24 novembro 2009

COMO DEUS CHAMA OS HOMENS PARA PREGAR?


É comum ouvir os homens dizerem que eles se sentem chamados para pregar, sugerindo de maneira bem forte que o chamado para pregar é um sentimento interior que eles têm.
Outros dizem que Deus falou com eles e os chamou para pregar.
Como é que Deus chama os homens para pregar? Como será que um homem pode saber que Deus o está chamando para pregar, que Deus o está enviando aos Seus campos de colheita?
Há muitas coisas envolvidas no chamado que Deus dá para um homem pregar. Vamos examiná-las aqui.
  1. Deus chama um homem para pregar em e mediante Sua Palavra escrita.
Deus fala hoje mediante Sua Palavra. O chamado ao ministério se encontra, prioritariamente, na Palavra escrita de Deus. Esse é o meio pelo qual Deus fala hoje.
O homem que Deus chama investiga a Palavra de Deus e vê que os pecadores estão em rebelião contra Deus e morrendo e indo para o inferno e que eles não podem crer e ser salvos sem ouvirem o Evangelho e eles não podem ouvir o Evangelho sem um pregador.
Ele vê no texto que estamos lendo que os campos estão brancos para a colheita e a grande necessidade de trabalhadores para a colheita.
Na Palavra escrita Deus lhe mostra a grande necessidade de pregadores do Evangelho.
Por isso, nesse sentido o chamado ao ministério é um chamado Bíblico. Como é que Deus chama os homens para pregar?
  1. Em segundo lugar, Deus dá a um homem uma forte convicção de que ele deve pregar o Evangelho.
O Espírito Santo tem influência especial no chamado pessoal de um homem. Ele dá uma convicção na consciência de que ele deve pregar.
O Espírito Santo aplica a Palavra escrita à consciência de um homem e persuade a consciência desse homem de que ele deve pregar.
1 Coríntios 9:16 nos diz acerca da convicção de consciência de que ele deve pregar.
Porque, se anuncio o Evangelho, não tenho de que me gloriar, pois me é imposta essa obrigação; e ai de mim se não anunciar o Evangelho!”
Há envolvimento dos sentimentos, mas o chamado é acima de tudo uma convicção dada por Deus de que devemos pregar o Evangelho.
Se, após um exame de si mesmo a consciência de um homem não lhe diz com grande convicção que Deus o está chamando para pregar, então ele não foi chamado.
  1. Em terceiro lugar, Deus dá alguns interesses especiais ao homem que Ele chama para pregar.
Ele dá a esse homem um interesse forte e contínuo nas coisas espirituais. É claro que isso é o maior interesse desse homem!
O pregador de Deus tem grande interesse na teologia, por exemplo. O estudo de Deus e das coisas de Deus.
Um pregador que não sente interesse na teologia é como um médico que não tem interesse na medicina!
É uma grande tentação do homem que crê que ele foi chamado para pregar saltar para o púlpito antes que ele tenha conhecimento e entendimento adequado para fazer isso.
Conhecer a Palavra de Deus é muito mais importante do que conhecer a história geral da Bíblia. Inclui ter uma compreensão clara da teologia da Bíblia de um modo sistemático!
  1. Em quarto lugar, quando Deus chama um homem para pregar Ele dá a esse homem um grande e ardente desejo de pregar a Palavra de Deus.
Isso é uma coisa pessoal, interior e subjetiva! Ele dá a esse homem um desejo forte de ver almas salvas e Deus glorificado.
Paulo diz em 1 Timóteo 3:1: “Se alguém deseja o episcopado, excelente obra deseja”.
De novo em 1 Coríntios 9:16 vemos que Paulo tinha esse grande e ardente desejo quando disse: “… pois me é imposta essa obrigação; e ai de mim se não anunciar o evangelho!”
Quando Jeremias experimentou grande oposição a seu ministério ele decidiu parar de pregar. Veja Jeremias 20:8-9.
Porque, desde que falo, grito e clamo: Violência e destruição! Porque se tornou a palavra do SENHOR um opróbrio para mim e um ludíbrio todo o dia. Então, disse eu: Não me lembrarei dele e não falarei mais no seu nome…”.
Mas então, continuando, ele disse na última parte do versículo 9 que ele não podia parar porque a Palavra de Deus era para ele como um fogo em seus ossos.
Mas isso [a Palavra do Senhor] foi no meu coração como fogo ardente, encerrado nos meus ossos; e estou fatigado de sofrer e não posso”.
Se você puder desistir do ministério, você deve desistir, pois se você pode desistir é porque você não tem aquele desejo grande e ardente que Deus dá a seus pregadores!
  1. Quando Deus chama um homem para pregar ele lhe dá uma motivação especial para pregar.
O único motivo do homem que verdadeiramente foi chamado para pregar é que Deus será glorificado em seu ministério.
