17 setembro 2015

TRANSFORMANDO O NOSSO CARÁTER

- O nosso Deus tem prazer em transformar vidas, mudar comportamentos, restaurar o homem... 
- Cada personagem bíblico que foi trabalhado por Deus foi transformado. Alguns precisavam até mudar de nome: Abrão para Abraão; Sarai para Sara; Saulo para Paulo; Talvez a maior mudança no caráter tenha acontecido com um homem que era enrolão, mentiroso, enganador... Jacó para Israel!
- Tudo isso fala de Transformação de Caráter, transformação do interior, da alma. Não adianta nada a pessoa mudar exteriormente sem ter mudado interiormente! Muitos acham até que ninguém muda o caráter... Pois nós conhecemos um Deus que Muda...!

I – ATRAVÉS DE HÁBITOS SALUTARES
Ilustração: É como mudar um hábito alimentar... É necessário determinação, disposição, força de vontade... Talvez eu tenha exagerado, pois mudar o caráter é bem mais fácil...!
1 – Isso não acontece da noite para o dia, salvo exceções: Esse processo é uma Santificação que conquistamos dia após dia...;
2 – Isso não acontece sem “Dor”: Mudar o caráter vai trazer “falsas dores” na carne, assim como na “crise de abstinência” no tratamento de dependentes químicos...;
3 – Isso não acontece sem Esforço: É preciso lutar para Mudar o Caráter, mudar Maus Hábitos, Livrar-se de influências pecaminosas...;
4 – Isso acontece adotando-se Bons Hábitos: “Os hábitos de um homem tornam-se seu caráter”; Você é o que faz; Vejamos alguns hábitos a serem adotados: Oração, Adoração, Leitura Bíblica.
- Ilustração: Paulo ensina bons hábitos p/os crentes: Efésios 4:25 a 5:1-4;
5 – Isso Acontece Adotando-se “BONS AMIGOS”: I Corintios 15:33.

II- ATRAVÉS DE UM DISCIPULADO EFICAZ
Ninguém consegue mudar seu caráter sozinho!Você vai precisar de ajuda! Você vai precisar confiar em alguém! E esse alguém é o seu Discipulador!
1 – Confissão: Tiago 5:16 / I Tessalonicenses 5:11. Jesus nos mandou fazer Discípulos e no Discipulado Ninguém Anda Sozinho! Essa não é uma caminhada solitária... Jesus nos deixou o Seu Espírito... E também nos deixou nossos Discipuladores...! Precisamos “Uns dos Outros”!
2 – Modelo Exemplar: I Cor 11:1 – Esse é o nosso Padrão...! E como Discipuladores, precisamos ter um Caráter de Excelência, pois seremos Modelo para formar outros... Não queremos reproduzir nos outros os nossos erros, defeitos e falhas de caráter...!
3 – Submissão e Humildade: Sem a Humildade de se deixar tratar, sem estarmos Submissos a alguém que exerça autoridade sobre nós, jamais avançaremos no Discipulado, no Moldar o Caráter. Precisamos delegar a alguém a Autoridade sobre nós!
- Ilustração: Pastor me pedindo: “Mande em mim”!
4 – Prestação de Contas: Tudo o que fizermos, devemos prestar contas a alguém! Não somos “soldados sem quartel, sem general”, Não fomos largados no mundo sem termos uma Autoridade sobre nós, sem termos responsabilidades ou sem alguém a quem devemos dar satisfação. Deus instituiu Suas Autoridades Representativas para Cuidar de Nós! Romanos 13:1-6!!!
5 – Novas Ações: Mudamos o nosso Caráter quando Mudamos as nossas Atitudes! O Evangelho traz Mudança de vida, mente, comportamento, caráter... Conversão é “mudar de rumo”!
6 – Confrontação: I Corintios 4:14 “Não vos escrevo essas coisas p/vos envergonhar, pelo contrário, para vos admoestar como a filhos...”! Ás vezes o Discipulador fica com vergonha de “Admoestar/Confrontar”...!!!

III- ATRAVÉS DA AÇÃO PODEROSA DE DEUS
- Deus nos criou a Sua Imagem e Semelhança, mas com o Pecado, essa Imagem foi “desfigurada, deturpada, desviada”. Só Deus é quem pode restaurar essa Imagem d'Ele em cada um de nós, pois Ele sabe como nos fez, Ele nos conhece, Ele nos projetou...
- Ilustração: Deus mostrou esse trabalho de Transformação de Caráter a Jeremias, levando-o a um Oleiro: Jeremias 18:1-6,11!
- Quando existe algum mau hábito que tem deformado o nosso caráter, devemos entregá-lo ao Senhor e confessar para Ele e dizer: Sr.! Não Consigo... Aí Ele vem com a sua Misericórdia e Amor e Faz um Milagre...!

CONCLUSÃO:
-  Deus Mudou o Caráter de Vários Líderes, sem Nunca Desistir deles, mas “Os Disciplinou”: Moisés, Jacó, Davi, Pedro, Eu, Você, Nós e os Nossos Futuros Discípulos...!!!
- Hoje, até no Mundo Secular as Empresas tem Valorizado as Pessoas de Bom Caráter e estão Descartando as de Mau Caráter...!!!
- Descobri numa Leitura de um Livro sobre Liderança que o que mais Derruba Líderes no Mundo Não é Falta de Preparo ou Conhecimento, mas Falta de Caráter!
- Essa Mudança começa com uma Decisão, aí vem uma Ação, da Ação vem uma Prática, da Prática vem o Costume e do Costume vem o Caráter...!



Fonte: MonteSiao.pro.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário