morto e reviveu estava perdido e foi achado. Houve atitude positiva.
- Salmo – 1. 1,2 ( bem aventurado o varão que não anda segundo o conselho dos impios e nem se detém no caminho dos pecadores nem se assenta na roda dos escarnecedores , antes tem o seu prazer na lei do senhor e na sua lei medita de dia e noite.
- Josué : cap. 1/8 – ( não se aparte da tua boca o livro da lei antes, medita nele dia e noite para que tenhas cuidado de fazer conforme tudo que nele está escrito, então farás prosperar o seu caminho e então prudentemente te conduzirás.
- Você sabe o que Deus estava falando para Josué e está falando para você que o sucesso da sua vida depende de você viver a palavra, alimentar da palavra amar você meditar , guardar a palavra no seu coração.
- Quantos não tem dado importância a palavra de Deus , quantas pessoas tem desprezado a palavra de Deus, meditar na palavra não faz parte de sua vida diária, perdeu o amor pela palavra de Deus.Tem pessoas que tem vergonha de carregar a bíblia sagrada , já está bastante tempo na igreja e não tem amor pela palavra de Deus. Tem amado mais as coisas do mundo do que a palavra de Deus , a Bíblia não tem prioridade na sua vida.
- Quero falar para você nesta noite a palavra de Deus produz esperança ( Salmo 119/81 – o salmista declara – desfaleceu a minha alma esperando pela sua salvação, mas confiei na tua palavra) ela produz avivamento ela produz vida , vida com abundancia.
- A palavra de Deus não esta presa , sabe porque ela jamais volta vazia - Salmo 112/6 ( A PALAVRA DE DEUS E PURA ) ( ELA E ETERNA ) ( ELA E VERDADEIRA ) (ELA E INSPIRADA ) ( ELA E FIEL ) ( DIZ O SENHOR ELA FAZ PROSPERAR O SEU CAMINHO )

10. Dracma da salvação.
- Têm muitos que estão na igreja, mas não se sente salvo. Seu nome foi riscado do Livro da vida. Quando se perde a certeza da salvação, o inimigo aproveita para bombardear nossa mente.
- Em atos 4.12 diz que não há salvação em nenhum outro nome abaixo do céu pelo qual importa que sejamos salvo.
- Se eu aceitei Jesus como meu salvador, o pecado não pode mais me dominar, então tenho que proibir satanás de invadir minha mente.
- O que precisamos fazer para recuperar a dracma perdida? Talvez você tenha meditado: “Meu Deus, eu perdi a minha salvação, o meu primeiro amor, e não percebi…”.
- Hoje é um bom dia para você buscar o que você perdeu. Mas para você achar o que foi perdido tem que tomar algumas atitudes necessárias:

1. Acender uma candeia. Significa abrir um clarão de luz em meio às trevas, e procurar enxergar claramente para achar o que se perdeu.
- Jesus é a nossa Luz, só Ele pode te mostrar o que e onde você perdeu. João 8:12

2. Temos que varrer a casa. Limpar tudo, (coração) vê se há em mim algum caminho torto. Salmo 139:23-24; Eclesiastes 9:8
- O nosso coração é a morada do Espírito Santo, precisa estar limpo, varrido, arejado, para que o Espirito Santo tenha total liberdade para fazer morada.
- Procure diligentemente, se esforce se empenhe, não desista, insista, até achar.

3. Por último: faça uma grande festa.

Nenhum comentário:

Postar um comentário