17 junho 2009

PASSOS PARA ALCANÇAR SUA VITÓRIA (2 Reis 4.1-7)


- Muitas pessoas buscam em Deus solução para seus problemas, já ouvimos dizer o grande ditado: "Não diga para Deus o tamanho do seu problema, mas diga para o problema o tamanho do seu Deus".
- Porém, de uma forma ou de outra, nos deparamos com problemas em nossa caminhada, e ao elevar nossos olhos diante destes "montes", buscamos corretamente o socorro apenas no Senhor.
- Apesar de sabermos que Deus pode resolver qualquer problema, muitas vezes ficamos esperando no Senhor, mas ignorantes da atitude que devemos tomar junto a Deus para que a solução venha mais rápido sobre nossa vida.

- Veremos nesta mensagem, como proceder para alcançar de forma eficiente a vitória em nossas vidas.

1- IDENTIFIQUE O PROBLEMA: verso 1

- Você poderia dizer: "O problema é financeiro", porém identificar é algo um pouco mais profundo.

- Entenda porque você está sem dinheiro; qual foi o erro que você cometeu, ou a situação que enfrentou para passar por esta situação.
"Renove-o entendimento, para experimentar a boa, agradável e perfeita vontade de Deus." Rm 12.2
- O problema da viúva era: Apesar de crentes, eles tinham dívidas e compromissos financeiros, mas com a morte de seu marido, a única forma de pagar era com a vida de seus dois filhos.
- Obs: Deus visita a maldade dos pais nos filhos. Muitas vezes nossos filhos pagam pelo erro que cometemos.
- Ela sabia muito bem o problema que estava enfrentando, e sabia também o que haveria de enfrentar pela frente, porém mesmo assim confiou no Senhor.

2- SEJA SINCERO COM DEUS E CONSIGO MESMO: verso 2

- Eliseu não tinha imediatamente a solução para o problema da viúva, e ele respondeu a ela com uma pergunta: "Que te hei de fazer?".

- Em outras palavras Eliseu estava dizendo: "Meu Deus, o que eu vou fazer agora?".

- Com uma oração sicera, como que falando sozinho, Eliseu apresenta a situação a Deus, pois ao ver o problema da viúva, não visualizou uma solução imediata para a mesma.
- É uma atitude sábia agir com sinceridade diante de Deus.

- Não é errado ter dúvida, não é errado ter este tipo de insegurança, desde que nos apeguemos ao Senhor buscando resposta e segurança no mesmo.

3- OFEREÇA PARA DEUS O QUE VOCÊ TEM EM MÃOS: verso 2b

- A viúva não tinha muito nas mãos.

- Apenas uma botija com azeite.

- Diante da pergunta do profeta, ela poderia responder: "Não tenho nada, senhor".

- Talvez ela pudesse pensar: "Ah, não vou dizer que tenho só o azeite, pois não valerá de nada".
- Seria um lamentável engano; devemos valorizar o que Deus tem nos dado, por menor que pareça para nós.
- Com pequenas coisas em mãos, os servos de Deus fizeram maravilhas tremendas: I Samuel 17:40
- Davi ao enfrentar Golias, tinha na mão, uma funda e algumas pedras, com elas, venceu o gigante Golias, que durante muitos dias, afrontava o povo de Deus.
- Juízes 7:16 Gideão tinha uma trombeta e foi ela, que usou para conclamar o exército de Israel, para a batalha.
- Juízes 15:15 Sansão tinha um osso e com ele feriu mais de mil filisteus.
- Neemias 2:1-2 Neemias tinha um copo e com ele, aproximou se do rei e conseguiu permissão para reconstruir Jerusalém.
- II Reis 2:08 Elias tinha um manto e com ele abriu caminho no rio Jordão.
- Atos 4:36 Barnabé tinha um terreno, que vendeu para ajudar aos pobres.
- Atos 9:36 Dorcas tinha uma agulha, que usou para fazer roupas, para os necessitados.
- João 6:9 Um rapaz, tinha cinco pães e dois peixinhos, que serviu para alimentar uma multidão.
- E você amado, O que têm nas mãos?

