23 setembro 2015

HONRA O TEU PAI E A TUA MÃE (Efésios 6.2)

- Há muito tempo, o relacionamento entre pais e filhos tem sido um dos dramas da sociedade. Mas nunca, na história, houve tanta possibilidade de mudanças. Muitos debates, literaturas e palestras por vários canais de informação, têm sido disponibilizados para que aconteça uma transformação nos lares, no entanto, a cada dia que passa, mais notícias negativas e estarrecedoras têm chegado até nós.
- Filhos que não valorizam e se rebelam contra a figura paterna e materna, e por isso vivem uma vida fora do alcance das bênçãos de Deus. Escrevendo uma história medíocre de sua própria vida. 
- Mas há princípios nas Escrituras que se forem resgatados, veremos mudanças em todo contexto da sociedade. Vamos começar:

1. DEVERES DOS FILHOS
- Os deveres dos filhos passam pela obediência, pela honra, pela proteção aos pais, principalmente quando estes chegam à idade mais avançada.
- Neste contexto de ajuda aos pais, o filho tem o dever de diminuir os sacrifícios dos pais na sua própria educação e criação, nem que seja por gratidão.
-  Os filhos também devem ser estudiosos, trabalhadores, respeitadores, humildes e disciplinados.
- O filho inteligente não espera sofrer consequências para saber que não obedeceu aos seus pais, ao quais, possivelmente, estavam certos.

2. COMPREENSÃO DOS FILHOS
- Os filhos precisam compreender que a responsabilidade dos pais é muito mais do que ser amigos.
- A função dos pais é diferenciada (proteção, provisão, disciplina).
- Os pais precisam muitas vezes corrigir e ensinar o caminho certo para que seus filhos não sofram mais tarde.
- Mas não se pode negar que muitos pais exageram, com a superproteção, que não contribui em nada na formação das crianças.
- O excesso de zelo pode acarretar problemas futuros. 
- A intromissão exagerada pode começar na vida dos filhos pelo namoro, depois na vida profissional e há casos que os pais decidem até o futuro de seus filhos.

3. CONSCIÊNCIA DOS FILHOS
- É necessário aos filhos saberem o que os pais representam, assim eles não serão tratados de qualquer maneira nem ridicularizados pelos próprios filhos.
- É necessário também aos filhos saberem que os pais são responsáveis pela existência deles; desde cedo lhes ensinaram as primeiras letras, deram o leite e trocaram as fraldas; não os deixaram abandonados e, muitas vezes, deixaram de se alimentar para matar a fome deles; deixaram de comprar algo para si para investir neles; e, no frio, não só entregaram seu próprio cobertor para agasalhá-los como usaram de seu corpo para aquecê-los.

CONCLUSÃO
- Cada filho não deve querer chegar à condição em que chegou o filho pródigo, o qual só deu valor aos pais depois de perder tudo e sofrer desprezo, nostalgia e fome.
-  Foi cuidar dos porcos, a maior vergonha para os judeus, pois não somente o serviço era desagradável, mas para um judeu ortodoxo era um serviço impuro.
- Os filhos precisam entender que os seus pais são dádivas do Senhor.
- Então, que cada filho valorize intensamente e incondicionalmente a seus pais.

Revista: PONTOS SALIENTES DA NOSSA FÉ

Nenhum comentário:

Postar um comentário