15 março 2017

A INFIDELIDADE CONJUGAL (Provérbios 6.32)

- A infidelidade conjugal traz sérias consequências a toda a família. Por isso, Deus abomina tal prática.
- Para as pessoas que não seguem os desígnios divinos, a infidelidade conjugal é vista como prática socialmente aceitável. Contudo, de acordo com a Bíblia, o adultério é e continuará a ser uma ofensa ao próprio Deus.

I – ADULTÉRIOS, UM GRAVE PECADO

1) Conceito e origem da palavra: A palavra adultério vem do latim adulterium, que significa “dormir em cama alheia”. Já o dicionário Bíblico Wycliffe (CPAD) define adultério como sendo a relação sexual entre uma pessoa casada com oura que não é o seu cônjuge.

2) É preciso vigiar: A infidelidade conjugal é um processo maligno que tem início na mente, por isso, tomemos muito contato com que vemos e pensamos (Salmo 101.3; Filipenses 4.8) e principalmente vigiemos e oremos constantemente para não cairmos nas astutas ciladas do Diabo (Efésios 6.11).

3) Buscar a presença de Deus e não desprezar o cônjuge: Muitos obreiros, por falta de orientação, acabam dedicando-se excessivamente ao ministério eclesiástico em detrimento da família. O resultado é que a esposa e os filhos deixam de receber atenção e carinho. É bom dedicar-se a obra de Deus, contudo a família não pode ser esquecida.

“O ADULTÉRIO É UM GRAVE PECADO. POR ISSO, O CÔNJUGE DEVE VIGIAR, BUSCAR A PRESENÇA DE DEUS E JAMAIS DESPREZAR O OUTRO”. 

II – AS CONSEQUÊNCIAS DA INFIDELIDADE

1) Afastamento de Deus: O pecado, a princípio, pode ser até “prazeroso”, mas o preço a ser pago é muito alto; não vale a pena; traz sofrimento e muita dor. Alguns minutos de prazer ilícito podem levar um homem, ou uma mulher, para o inferno, para a perdição eterna (1 Corintios 6.10). Deus é santo e não aceita o pecado.

2) Morte Espiritual: O pecado nos afasta de Deus, e quando nos afastamos dEle, morremos espiritualmente. O adultério leva à morte espiritual, às vezes até a morte física.

3) Um lar despedaçado: O adultério aflige toda a família, principalmente no que diz respeito aos filhos, que sempre são os mais prejudicados. Assim devemos amar muito nossa família, pois a falta de amor prejudica o casamento e abra a brechas à deslealdade.

“A INFIDELIDADE CONJUGAL AFASTA A PESSOA DE DEUS, MATA A ESPIRITUALIDADE E DILACERA O LAR”.

III – CONSELHOS CONTRA A INFIDELIDADE

1) Fuja das tentações: É preciso ser prudente e evitar o mal. Ane o perigo, façamos como José. Ele preferiu fugir a pecar contra Deus, sendo abençoando por tal atitude (Gn 39-41).

2) Honre o seu cônjuge: Há maridos que se envergonham de seus esposas, contudo, tal ato é condenado pelo Senhor, pois envelhecer junto à mulher amada é um privilégio. Portanto, honre seu cônjuge dando-lhe o apreço e o respeito necessários.

3) Aprecie seu cônjuge: Ter apreço significa vê-lo como algo valioso. Em Lucas 12.34 diz que “onde estiver o vosso tesouro, ali estará também o vosso coração”. Valorize-o e alegrem-se juntos no Senhor. Não busque jamais beber água de outra cisterna (Provérbios 5.1-23).

“ALGUNS CONSELHOS CONTRA A INFIDELIDADE NO MATRIMÕNIO: FUJA DAS TENTAÇÕES; HONRE SEU CÔMJUGE E O APRECIE”.

CONCLUSÃO 
- Para que tenhamos uma vida conjugal bem-sucedida precisamos investir diariamente em nosso relacionamento. É necessário orar, vigiar e demonstrar afeto, apreço, investir no diálogo franco e não abrir mão do respeito. Uma família bem constituída é uma benção para a obra de Deus.

Fonte: CPAD

Nenhum comentário:

Postar um comentário