02 junho 2009

PASSOS PARA ME TORNAR HUMILDE


            “Deus opera em vós tanto o querer como o realizar”(Fp 2.12). Deus também prometeu por meio do profeta Jeremias: “Nas suas mentes imprimirei as minhas leis, também sobre os seus corações as inscreverei, e eles serão o meu povo” - Jr 31.33.     

            De que maneira o Senhor “opera o querer” e “imprime as leis na mente e as inscreve no coração”? - É quando o Espírito Santo, nosso Mestre, por meio da Palavra de Deus, nos influencia a tomarmos os seguintes passos e decisões:

1.   O E. Santo me convence primeiro do meu pecado e depois me convence do perdão e da redenção que há no sangue de Cristo. Deste modo renuncio ao diabo e toda forma de influência e orgulho satânico, e depois passo a adotar os princípios de vida de outro Senhor: JESUS CRISTO!!! Movido pela gratidão por ter-me redimido, passo a servi-lo e obedecê-lo.

2.   Satisfazer diariamente as condições para viver cheio do E.Santo (At 1.8; 2.38;  Ef 4.30-32; Ef 5.18-21).

3.   Lembrar-me diariamente do significado do batismo com água: por arrependimento diário afogar o velho homem e ressuscitar para andar “em novidade de vida” (Rm 6.4).

4.   Preparar-se para participar constantemente da Santa Ceia de maneira digna (1 Co 11.28).

5.   Aplicando diariamente os princípios bíblicos para educar os filhos no temor do Senhor. O orgulho, a arrogância e o egoísmo se manifestam e se desenvolvem em repetidos atos de desobediência (Pv 22.15). Quando os pais, humildes e tementes a Deus, com o seu bom exemplo e palavras sábias, levam os seus filhos a obedecer aos princípios da Palavra de Deus desde pequenos, e a voltar atrás em atitudes erradas - esses pais estarão incutindo humildade na criança. Muitos adultos tem dificuldade para se humilhar e pedir perdão quando erram, porque não aprenderam a fazer isso desde pequenos (Pv 22.6).

6.   Procurando tirar lições de cada fracasso da vida (Rm 8.28,29). - “Castiga a teu filho enquanto há esperança” (Pv 18.19), isto é, enquanto ainda aceita disciplina dos pais. Passada essa fase e o filho ainda não aprendeu a se humilhar, terá de aprendê-lo por meio der muito sofrimento, isto é, entrando em becos sem saída. Exemplos:

·       Filho pródigo: Lc 15.17;

·       Manassés:  2 Crônicas 33.10-13.

·       Povo de Israel: 2 Crônicas 7.13,14; Dt 8.2-5

O cristão que encarar todas as dificuldades da vida do ponto de vista de Deus, vai perceber que por trás de  cada uma delas está a  mão amorosa de Deus, desejando nos humilhar para poder nos exaltar: Rm 5.3,4; 1 Pe 5.5,6.

7.   Meditar constantemente no amor de Deus revelado em Cristo. Clamar perlo sangue de Cristo.

8.   Contemplar constantemente a glória do Senhor (12 Co 3.18).

9.   Orar como Cristo orava - Mc 1.35.

10. Quando surgir um atrito com um irmão, fazer os devidos reparos “sem demora” - Mt 5.23-26.

11. Pedir a Deus temor ao seu nome - Pv 2.1-5.

12. Sempre que a paz de Cristo fugir de nosso coração (Cl 3.15), procurar restaurá-la com o auxílio do E.Santo - Pv 139.23,24.

13. Pelo exercício da disciplina na igreja (Mt 18.15; 1 Tm 5.20).

14. Dia a dia tomar nossa cruz (Lc 9.23), isto é, renunciar diariamente aos desejos carnais que entristecem o Espírito, para que assim Cristo possa viver através de nós. Quanto mais praticamos essa renúncia diária orientados pelo E. Santo, mais humildes nos tornaremos e mais felizes seremos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário