05 setembro 2015

ENCONTREI A SAÍDA! (Salmos 55.1-13 Isaias 55)

1. O homem sempre está em busca de alguma coisa:
a. Busca de dinheiro.
b. Busca de prazer.
c. Busca de posição.
d. Busca dos vícios.
e. Busca de poder.

2. "QUERO FALAR SOBRE UMA BUSCA UM POUCO DIFERENTE DAS BUSCAS DESTA VIDA: A BUSCA DE DEUS. POR QUE DEVEMOS BUSCAR A DEUS?"

I - DEVEMOS BUSCAR A DEUS, PORQUE ISTO É A ÚNICA SAÍDA

1. Vs. 2, "Porque gastais o vosso dinheiro naquilo que não é pão e o fruto do vosso trabalho naquilo que não pode satisfazer".

2. Olhando para o contexto do Livro de Isaías, podemos ver que o profeta profetizou num tempo de grande apostasia religiosa, e o povo estava envolvido tremendamente em práticas pecanimosas, como culto formal, injustiça social, idolatria. Pelo que podemos notar neste capítulo, o povo estava procurando saídas dentro de sua situação pecaminosa. As coisas que aparentemente dão satisfação e contentamento ao homem neste mundo, são como que gastos desnecessários e trabalhos sem proveito. É como comprar algo que não necessitamos e trabalhar sem receber.

3. Porém, o pecado tem conseqüências mais sérias e deve ser tratado com todo cuidado. Não se resolve o problema do pecado com dinheiro, ou com poder. O Exemplo de Davi, em seu pecado com Bate Seba.

4. A única forma de tratar com o pecado é buscar a sua solução naquele que o conhece profundamente, o nosso Deus. "Deixe o ímpio o seu caminho e o homem maligno os seus maus pensamentos e converta-se ao Senhor", Vs. 7. A forma é deixar o pecado e voltar-se para Deus, pois Ele através de Jesus, tem a solução definitiva para o pecado. Vejamos alguns textos bíblicos:
a. Isaias 53.12, "Portanto derramou a sua alma na morte, foi contado com os transgressores, contudo levou sobre si o pecado de muitos e pelos transgressores intercedeu".
b. Hebreus 9.28, "Assim também Cristo tendo-se oferecido uma vez para sempre para tirar os pecados de muitos, assim aparecerá segunda vez, sem pecado aos que o aguardam para salvação".
c. 1 Pedro 2.24, "Carregando Ele mesmo em seu corpo, sobre o madeiro os nossos pecados, para que nós, mortos aos pecados, vivamos para a justiça. Por suas chagas fomos sarados".
d. 1 João 3.5, "Sabeis também que Ele se manifestou para tirar os pecados e nele não existe pecado".

5. Perguntamos, então: Qual é a única saída para o pecado? Poder, dinheiro, casamento, etc. Se você procura qualquer uma destas saídas para o pecado, jamais você encontrará a solução. Buscar ao Senhor é a única saída.

II - DEVEMOS BUSCAR A DEUS, PORQUE A OPORTUNIDADE TERMINARÁ

1. Vs. 6, "Buscai ao Senhor, enquanto se pode achar e invocai-o, enquanto esta perto". Muitas pessoas procuram adiar sua decisão para servir a Deus, dizendo que ainda não é o tempo certo, ou que é ainda muito jovem e precisa gozar a vida, usando ainda, muitas outras desculpas esfarrapadas.

