10 março 2011

PERSEVERANÇA


PERSEVERAR: O que é? Permanência num estado ou numa atitude, mesmo em caso de oposição ou fracasso. Romanos 5:3-5 (3-E não somente isso, mas também gloriemo-nos nas tribulações; sabendo que a tribulação produz a perseverança, E a perseverança a experiência, e a experiência a esperança; E a esperança não desaponta, porquanto o amor de Deus está derramado em nossos corações pelo Espírito Santo que nos foi dado) O que a perseverança ou o desejo de perseverar exige de nós?


1 – ESPERA:
- Isaias 64:4 (Porque desde a antigüidade não se ouviu, nem com ouvidos se percebeu, nem com os olhos se viu um Deus além de ti, que opera a favor daquele que por ele espera.) 
- Queremos tudo muito rápido, pra agora. Senão for agora não serve. O Senhor falou que fará algo, mas nós não sabemos esperar o tempo de Deus. 
- Achamos que se não acontecer agora, não precisa acontecer nunca mais.  Enquanto esperamos, ele trabalha em nós e por nós.

2 – PACIÊNCIA:
- Romanos 12:4-5 (Pois assim como em um corpo temos muitos membros, e nem todos os membros têm a mesma função, assim nós, embora muitos, somos um só corpo em Cristo, e individualmente uns dos outros.) 
- O nosso Deus sempre requer de nós a paciência . Muitas vezes nós até esperamos, mas sem paciência nenhuma. Nós reclamamos, murmuramos, falamos que não agüentamos mais, ficamos até com um biquinho pra Deus.

3 – CONFIANÇA:
- Na espera, tendo paciência, aprendemos a ter confiança. Se Deus falou vai cumprir, não importa o tempo, devemos confiar. 
- Na Bíblia vemos muitas histórias de homens e mulheres que perseveraram, mesmo com as circunstâncias provando o contrário, eles esperaram com paciência e confiança na promessa que Deus havia lhes dado, e se cumpriu. Ex. Noé, Abraão, Jacó

4 – RENÚNCIA:
- A renúncia nos fala de abrirmos mão do nosso próprio interesse. 
- Lucas 14:33 (Assim, pois, todo aquele dentre vós que não renuncia a tudo quanto possui, não pode ser meu discípulo.)
- Mateus 16:24 (Então disse Jesus aos seus discípulos: Se alguém quer vir após mim, negue-se a si mesmo, tome a sua cruz, e siga-me; pois, quem quiser salvar a sua vida por amor de mim perdê-la-á; mas quem perder a sua vida por amor de mim, achá-la-á) . Renúncia fala de cruz. Cristo é o mais exemplo de renúncia que temos. 
- A realidade é não gostamos de renunciar a nada. Muito menos a nossa vida por amor a Cristo. Renúncia fala de darmos a vez a outro, honrar o outro , preferir o outro em honra. Será que renunciamos? A perseverança exige-nos renuncia: do pecado, do tempo, dos talentos até, etc

5 – DOMÍNIO PRÓPRIO
- I Pe 1:6 (na qual exultais, ainda que agora por um pouco de tempo, sendo necessário, estejais contristados por várias provações,) Se eu não consigo dominar a mim mesmo, meus impulsos, minhas vontades, eu não conseguirei perseverar. Domínio próprio faz parte do fruto do Espírito – I Co 9:25 (E todo aquele que luta, exerce domínio próprio em todas as coisas; ora, eles o fazem para alcançar uma coroa corruptível, nós, porém, uma incorruptível.)
- No mundo, você pode tudo. Em Cristo, eu posso tudo que agrade a Ele. Precisamos nos dominar!!! Isso é perseverança. Satanás não quer que sejamos perseverantes, porque ele sabe que aquele que persevera alcança! - Galatas 5:7(Corríeis bem; quem vos impediu de obedecer à verdade?) - Hebreus 12:1(Portanto, nós também, pois estamos rodeados de tão grande nuvem de testemunhas, deixemos todo embaraço, e o pecado que tão de perto nos rodeia, e corramos com perseverança a carreira que nos está proposta,) - I Co 9:24.( Não sabeis vós que os que correm no estádio, todos, na verdade, correm, mas um só é que recebe o prêmio? Correi de tal maneira que o alcanceis.) Temos que ser perseverantes nas coisas pequenas.
- Tiago 1:4 (3-sabendo que a aprovação da vossa fé produz a perseverança; 4- e a perseverança tenha a sua obra perfeita, para que sejais perfeitos e completos, não faltando em coisa alguma.) – OBRA PERFEITA. A perseverança produz MATURIDADE para o caráter cristão. 
- O evangelho não é fácil como alguns pregam por aí. Ou somos ou não somos! Ou perseveramos ou voltamos para o lugar de onde viemos. Lucas 21:19 (Pela vossa perseverança ganhareis as vossas almas.) Romanos 2:7 (a saber: a vida eterna aos que, com perseverança em favor o bem, procuram glória, e honra e incorrupção;) O importante não é como começamos e sim como terminamos!!!

Precisamos ser fiéis:
 - Ao Senhor, ao nosso chamado, a nós mesmos. Que tenhamos peito para declarar como Paulo em II Timóteo 4:7 – Combati o bom combate, acabei a carreira, guardei a fé. 
Amado, confia no Senhor, Ele mesmo está trabalhando para que Suas promessas se cumpram em sua vida.
- Numeros 23:19 –(Deus não é homem, para que minta; nem filho do homem, para que se arrependa. Porventura, tendo ele dito, não o fará? ou, havendo falado, não o cumprirá?) Ele é o mesmo ontem e hoje e será eternamente!!! Espera, e enquanto espera, dê glórias a Deus!
        
(Texto extraído do Livro: O coração do Artista – p. 48-52)

Nenhum comentário:

Postar um comentário