12 março 2015

QUANDO VOCÊ ACHAR QUE ESTÁ SÓ (1Reis 19-10)

- O profeta Elias tinha acabado de ter uma grande vitória sobre os sacerdotes do deus Baal. Ele não era um profeta comum. O poder de Deus se manifestava nele claramente. Mas depois de ser usado tão poderosamente por Deus, ele se sente só na luta contra a idolatria de Israel e sua desobediência contra as Leis de Deus. Ele acha que é único a remar contra a correnteza. Será que você já teve esse sentimento?
- Elias começa a fugir, depois de ameaçado por Jezabel. Essa mulher, diferente das outras mulheres de sua época, ela era quem mandava em seu marido, o rei Acabe. Ela manda o recado para Elias, de que ele morreria. Ao ler o texto descobrimos algumas coisas que precisam ser feitas quando você achar que está só...

1. Quando você achar que está só: reaja!
- O anjo do Senhor aparece a Elias e o desperta. 
- O que ele convida o profeta a fazer? Comer e beber água para recobrar forças para a viagem que ele tinha pela frente. 
- Quando você estiver se sentindo só, coma o pão que é oferecido por Deus. 
- Alimente-se da Palavra para recobrar o ânimo e seguir adiante.

2. Quando você achar que está só: mantenha a fé!
- O discurso de Elias, quando é questionado pelo anjo, não é de alguém que perdeu a fé. 
- Na verdade ele mantém a sua fé em Deus, apesar de ter pedido a fé em si mesmo e nos homens de Israel. 
- O trabalho do anjo naquele momento é atiçar a brasa da fé de Elias. 
- Quando você estiver assim, não deixe de orar, ler a Bíblia e cantar louvores a Deus.  
-Lembre-se do que Ele já fez. Assim você manterá a sua fé.

3. Quando você achar que está só: obedeça a Deus.
- Elias teria cometido um grande erro se permanecesse ali deitado, sem comer e sem beber, se não tivesse saído da caverna logo depois. 
- Ele seguiu as orientações de Deus, que tinha um plano, um propósito para Elias. 
- Quando você estiver se sentindo só, lembre-se que, mesmo quando parece perdido e sem sentido, Deus tem um plano para você.

4. Quando você achar que está só: saiba que é isso que você quer que o Inimigo pense.
- Jezabel era a personificação do Inimigo naquela situação. Ela, por algum tempo, conseguiu o que queria: desanimar Elias. 
- Ele era uma pessoa como eu e você, sujeito às mesmas pressões, às mesmas crises. Mas ele não foi vencido, como você também não precisa ser vencido pelo terrorismo que o Inimigo nos faz. Ele já perdeu essa luta! 
- O anjo animou Elias dizendo que ele não estava só, mas que havia 7 mil homens em Israel que não haviam dobrados os seus joelhos diante do deus Baal. Ele não estava só. Você não está só.

5. Quando você achar que está só: lembre-se que a glória não é sua.
- O grande problema é quando queremos fazer as coisas por nós mesmos. 
- Pensamos na vitória que deveria ser nossa. É por isso que nos frustramos. 
- Não fomos feitos senão para o louvor da glória de Deus (Ef 1.12). Elias sabia disso, por isso conseguiu se levantar e prosseguir.

6. Quando você achar que está só: lembre-se que a salvação é uma graça, não um troféu.
- Quando analisamos essa história, esse episódio na vida de Elias, precisamos, como sempre, fazê-lo à luz da revelação e promessa messiânicas. 
- O Messias estava por vir e tudo que aconteceu como povo de Israel apontava para a vinda dele. 
- O apóstolo Paulo cita esse episódio de Elias para falar sobre a salvação de um remanescente que não se acomodou só para não ficar sozinho. 
- É um remanescente de pessoas incomodadas com o que está acontecendo no mundo que rejeita a Deus. 
- Elias não entendeu que a vitória que viria seria o seu troféu, mas isso era graça: um presente imerecido. 
- Veja o que Paulo diz em Romanos 11.2-5: “Deus não rejeitou o seu povo, que antes conheceu. Ou não sabeis o que a Escritura diz de Elias, como fala a Deus contra Israel, dizendo: Senhor, mataram os teus profetas, e derribaram os teus altares; e só eu fiquei, e buscam a minha alma? Mas que lhe diz a resposta divina? Reservei para mim sete mil homens, que não dobraram os joelhos a Baal. 
- Assim, pois, também agora neste tempo ficou um remanescente, segundo a eleição da graça”. 

Conclusão
- Você não está só. Deus tem um plano para você. 
- Ele não quer que você desanime por se sentir a “última andorinha do verão”. 
-  Ainda há um povo que não se rendeu às pressões do mundo e você pode ser parte desse povo. 
- A salvação é presente de Deus para aqueles que se levantam, ouvem a voz de Deus e seguem em frente, sendo fiéis a Ele.

Davi Liepkan

Nenhum comentário:

Postar um comentário