2. Porém, a Palavra de Deus, é clara. A porta da oportunidade se fechará a qualquer momento. Em primeiro lugar, devo alertá-lo que você pode morrer a qualquer momento. Em segundo lugar Jesus pode voltar brevemente e então, não haverá mais oportunidade para você. Sobre a volta de Jesus, vamos ver alguns textos:
a. Lucas 21.27, "Então se verá o Filho do Homem, vindo nas nuvens, como poder e glória".
b. Atos 11.11, "E lhes perguntaram, varões galileus, porque estais olhando para as alturas? Este Jesus que dentre vós foi assunto ao céu, assim virá do modo como o vistes subir".
c. 2 Pedro 3. 7-10, "7 Mas os céus e a terra de agora, pela mesma palavra, têm sido guardados para o fogo, sendo reservados para o dia do juízo e da perdição dos homens ímpios. 10 Virá, pois, como ladrão o dia do Senhor, no qual os céus passarão com grande estrondo, e os elementos, ardendo, se dissolverão, e a terra, e as obras que nela há, serão descobertas".
d. Mateus 25.31-32, "Quando vier o Filho do Homem, na sua majestade e todos os anjos com Ele, então se assentará nos Trono da sua Glória. E todas as nações serão reunidas na sua presença e Ele separará uns dos outros, como o pastor separa dos cabritos, as ovelhas".
e. 2 Tessalonicenses 5.2-3, "O dia do Senhor, virá como ladrão de noite; pois que quando disserem: Há paz e segurança, então lhes sobrevirá repentina destruição, como as dores de parto daquela que está grávida, e de modo nenhum escaparão".

3. "Buscai ao Senhor, enquanto se pode achar". Quando deve-se, então, buscar ao Senhor? Amanhã, a semana que vem, etc. Deve-se buscar ao Senhor agora, pois não sabemos o dia e nem a hora que o Senhor Jesus há de voltar. 

III - DEVEMOS BUSCAR A DEUS, PORQUE ELE ESTÁ PRONTO PARA RECEBER O PECADOR ARREPENDIDO

1. Vs. 7, "Deixe o ímpio o seu caminho, e o homem maligno os seus pensamentos e converta-se ao Senhor, que se compadecerá dele, torne para o nosso Deus, porque grandioso é em perdoar". Por pior que seja o estado em que você vive, o nosso Deus está pronto a recebê-lo como filho. Vejamos alguns exemplos:
a. Vs. 3, "Inclinai os vossos ouvidos e vinde a mim; ouvi e a vossa alma viverá, porque farei convosco um concerto perpétuo, dando-lhes as firmes beneficências de Davi".
b. Salmo 34.4, "Busquei ao Senhor e Ele me respondeu, livrou-me de todos os meus temores".
c. Jesus falando aos seus discípulos, disse: "Vinde a mim todos vós que estais cansados e oprimidos e eu vos aliviarei", Mateus 11.28. Jesus coloca-se à disposição do homem para lhe dar vida eterna.
d. Vejam novamente Jesus: João 6.37, "Todo o que o Pai me dá, virá a mim, e o que vem a mim, de maneira nenhuma, o lançarei fora". O homem que busca a Deus, é recebido sem cerimônias.
e. Jeremias 29.13, "E buscar-me-eis e me achareis, quando me buscardes de todo o vosso coração". Note que para buscar ao Senhor, é necessário satisfazer uma condição, ou seja, buscá-lo de todo o coração.
f. Deus não está longe do homem. Veja o Salmo 145.18, "Perto está o Senhor de todos os que o invocam, e de todos os que o invocam em verdade".

2. É necessário uma disposição de sua parte para que você possa alcançar o Deus atingível, o Deus que te escuta e pode salvar-te. Ele te espera de braços abertos. A própria posição de Jesus na cruz, sugere este interesse que Deus tem em você.

CONCLUSÃO:
1. Você deve buscar a Deus, porque Ele é a única saída para o teu pecado. Sem Deus você morrerá em teus pecados.
2. Você deve buscar a Deus, porque a porta da oportunidade estará se fechando a qualquer momento. Jesus está às portas para voltar e buscar sua Igreja e ainda você pode contar com a visita inesperada da morte.
3. Você deve buscar a Deus, porque Ele está bem perto de cada um de nós, Salmo 145.18, "Perto está o Senhor de todos os que o invocam, e de todos os que o invocam em verdade".
4. Não crente: Busque ao Senhor nos teus problema. Ele é a única saída, Jeremias 29.13, "E buscar-me-eis e me achareis, quando me buscardes de todo o vosso coração".
5. Busque ao Senhor, descanse nele os teus cuidados. "Entrega o teu caminho ao Senhor; confia nele, e ele agirá", Salmo 37.5.

EduardoCésarS.deOliveira

Nenhum comentário:

Postar um comentário