23 junho 2009

OS HEROIS DA FÉ


- Geralmente quando se fala dos personagens que são mencionados em Hebreus 11, eles são mencionados como os heróis da fé.

- Costuma-se dizer que integram a galeria dos grandes homens de Deus

- Porque são considerados heróis? O que fizeram para serem tão ilustres?

- O que levou a Bíblia dar testemunho deles, de maneira tão maravilhosa?

I) AGRADARAM A DEUS

- De Enoque está escrito: Antes de ser arrebatado, deu testemunho de ter agradado a Deus (Hebreus 11.5).

- De Abel está escrito que ele ofereceu a Deus sacrifício mais excelente que Caim, porque o seu desejo era agradar a Deus (Hebreus 11.4).

- Quando o rei Ezequias ficou doente e foi advertido da gravidade do seu estado, orou a Deus dizendo: Ah! Senhor, lembra-te, peço-te, de que andei diante de ti em verdade, com inteireza de coração, e fiz o que era reto aos teus olhos... (Isaias 38.3)

a) Ainda que sua enfermidade era de morte, Deus lhe curou e aumentou seus dias de vida.

b) Porque? Porque tinha feito diante de Deus o que era agradável

- Provérbio 11.20 nos diz: Abominação para o Senhor são os perversos de coração, mas os perfeitos de caminhos lhe são agradáveis.

II) TEMERAM A DEUS

- De Noé está escrito que quando foi advertido por Deus acerca de coisas que ainda não se viam, com temor preparou a arca em que sua família se salvou (Hebreus 11.7).

- Sabiam que se colhe o bem quando se faz o bem, e que se colhe o mal quando se faz o mal.

- Quando a esposa de Potifar tentou a José para que pecasse contra Deus unindo-se a ela, José lhe respondeu: Como, pois faria eu este grande mal, e pecaria contra Deus? (Gênesis 39.9)

- Por isso o autor de Eclesiastes escreveu: O fim de todo discurso ouvido é este: Teme a Deus e guarda seus mandamentos, pois isto é todo o dever do homem (Ec. 12.13).

- Na Bíblia o que temia a Deus era bem aventurado. Bem aventurado o homem que teme a Deus e em seus mandamentos se deleita de grande maneira (Salmos 112.1)

III) OBEDECERAM A DEUS

- De Abraão está escrito que sendo chamado, obedeceu para sair ao lugar que havia de receber como herança (Hebreus 11.8).

- Samuel disse a Saul: Certamente obedecer é melhor do que sacrifícios, e atender melhor é do que a gordura dos carneiros (I Samuel 15.22).

- A obediência a Deus era sobre todas as coisas, por isso Pedro e João disseram as autoridades judias: É melhor obedecer a Deus, do que aos homens... (Atos 5.29)

- Quando quiseram obrigar os jovens hebreus a adorarem a imagem de ouro, eles preferiram ser jogados ao fogo ardente a desobedecer a Deus (Daniel 3.8-25).

- Quando quiseram proibir Daniel de orar a Deus, ele preferiu ser jogado na cova dos leões a desobedecer a Deus (Daniel 6.10-24).

IV) CRERAM NA FIDELIDADE DE DEUS

- De Sara está escrito que deu a luz ainda que fora de tempo, por causa da idade, porque creu que aquele que prometeu era fiel para cumprir (Hebreus 11.11).

- Quando Abraão foi provado para oferecer Isaque em sacrifício não vacilou em faze-lo, porque que Deus era poderoso para levantar Isaque dentre os mortos (Hebreus 11.19).

- Jeremias disse de Deus: Grande é a tua fidelidade (Lamentações 3.23)

- Moisés disse de Deus: Conhece, pois que o Senhor é Deus, Deus fiel, que guarda o pacto e a misericórdia... até mil gerações (Deuteronômio 7.9)

- Um dos salmistas diz dos mandamentos de Deus: Fiéis são todos os seus mandamentos (Salmo 111.7), e o outro analisou: São retos e muito fieis (Salmo 119.138).

V) NUNCA SE ENTUSIASMARAM COM ESTE MUNDO

- De Abraão está escrito que habitou como estrangeiro na terra prometida como em terra alheia, porque esperava a cidade que tem fundamentos cujo arquiteto e construtor é Deus (Hebreus 11.9,10).

- De todos eles está escrito que confessaram que eram estrangeiros e peregrinos sobre a terra (Hebreus 11.13)

- Também se diz que eles buscaram uma pátria... Isto é celestial... (Hebreus 11.14 e 16)

- Por isto Paulo escreveu aos romanos 12.2 não vos conformeis com este século...

- Também por esta razão João escreveu: Não ameis o mundo, nem as coisas que estão no mundo. Se alguém ama o mundo o amor do Pai não esta nele. Porque tudo que há no mundo, os desejos da carne, os desejos dos olhos e a vangloria da vida não provém do Pai, sim do mundo. E o mundo passa, e os seus desejos, porém o que faz a vontade de Deus permanece para sempre (I João 2.15-17).

VI) ESTAVAM DISPOSTOS A SOFREREM

- Foi dito a respeito deles: Experimentaram escárnios e açoites, e até algemas e prisões; foram apedrejados, foram tentados, foram serrados ao meio, foram mortos ao fio da espada. Andaram vestidos de peles de ovelhas e de cabras, necessitados, aflitos e maltratados, dos quais o mundo não era digno, errantes pelos desertos e montes, e pelas covas e cavernas da terra (Hebreus 11.36-38).

- Paulo disse de si e dos apóstolos: Ate agora passamos fome, sede, nudez, somos esbofeteados e não temos morada fixa. Nos fatigamos trabalhando com nossas próprias mãos, nos maldizem e bendizemos, padecemos perseguição e a suportamos (I Corintios 4.11,12).

- Não são eles bons exemplos para nós?

- Se sofrer como cristão não se envergonhe disso, antes glorifique a Deus.

- Estevão sofreu por amor a Cristo

Nenhum comentário:

Postar um comentário