Sua motivação não é popularidade nem dinheiro nem posição, mas a glória de seu Mestre!
  1. Quando Deus chama um homem para pregar Ele dota esse homem com dons necessários para fazer a obra.
Falar em público é a função mais proeminente do pregador.
É claro, se a providência de Deus não supriu ou tirou a voz de um homem de modo que ele não possa pregar, então a vontade de Deus é clara. Como é que esse homem poderá achar que foi chamado para pregar?
Se um homem não tem nenhuma capacidade de liderança, como é que ele poderá esperar que ele seja o pastor que conduz o rebanho de Deus? Deus dá a Seus pregadores os dons que eles precisam para fazer Sua obra!
  1. Deus chama para pregar os homens que preenchem certas qualificações bíblicas.
Só porque um homem é religioso ou até mesmo bastante religioso não é sinal de que ele foi chamado por Deus para pregar nem de que ele estáqualificado para pregar.
As vinte qualificações bíblicas para o ministério são enumeradas em 1 Timóteo 3:1-7 e Tito 1:6-9 e creio que é importante que as leiamos aqui.
1 Timóteo 3:1-7. “Esta é uma palavra fiel: Se alguém deseja o episcopado, excelente obra deseja. Convém, pois, que o bispo seja irrepreensível, marido de uma mulher, vigilante, sóbrio, honesto, hospitaleiro, apto para ensinar; não dado ao vinho, não espancador, não cobiçoso de torpe ganância, mas moderado, não contencioso, não avarento; que governe bem a sua própria casa, tendo seus filhos em sujeição, com toda a modéstia (porque, se alguém não sabe governar a sua própria casa, terá cuidado da igreja de Deus?); não neófito, para que, ensoberbecendo-se, não caia na condenação do diabo. Convém, também, que tenha bom testemunho dos que estão de fora, para que não caia em afronta e no laço do diabo”.
Tito 1:6-9: “Aquele que for irrepreensível, marido de uma mulher, que tenha filhos fiéis, que não possam ser acusados de dissolução nem são desobedientes. Porque convém que o bispo seja irrepreensível como despenseiro da casa de Deus, não soberbo, nem iracundo, nem dado ao vinho, nem espancador, nem cobiçoso de torpe ganância; mas dado à hospitalidade, amigo do bem, moderado, justo, santo, temperante, retendo firme a fiel palavra, que é conforme a doutrina, para que seja poderoso, tanto para admoestar com a sã doutrina como para convencer os contradizentes”.
85% dessas qualificações para pregador têm a ver com caráter, enquanto só 15% têm a ver com capacidade. Assim o caráter é extremamente importante para um pregador.
Um pregador deve ter uma grande força de caráter. Ele não pode ser fraco nem indeciso quando chegarem os conflitos, e eles virão!O homem que pensa que pode ter sido chamado para pregar deve com honestidade comparar-se com as qualificações bíblicas para pregadores e ele não deve se considerar chamado se não preencher essas qualificações!
  1. Quando Deus chama um homem para pregar Ele faz com que a igreja reconheça o chamado desse homem.
O chamado ao ministério envolve duas coisas essenciais:
  1. um chamado pessoal e
  2. o reconhecimento desse chamado por parte da igreja
Efésios 4:11-12 diz que o Senhor dá pastores à igreja de modo que o ministério do evangelho não seja exclusivamente uma questão de decisão individual. Deverá também ser ratificado pela igreja.
Como Deus revela a um homem que ele o está chamando para pregar? Ele persuade sua consciência e mente e a consciência e a mente dos membros de sua igreja!
O Espírito Santo conduz tanto o candidato quanto sua igreja a reconhecer seu chamado. A igreja da qual tal homem é membro deve estar de acordo com seu chamado.
A igreja reconhece o chamado de um homem observando sua vida e comparando-a com as qualificações bíblicas.
Mesmo que um homem deseje entrar no ministério, se a igreja não reconhece seu chamado então ele não foi chamado!
Uma razão importante para isso é o fato de que outras pessoas podem ser mais objetivas acerca de tal chamado do que os indivíduos. Só a igreja local pode realmente dizer se um homem é verdadeiramente apto para ensinar!
  1. Quando Deus chama um homem para pregar a providência de Deus supre oportunidades para ele pregar.
Conheço um homem que diz que Deus o chamou para pregar, mas durante anos ele procurou, sem sucesso, um lugar para pregar.
Preste atenção! Deus chama os homens para trabalhar e quando chama um homem Ele proverá para ele um lugar para pregar e se Ele não prover a esse homem um lugar, há uma dúvida existente quanto ao fato de que Deus verdadeiramente o chamou!

