29 novembro 2009

AS RIQUEZAS ETERNAS

Introdução: A riqueza que não termina e não será corrompida; que o ladrão não rouba; que será desfrutada entre delícias, iniciando na vida presente, tem várias facetas para os seguidores de Cristo Jesus.


1 – A PÉROLA DE GRANDE VALOR. (Mt 13. 45-46) Na parábola de Mateus, o negociante vende todas as suas raridades e adquire a pérola valiosa; suas raridades eram sua vontade própria, seus bens materiais, seus conceitos. Então ele encontra Cristo Jesus e nota a diferença incalculável entre o que possui e a doutrina e o amor de Jesus. Recebe Jesus no coração, está em paz com Deus. Quem tem o Filho tem a vida; quem não tem o Filho de Deus não tem a vida. I Jo 5. 12. RC.

2 – O TESOURO ESCONDIDO. (Mt 13 44) A fim de que ninguém roube suas economias e suas honrarias incontáveis, o homem cava – põe tudo em um cofre de segurança máxima – e esconde no chão suas posses valiosas. Surge a vontade de comprar o campo onde seu tesouro está guardado. Jesus é a riqueza que os homens devem guardar no coração. O pecador vende tudo o que possui e compra o campo valioso – Jesus. O moço rico não soube adquirir o tesouro de Deus. Disse-lhe Jesus: Se queres ser perfeito, vai, vende tudo o que tens, dá-o aos pobres e terás um tesouro no céu; e vem e segue-me. E o jovem, ouvindo essa palavra, retirou-se triste, porque possuía muitas propriedades. Mt 19. 21-22. RC.

3 – O DOM INEFÁVEL. (II Co 9. 15). Paulo enumera dons e virtudes em escala acentuada em suas escritas apostólicas, mas o dom inefável é Jesus Cristo; o amigo e salvador das almas perdidas. Nenhum amigo é como ele; nenhum dom se compara a ele. É o dom de Deus para redimir a humanidade. Aquele que recebe o dom inefável não terá mais questionamentos espirituais; não viverá mais desesperado ou raivoso, já possui tudo; viverá sereno e esperançoso, tudo o que mais deseja agora é encontrar seu Senhor na glória. Prossigo para o alvo, pelo prêmio da soberana vocação de Deus em Cristo Jesus. Fp 3. 14. RC.

4 – A COROA DA JUSTIÇA ME ESTÁ GUARDADA. (II Tm 4. 8). Ao findar a vida presente, o justo será galardoado; devidamente recompensado por sua fidelidade e boas obras. A coroação é o estágio mais avançado para os soldados de Deus e servos de Cristo. A corrida não é vã: Portanto, meus amados irmãos, sede firmes e constantes, sempre abundantes na obra do Senhor, sabendo que o vosso trabalho não é vão no Senhor. I Co 15. 58. RC.

5 – O TRONO DE CRISTO . Mt 19. 28. O lugar mais alto e sublime do crente será alcançado na eternidade. Muitos deles não tem sequer onde reclinar a cabeça, mas na fidelidade ao senhorio de Cristo e ao serem obedientes à sua palavra, assentar-se-ão com a Majestade Onipotente nas alturas. Ao que vencer, lhe concederei que se assente comigo no meu trono, assim como eu venci e me assentei com meu Pai no seu trono. Ap 3. 21. RC.

Conclusão:
Nada se compara ao que está reservado ao crente fiel a Cristo Jesus. São valores altíssimos do amor de Deus. Algo incompreensível ao coração humano. Com a revelação de Deus, porém, seguros e infalíveis. As coisas que o olho não viu, e o ouvido não ouviu, e não subiram ao coração do homem são as que Deus preparou para os que o amam. I Co 2. 9. RC.

Um comentário: