05 junho 2009

EMANUEL, DEUS CONOSCO (Mateus 1.23)



1. A ORIGEM DO NOME

Quando Isaias profetizou o nascimento de Jesus Cristo em Isaias 7:14 disse que ele se chamaria Emanuel. No mesmo Livro no capítulo 8:8 repete esse nome: Emanuel.

Emanuel na verdade a união de duas palavras hebraicas: ‘Immãnü/el = Deus conosco, Deus perto de nós.

Esse nome foi usado pelo profeta para identificar a missão primordial de Jesus Cristo, o messias prometido no velho testamento, missão de vir ao mundo, se fazer homem e assim salvar a humanidade.

Emanuel é, portanto, um nome que resume a missão de Jesus Cristo: vir ao mundo e resgatar a humanidade perdida.

2. O QUE EMANUEL SIGNIFICA PARA VOCÊ

Apesar da compreensão do nome Emanuel, o que na verdade Emanuel significa para você. Qual a validade da expressão “Deus conosco” em sua vida? Não adianta cantarmos e ouvirmos Emanuel, lermos trechos bíblicos sobre o Emanuel se para nós esse nome não tem significado algum. Parei para pensar sobre o significado de Emanuel para minha vida e cheguei a algumas conclusões sobre a validade desse nome:

2.1. EMANUEL SIGNIFICA QUE NÃO ESTOU SOZINHO

Se Emanuel significa “Deus conosco” então eu não estou sozinho, Deus é minha companhia através de Jesus Cristo. Jesus mesmo disse isso em Mateus 28:20 = “E EIS QUE EU ESTOU CONVOSCO TODOS OS DIAS, ATÉ A CONSUMAÇÃO DOS SÉCULOS”

Mesmo se o mundo inteiro me abandonar, mesmo se a família e amigos não me compreenderem, eu ainda tenho Jesus para ser meu amigo, meu companheiro, meu Deus. Você não está sozinho. Pode chorar, compartilhar, perguntar e ouvir Jesus porque Ele está com você. Ele é o Deus que está com cada um de nós.

2.2. EMANUEL SIGNIFICA QUE EU TENHO UM SUSTENTADOR

Se Emanuel significa “Deus conosco” então eu tenho um Deus poderoso atuando em minha vida e portanto me sustentando. Deus que vive comigo é meu sustentador, Ele é poderoso o bastante para me sustentar, para me erguer, para me animar, para me sarar, para me alegrar. Emanuel é meu sustentador. Como diz a Palavra em Isaias 41:10 = “NÃO TEMAS PORQUE EU SOU O TEU DEUS; EU TE FORTALEÇO, E TE AJUDO, E TE SUSTENTO COM A MINHA DESTRA FIEL” Deus faz isso, e Deus está conosco, de modo que eu tenho um sustentador, alguém que me fortalece e ajuda nas crises, nos momentos difíceis, nas lutas. Que bênção, eu tenho alguém que me sustenta.

2.3. EMANUEL SIGNIFICA QUE TENHO ALGUÉM QUE DIRIGE A MINHA VIDA

Se Emanuel significa “Deus Conosco” então eu tenho alguém que dirige a minha vida. Deus, que conhece o futuro, o amanhã, todas as coisas, esse Deus está comigo e eu posso usufruir da sua direção. O mesmo Deus que tirou o povo do Egito e o conduziu poderosamente pelo deserto até chegarem à terra prometida é o Deus que quer e pode dirigir a minha vida. O mesmo Deus que disse a Josué “SÊ FORTE E CORAJOSO; NÃO TEMAS, NEM TE ESPANTES, PORQUE O SENHOR TEU DEUS É CONTIGO, POR ONDE QUER QUE ANDARES” (Josué 1: 9) é o Deus que está contigo. Deus através de Jesus quer dirigir a sua vida, orientar você.

2.4. EMANUEL SIGNIFICA QUE PRECISO DAR LUGAR A JESUS CRISTO EM MINHA VIDA

Se Emanuel significa “Deus conosco” então eu preciso dar lugar a Jesus Cristo em minha vida. Quando Jesus Cristo nasceu, o Emanuel, o Deus Conosco, ele não teve lugar. Nasceu em uma estrebaria. Mais tarde seus pais teriam a necessidade de fugir para o Egito, por não queriam dar lugar a Jesus. O “Deus conosco” não teve lugar no passado. Terá ele lugar hoje em seu coração? De nada adianta ter a gloriosa promessa de um Deus Conosco se não lhe damos lugar, oportunidade, espaço, liberdade e atenção. Quantas vezes o Deus conosco quis abençoar sua vida, transformar, sustentar, mas você estava muito ocupado trabalhando, estudando, descansando, se divertindo. Afinal você deveria ter coisas mais importantes do que dar lugar a Jesus Cristo em sua vida. O que será mais importante do que Jesus Cristo ? O que vamos levar desta vida senão a salvação que o Deus conosco nos outorgou. Se você não tem lugar para O “Deus conosco” você não tem lugar para o Senhor da vida, o dono de todas as coisas e o único que quer transformar sua vida.

APLICAÇÃO O presente dado por Deus a nós foi Jesus Cristo, o Emanuel. Não despreze esse presente. Ele é a maior riqueza que você pode ter na sua vida. Talvez você ache que esse presente é bom para sua família, amigos ou parentes, mas esse presente é para você. Jesus Cristo quer dar a você companhia, sustento e direção

4 comentários:

  1. que revelação poderosa, fui muito edificada, Deus abençoe Pastor Abilio Rocha!!!!

    ResponderExcluir
  2. que revelação poderosa, fui muito edificada, Deus abençoe Pastor Abilio Rocha!!!!

    ResponderExcluir