Um comentário:

  1. À paz do senhor e salvador JESUS CRISTO,amém.
    Meus irmãos,em nome de JESUS CRISTO venho encarecidamente pedir aos abençoados irmãos que orem a DEUS e peçam uma nova direção para a lista dos pregadores dos GIDEÕES de 2013.
    Estou falando isto no sentido de renovar e dar oportunidades aos minsitros desta nova geração.
    Porque assim como era em ISRAEL DEUS levantava profetas mais também com certo tempo levantava outros profetas,para não ficar na mesmice.
    Vemos que este quadro praticamente não muda neste congresso que de inicio se fazia desta maneira apresentar novos profetas para a nação.
    Estamos vendo profetas que estão dentro deste congresso que estão a mais de 10 ou 15 anos,profetas que já enriqueceram outros se tornaram politicos e foram contaminados com o conformismo deste mundo,profetas que sabemos de escandalos que estão causando no mundo,mais estão subindo as tribunas dos GIDEÕES que foi levantado por DEUS para pregar a verdade.
    Vemos que até uns 6 anos atrás o publico nos GIDEÕES era bem mais numeroso do que nesta epoca,porque temos uma breve observação que parece que os pregadores não são mais chamados mais através da oração,mais sim por causa de sua intelectualidade e poder aquisitivo,parece não estou afirmando que os pregadores não são mais chamados pela sua espiritualidade ou vida reta diante de DEUS que no passado era este o fundamento deste congresso.
    Deêm mais uma atenção nestas palavras,mais não para me apedrejar,mais sim no sentido deste congresso voltar as suas origens,isto serve até mesmo para as suas vidas espirituais,vemos que quando o pastor CERSINO pega o microfone na sua honrosa oportunidade,parece que tem algumas pessoas que ficam ansiosos para que ele acabe logo e termine a sua oportuinidade,porque este grande homem de DEUS ainda tem sua ideologia voltada para a espiritualidade e para a vida cercada debaixo da graça.
    Porque a ideologia dele é espiritual,mas algumas pessoas que estão do lado dele,parece que estão voltado para o materialismo,o financeiro,os diplomados,mas afirmo que não estou todos no mesmo contexto ou seja não estou generalizando,porque do lado delels ainda existem alguns que tem a sua mesma ideologia,são poucos mas tem.
    Por favor em nome de JESUS CRISTO,procurem pregadores que tenham temor,temencia,humildade,fé,vida com CRISTO E UNÇÃO,com tudo isso sabemos que os que estão air são poucos que tem estas caracteristicas,mais ainda existem uns que estão com estas caracteristicas mais são muitos poucos.
    Não deixem que esta obra que foi levantada por DEUS venha morrer por causa da sabedoria do homem sem unção com DEUS.
    DEUS na sua bondade ainda estar consentindo vitoria a este congresso por causa de seu amor e bondade que ele tem para com seus filhos,mais se continuar assim vai chegar um dia que ele vai puxar as cordas e air como vai ficar?.
    Este canal é para darmos mais a nossa opinião,mais pelo menos nos respondam com um aprecer de educação e de unção,não para nos maltratar,façam o que JESUS CRISTO quer que façam.
    Imagino o pastor CESINO,como deve se sentir vendo a obra que DEUS colocou em suas mãos,hoje estar por um caminho somente com a direção do homem e a espiritualidade em CRISTO acabando a cada ano que se passa,orem,ore, e orem,amém.
    Presbítero Gomes Silva.
    Pregador da RENOMADA PALAVRA DE DEUS.
    Tel de Contatos/Convites(21)-9756-5095.
    e-mail:gomesservodedeus@hotmail.com

    ResponderExcluir