4- APRENDA A RECEBER AJUDA DOS OUTROS: verso 3

ILUSTRAÇÃO HELICOPTERO: "Houve uma grande enchente na cidade, e todas as casas foram encobertas pela água.

Um crente subiu no alto de uma torre e orou a Deus pedindo salvação, temendo a morte. Veio um espírita em um barco e ofereceu ajuda, mas ele disse: Deus me ajudará! Depois veio um ateu, em uma lancha, mas ele rejeitou a ajuda, esperando em Deus. Por final veio um muçulmano em um helicóptero mas ele negou ajuda. Por fim o crente morreu afogado. Ao chegar no céu ele perguntou a Deus: Senhor, fui fiel a ti, onde estava a ajuda??? Deus disse: Homem, eu mandei até helicóptero para te ajudar e você desprezou!"
- Devemos aprender a entender os sinais de Deus, e saber que ele usa tudo e todos, para nos ajudar a sair de uma provação.

- Muitas vezes, um colega de trabalho ou até um estranho na rua nos dá a resposta que esperamos de Deus, e desprezamos.

ILUSTRAÇÃO DA SENHORA COM FOME: "Uma senhora cristã estava passando necessidades e todos os dias orava bem alto, em sua casa, para que Deus mandasse alimento. Uns jovens brincalhões compraram alimentos para aquela anciã e ao entregar disseram: Foi o diabo que mandou para a senhora! Ela disse: Glórias a Deus, pois Deus usa até o diabo, para servir ao crente fiel!"

5- NÃO PERCA SUA INTIMIDADE: verso 4

- Não é porque os vizinhos ajudaram a viúva, que eles poderiam se meter na vida pessoal dela.
- É natural durante um problema, acabarmos expondo nossa necessidade para todos ao nosso redor; não diga seu problema para aqueles que não podem te ajudar.
- Não é uma atitude sábia, chegar na igreja com a aparência de sofredor, de coitadinho. Crente que se faz de vítima no meio dos irmãos, impede a bênção de Deus sobre sua vida.
- Durante o momento da multiplicação, a viúva estava sozinha, trancada em seu quarto. Observe que nem o profeta ficou com ela naquele momento.
- Outra coisa que aprendemos é que ela não dependeu do profeta para multiplicar o azeite. Deus usou suas próprias mãos, que maravilha!

6- ESTEJA PRONTO PARA RECEBER MAIS DE DEUS: verso 6

- A viúva queria continuar enchendo as vasilhas, porém não havia mais vasilha para encher. Tem crente que se contenta com pouco.
- "Eu só queria um fusquinha mesmo, para me locomover..."
- Para alcançar as preciosas vitórias de Deus, que é dono do ouro e da prata, é necessário ter fer; ter um espírito empreendedor e conquistador, sempre pronto a novos desafios.

7- ENTENDA PORQUE DEUS TE ABENÇOOU: verso 7
- Deus não cura uma doença só por curar... pois afinal, mais cedo ou mais tarde a morte virá mesmo.

- Deus não faz um milagre só por fazer. A fidelidade a Deus também consiste em voltar a Deus com a bênção, e perguntar: Que queres que eu faça agora que adquiri minha vitória.
- Abraão recebeu Isaque, mas Deus o pediu em sacrifício. Abraão foi provado; será que você vai passar pela prova da fidelidade a Deus, após alcançar sua vitória?

CONCLUSÃO:

- Certamente Deus tem uma vitória garantida para a vida de todo crente fiel que espera Nele.

Esteja orando ao Senhor, pedindo que as janelas se abram sobre sua vida, e receba a providência de Deus.

- Mas, que este estudo seja uma clara orientação de como proceder, quando finalmente Deus vier com a providência sobre

Um comentário:

  1. gostei muito da pregação e vou usa-la amanhã em minha igreja. DEUS LHE ABENÇOE

    ResponderExcluir