14 março 2011

OS VENTOS CONTRÁRIOS


- Após a realização do milagre da multiplicação dos pães, Jesus ordena que os seus discípulos entrem no barco e atravessem para o outro lado do mar da Galileia.
- Ao cair da tarde, enquanto Jesus ora a sós com o pai, os discípulos encontram-se no meio do mar, açoitado pelas ondas, numa terrível tempestade, porque o vento era contrário.
- Consultando dicionário Aurério vi que tempestade significa: agitação violenta da atmosfera às vezes acompanhada de chuva, de granizo, de vento ou trovão.
- Grande estrondo, grande perturbação, agitação, desordem, etc.
- Na verdade, os discípulos, estão vivendo momentos de intenso terror, sofrimento indescritível, um verdadeiro caos.
- E a situação de desespero é extremamente prolongada, durou na verdade a noite inteira:
- Os judeus dividiam a noite em quatro vigílias:
  • a primeira ia das seis as nove;
  • a Segunda das nove as doze;
  • a terceira das doze as três;
  • a Quarta das três as seis da manhã.
- Por isso, era provavelmente de madrugada quando Jesus apareceu, ou foi visto pelos discípulos.

I. QUANDO OS VENTOS SÃO CONTRÁRIOS LEVANTA-SE GRANDES TEMPESTADES. V 24
- As tempestades podem ser enviadas:
  • como castigo divino. (Gn 19:24-28; Ap 16:1-21)
  • como sinal (Ex 19; Ap 8:1-5)
  • fala do dia mau (Ef 6:13)
  • Fala de sofrimento, lutas, perseguições, etc.
II. OBJETIVA LEVAR-NOS PARA O FUNDO DO POÇO v. 30.
Ler Salmos 124
- Os versos 4 e 5 deste salmo declaram que se não fosse o Senhor que estivesse ao nosso lado a catadupa ou a queda de grandes porções de água corrente, as cataratas, as cachoeiras ou corredeiras da vida o teriam engolfado. Sua alma teria sido arrojada do alto dos penhascos junto com os saltos de água ciclônicos, sem que lhe houvesse sido possível prever a catástrofe, a hecatombe histórica de sua vida.
- A idéia imediata que vem a mente, ao dar com os olhos na palavra submergido é a de alguém que estar emparedado no escuro poço, e a água caindo, e caindo, e caindo lá dentro; e subindo, e subindo, e subindo, cada vez mais, e com ela a agonia subindo junto enquanto nenhuma salvação possível chega.
- Muitos se sentem, sufocados, sem ar, aflitos, desesperados, sentem que a vida lhes foge, que estão perdendo os últimos recursos de sobrevivência. Esta é um figura que espelha uma situação agônica diante de realidade sufocantes, que nos tiram toda possibilidade de respirar.
- Entre essas realidades asfixiantes uma das mais terríveis do ponto de vista existencial são as dívidas quando elas vêm é como se estivéssemos afundando, nos afogando, submergindo num atoleiro que nos vai engolindo pés, e pernas, e tronco, e braços, chegando ao nariz – algo terrível.
- As doenças
- As tragédias.
- Davi porém, nos dá um grande alento ao coração quando nos diz que por pior que seja o dilúvio, não há torrentes ou águas impetuosas que possam ser maiores do que a capacidade do Senhor de nos livrar para a glória do seu nome.

III . PROVOCA O MEDO. V. 26
  • Há pessoas que tem medo de morrer;
  • De quem morre; (necrofobia)
  • Do escuro;
  • Do fracasso
  • Desemprego;
  • De ser rejeitada;
  • De água; (hidrofobia)
  • De altura;
  • De criança (pedofobia)
Ler o salmo 142
- Este salmo nos mostra que Davi está extremamente atribulado no verso 2 ele expressa perante Deus a sua queixa. No original hebraico a palavra pode ser melhor traduzida como pensamentos perturbados: ele está tendo uma convulsão mental, a milhões de idéias dominando-lhe a mente uma avalanche de raciocínios em contradição. E ele entra em pânico.
- No verso 1 se diz que ele está tão aflito, que quando ora, grita, tendo perdido a noção de falar comedidamente, segredar tranqüilamente a Deus suas confissões está tão aflito, que tudo quanto sabe fazer é gritar e desesperar-se. Nos dias atuais, há muitas pessoas que estão na caverna, gente atemorizada, gente deprimida, gente sufocada, gente angustiada, gente perseguida, sem saída.

IV. O QUE FAZER EM MEIO AOS VENTOS CONTRÁRIOS
  1. Ter bom ânimo verso 27. Ler salmo 27:14
  2. Não temer V. 27
  3. Clame ao Senhor v. 30
  4. Segure nas mão de Jesus v. 31

V. QUAIS OS RESULTADOS.
    Jesus virá ao teu socorro v. 25
    Ele te convida há andar com Ele sobre as águas
    Ele acalma o vento
    Ele faz cessar a tempestade
    Ele traz segurança e tranqüilidade

Nenhum comentário:

Postar um comentário