02 novembro 2009

O NOVO QUE SE RENOVA (Cl 3.8-10)

O ano novo envelhece e morre. No dia primeiro de janeiro o ano está novíssimo, mas os meses passam rapidamente e o dia 31 de dezembro chega e o ano termina. Queremos falar sobre o novo que se renova e nunca morre, antes conhecerá e vera Senhor como Ele é.

I- Vestido do novo

1. Cl 3.8,9 - Despojando o velho homem ( ou mulher): Somos agora nova criatura, portanto devemos abandonar a velha natureza, ou seja, abandonar os velhos atos os quais traziam primeiramente a Deus depois a nós uma imagem desagradável.

2. Cl 3.10 - Revestindo-se do novo homem (ou mulher):O novo homem é revestido de verdadeira justiça e santidade, pois devemos nos renovar segundo a imagem de Deus Criador.

3. Rm 6.4 - Andando em novidade de vida: Se estamos em Cristo já não somos mais deste mundo, logo não praticamos tais obras mas as que vem do alto por meio do Espírito Santo, que nos transforma para que vivamos em novidade de vida segundo a justiça e santidade do Senhor.

II- O novo que se Renova

1. Cl 3.10 - O novo homem se renova: O nosso corpo exterior envelheceu de dia em dia, porém o nosso interior se renova pela plena presença do Espírito Santo, nosso espírito é renovado e começamos a exalar o cheiro de Cristo.

2. Is 11.1 - O Senhor é o nosso renovo: Jesus Cristo é o nosso renovo, o rebento (broto) da árvore cujo tronco é Jesse da tribo de Judá. O Espírito Santo é consolador mas também renovador.

III- Resultados da Renovação

1. Cl 3. 10 - Adquirir conhecimento: Quem é nova criatura na luz está, e a luz ilumina nosso caminho, para que possamos adquirir conhecimento de Deus e chegarmos à estatura de varão perfeito.

2. Cl 3. 10 - Volta a ter a imagem do criador: Quando em Gn 1.26, é citado sobre a imagem de Deus no homem, fala de sua moralidade e capacidade de amar e praticar a santidade e justiça. Ser santo como Deus é Santo. Ser semelhante a Jesus Cristo, pois somos chamados Filhos deDeus para herdamos de seu Reino todas as promessas que vieram através do plano de redenção em Cristo.

CONCLUSÃO:

A mais profunda renovação que pode ocorrer na vida de um ser humano não está condicionada à mudança de uma data em um simples calendário, e sim a operação regeneradora do Espírito Santo de Deus dentro dessa Pessoa.

Um comentário:

  1. Paz do Senhor pastor, sou Eduardo Macedo no blog Empreendedorismo Cristão, gostaria de agradecer o acesso em nosso blog e ver se o Pastor tem interesse em nosso projeto, que vai do blog, palestras e cursos voltado ao tema, aguardo seu retorno.

    ResponderExcluir