30 março 2011

A MULHER VIRTUOSA (Rute 3.11b)

- O versículo que acabamos de ler, trata da história de uma mulher desprendida e marcada pelo poder de Deus, uma mulher que tem o perfil e um caráter de um Deus forte, ela venceu todo tipo de preconceito, pois sendo da descendência dos Moabitas, povo desprezado pelos judeus uma mulher gentia que se converteu a adoração ao Deus verdadeiro passando assim então a fazer parte de um dos antepassados de Jesus Cristo.
- Nesta mensagem estaremos discorrendo a respeito do perfil da mulher virtuosa, estaremos apresentando cinco características que fazem parte do caráter da mulher virtuosa, e assim como Deus trabalhou na vida de Rute Ele quer trabalhar em nossas vidas também. Mas qual seria então o perfil da mulher virtuosa?

1 – Ela é discreta “Como jóia de ouro em focinho de porco, assim é a mulher formosa que não tem discrição” (Pv 11:22)
- O seu comportamento é diferente, contrário ao das mulheres do mundo.
- Ela procura cuidar muito mais do seu coração do que do seu corpo, nunca procura chamar atenção para si, é discreta em sua maneira de falar, agir se comporta com respeito, suas vestes são descentes não causando sensualismo.

2 – Ela é de fé “O coração de seu marido confia nela, e não haverá falta de ganho” (Pv 31:11)
- A mulher de fé é aquela que vê nas dificuldades apenas novas oportunidades.
- Como dona-de-casa, sabe fazer do limão uma boa limonada!
- Estimula a fé do seu marido com palavras de ânimo e coragem.


3 – Ela é fiel “Aconteceu, depois disto, que andava Jesus de cidade em cidade e de aldeia em aldeia, pregando e anunciando o evangelho do reino de Deus, e os doze iam com ele, e também algumas mulheres que haviam sido curadas de espíritos malignos e de enfermidades: Maria, chamada Madalena, da qual saíram sete demônios; e Joana, mulher de Cuza, procurador de Herodes, Suzana e muitas outras, as quais lhes prestavam assistência com os seus bens.” (Lc 8:1-3)
- Ela não é fiel apenas ao seu marido, mas também à sua Igreja. Sua fidelidade se faz transparecer no serviço da obra de Deus.

4 – Ela é prudente “Então, Davi disse a Abigail: Bendito o Senhor, Deus de Israel, que, hoje, te enviou ao meu encontro. Bendita seja a tua prudência, e bendita sejas tu mesma, que hoje me tolheste de derramar sangue e de que por minha própria mão me vingasse.” ( 1Sm 25:32,33).
- A mulher prudente sabe ser cuidadosa com suas palavras, especialmente quando seu marido é incrédulo. Os lamentos e as reclamações nunca surtem bom efeito nos ouvidos de quem os ouve. Se é sensata, sabe como contornar uma situação desagradável, ao invés de ficar reclamando todo o tempo.

 
5 – Ela é mulher ungida “...; a sua lâmpada não se apaga de noite” (Pv 31:18)
- Ela nunca deixa faltar o óleo da unção de Deus em sua vida.
- É uma mulher que nunca permite que a chama do Espírito Santo se apague em sua vida pois compreende que o óleo da unção de Deus é sua essência e lhe trás tudo de bom que necessita para ser feliz.
- Ainda que viva momentos difíceis não deixa de buscar a Deus de manter firme sua aliança com o altíssimo.de Fé


Conclusão 
- Mulher virtuosa é aquela que se propõe a ser uma companheira em todas as horas com a visão do relacionamento abençoado e a edificação do Reino de Deus que vê nas dificuldades apenas novas oportunidades.


Prof. Ida Silene

3 comentários:

  1. eu agradeço muito por essa ministração, pois vou pregar na igreja pela primeira vez, e essa ministração me ajudou a concluir.

    ResponderExcluir