25 setembro 2015

PROMESSA DE PROVISÃO (Filipenses 4:19)

- Em toda a Escritura, Deus promete aos fiéis que Ele proverá para eles. História após história demonstra a capacidade incrível do Pai ao satisfazer as necessidades de Seus filhos; físicas, emocionais e espirituais.
- Deus assume total responsabilidade por nossas necessidades quando O obedecemos. Se nossos pedidos estão aparentemente sem resposta, devemos avaliar cuidadosamente a nós mesmos. Por quê? Sem perceber, podemos estar prejudicando a resposta à nossa oração.

I. O que a Palavra de Deus diz?
A. As promessas das Escrituras:
1. Jesus disse aos Seus discípulos para não se preocupar com comida ou roupa (Mateus 6:25-26). Uma vez que o Pai cuida até mesmo das aves do céu, certamente podemos contar com ele para cuidar de nós.
2. Deus não retém coisas boas daqueles que vivem retamente (Salmos 84:11). Quando colocamos nossa confiança inteiramente no Senhor, Ele oferece o melhor para nós (Salmos 81:10, 16).

B. Exemplos bíblicos:
1. Abraão: O Senhor permitiu que o patriarca e sua esposa tivessem um filho na sua velhice.
2. Moisés: Deus usou Moisés para libertar seu povo do cativeiro egípcio.

II. Possíveis causas de necessidades não satisfeitas.
A. Nós confundimos necessidades com desejos. 
- Devemos avaliar se o nosso pedido é um desejo ou uma necessidade. Peça ao Pai para ajudá-lo a discernir entre os desejos e os essenciais. Lembre-se que Ele sabe o que nos falta, mesmo antes de dizer a Ele (Mateus 6:8).

B. Nós reivindicamos a Escritura, mas fora do contexto. 
- Filipenses 4:19 diz: "O meu Deus, segundo as suas riquezas, suprirá todas as vossas necessidades em glória, por Cristo Jesus" Esta promessa não se aplica àqueles que vivem em rebelião contra ele. Às vezes, o Senhor adia a resposta as nossas orações até que Ele possa lidar com uma área de pecado em nossa vida.

C. Nós não pedimos. 
- "Pedi, e dar-se-vos-á; buscai, e encontrareis; batei, e abrir-se-vos-á" (Mateus 7:7). Você vai ao Senhor com os seus pedidos? Se não, você não pode esperar receber as coisas dele. Mas tenha certeza de que seus motivos são puros, porque o Pai não vai premiar o egoísmo (Tiago 4:3).

D. Nós não conseguimos fazer a nossa parte. 
- Deus não vai fazer o que você está equipado para fazer. Por exemplo, você deve trabalhar, a menos que uma deficiência o impeça de permanecer em um emprego (II Tessalonicenses 3:7-10).

E. Nós nos recusamos a esperar no tempo de Deus. 
- Não se apresse em algo ou tente pressionar o Senhor. Muitas pessoas perdem presentes maravilhosos, porque eles se recusam a seguir agenda de Deus.

F. Nós não estamos abertos aos métodos do Senhor. 
- Não diga a ele como atender sua necessidade. Às vezes, Deus proverá através de pessoas que você não conhece ou de maneira que você menos espera.

G. Nós perdemos o foco. 
- Quando você pensa constantemente na sua necessidade, ela torna-se maior em sua mente, e como resultado, Deus parece menor. 
- Jesus disse aos seus seguidores "buscai primeiro o reino de Deus e a sua justiça, e todas estas coisas vos serão acrescentadas" (Mateus 6:33). Isso significa que o nosso principal objetivo deve ser o de honrar ao Senhor.

H. Não confiamos em Deus. 
- Nosso Salvador prometeu: "Por isso vos digo que tudo o que pedirdes, orando, crede que o recebereis, e tê-lo-eis;" (Marcos 11:24).
- Se Deus confirmou que Ele vai satisfazer suas necessidades, então você pode ter certeza que Ele vai fazê-lo.

Conclusão:
- Se você é um seguidor de Jesus, você tem um Pai celestial que está empenhado em satisfazer as suas necessidades. 
- Mas o que você deve fazer quando parece que Deus não está trabalhando ao seu favor? Caia de joelhos diante dele e ore: "Senhor, mostre-me onde estou errando, ou dai-me paciência para esperar em Ti, se não é ainda o tempo” 
- Mesmo quando o Pai parece distante, Ele nunca para de trabalhar em sua vida. Deus será fiel às suas necessidades no momento certo e na sua maneira perfeita. Ele é capaz de fazer "muito mais abundantemente além daquilo que pedimos ou pensamos" (Efésios 3:20). O Senhor se deleita em dar-lhe o seu melhor. Basta obedecer a Deus e deixar todas as consequências com ele.

AldenirAraújo

Nenhum comentário:

Postar um comentário