10 março 2011

A MULHER SÁBIA (Provérbios 14:1)


- A mulher precisa ter qualidades, das quais, depende a felicidade do lar.
- Lar doce lar. Provavelmente você já ouviu esta frase antes. Ela se completa por si mesma, e é o alvo de muitas famílias, esconde dentro dela uma realidade conhecida por poucos, a qual pode ser definida pelas palavras de Salomão: Toda mulher sábia edifica a sua casa, mas a tola a derruba com suas próprias mãos (Provérbios 14:1). 
- Em outras palavras, Deus está nos dizendo que a mulher precisa ter qualidades, das quais, depende o bom sucesso do seu lar. Não haverá um lar doce e feliz sem uma mulher sábia. Para confirmar o que estamos dizendo estudaremos a vida da mulher Sunamita (2º Reis 4:8-37).

A mulher sábia há de ter os olhos voltados para a obra do Senhor; v. 9
- A mulher sábia há de ter contentamento; v. 13. Em Provérbios 30:21,23 somos informados que a terra se alvoroça... “com uma mulher aborrecida (sem contentamento, descontente com o que recebe de Deus) quando se casa." 
- Algumas mulheres não precisam de muita coisa para se aborrecer. Se uma agulha se perde o mundo o ouvirá. Pensemos no descontentamento de algumas mulheres e em como isso afeta seus filhos, e muito mais, seus maridos. Não poderá o marido viver alegre, afinal, quem deveria alegrar-lhe está sempre triste e reclamando. 
- A Sunamita era jovem, provavelmente bonita, e, sendo casada com um homem bem mais velho, estava impossibilitada de ter filhos. 
- Para uma mulher daquele tempo isso era uma sinal muito triste. Podia ela viver sempre aborrecida, mas não, ela estava satisfeita. Quando o profeta quis devolver a benfeitoria, ela prontamente recusou, alegando: Eu vivo feliz no meio do meu povo. Para ela o simples fato de viver entre as pessoas que a amava e a respeita já era motivo de ser feliz. 
- Seria bom se todos tivessem consciência de quando estão realmente bem. O coração contente não precisa de muito para sentir-se feliz e em paz. Ao contrário isso é o espírito de descontentamento que paira sobre muitas mulheres. Tal foi o caso de Raquel, que numa condição igual a da Sunamita disse ao seu marido: Me dá filhos senão eu morro. Além de viver descontente culpa o marido pelo fato (Provérbios 30:15; 17:1).

A mulher sábia atrai as bênçãos do Senhor; v. 14-17
- Sim, afinal, Deus não é injusto para se esquecer do vosso trabalho (Hebreus 6:10). Os lares mais felizes e abençoados são aqueles onde a mulher edifica um espírito de contentamento e gratidão, pois, mesmo as bênçãos não pedidas e inesperadas chegam como recompensa do temor ao Senhor. 
- Deus tem prazer em contemplar o desejo secreto. ...Porque, vosso Pai sabe o que vos é necessário antes de vós lho pedirdes (Mateus 6:8). Veja a Sunamita. Mesmo sem pedir, Deus lhe deu um filho. Uma mãe e esposa contente é uma mãe e esposa que espera em Deus, e é isso que ela deve transmitir aos filhos e marido.

A mulher sábia tem a confiança da sua família; v. 18-19
- Como é bom ter alguém com quem podemos contar sempre. Veja o desespero desse velho homem quando seu filho ficou doente. Que poderia ele fazer com as dores do seu filho? Mas ele tem uma auxiliadora, e sabe que pode contar com ela. Sua ordem ao servo expressa isso: Leva-o a sua mãe. “E ele o tomou e o levou a sua mãe; e esteve sobre os seus joelhos...”. O filho precisa de um colo e o marido de um ombro. Você é uma mulher assim? Seu marido pode contar com você nas horas mais difíceis? És tu um amortecedor dos impactos? Que seja! Faça tudo para ser.
- Sua família precisa de você. O marido precisa de uma mulher em quem confiar, pois esse é o propósito de Deus para a esposa, ou seja, ser-lhe uma adjutora para que o coração do seu marido está nela confiado (Provérbios 31:11,12).

A mulher sábia não é alvoroçadora; v. 20-23
- Este é o ponto X da questão para muitas mulheres.
- “A mulher louca é alvoroçadora; é néscia e não sabe coisa alguma." (Provérbios 9:13).
- Certamente não era esse o caso da Sunamita. O filho que recebera veio a adoecer e a morrer em seu colo. Poderia sair correndo, injuriando, amaldiçoando, e acusando seu marido pela fatalidade. Muitas mulheres são alvoroçadoras, ou seja, irrequietas, assustadas e barulhentas. - O comportamento de mulheres assim nos dias de angústia faz da casa um verdadeiro campo de guerra. Sua agitação e gritaria causa tamanha confusão no lar que todos tendem a escapar de sua revolta. Mas a mulher Sunamita é sábia, e seu comportamento no dia da adversidade mostra uma calma impressionante que é fruto da fé verdadeira. Nenhuma palavra louca saiu de seus lábios. Imediatamente ela pensou em Deus, e foi logo falar com aquele que o representava. Do marido pede apenas algumas providências materiais, e para não abalá-lo, diz-lhe: Não se preocupe. De fato, quando a mãe e esposa tem seu coração confiado em Deus o lar goza calma. Sim, tudo o que Deus faz é bom!
1. O alvoroço de Sara trouxe Ismael ao mundo. 2. O alvoroço de Rebeca quase causou um assassinato (Gênesis 27:13).
Melhor é morar numa terra deserta do que com a mulher rixosa e iracunda. (Provérbios 21:19).

A mulher sábia confia seus filhos e marido apenas a Deus; v. 25
- Enquanto a maioria das pessoas de seu tempo consultaria os ídolos (I Re 1:2) a Sunamita vai diretamente a Deus. É fato que o desespero tem feito muitas mães e esposas levarem sua casa para a idolatria, para os charlatões da fé, e para o espiritismo. A Sunamita tem consciência de que somente Deus pode ajudá-la. Tinha tal confiança na bondade de Deus, que estava pronta para crer que Ele restauraria o que havia agora retirado. 
- Finalmente o filho amado foi restaurado vivo à sua mãe. Colocar um filho nas mãos de Deus e tê-lo eternamente, não se esquecendo que também é seu dever fazer isto para seu marido. Que o esforço maior de uma mãe e esposa seja o de por seus filhos e marido nas mãos do Senhor.

3 comentários:

  1. Que pena que muitas mulheres não conhece essa responsabilidade que Deus nos dá.Outrora eu era cega,surda com relaçao a palavra de Deus.Mais hoje eu alcancei a graça e a misericordia de Deus,queria eu ter nascido já conhecedora, muitas coisas teria eu evitado,mais mesmo assim, eu louvo o meu Senhor por ele ter achado graça em mim.Obtigada Deus bondoso.

    ResponderExcluir
  2. amém eu recebo essas ricas importantes palavras .

    ResponderExcluir