08 março 2015

O JABOQUE

- "lugar da travessia". (Gênesis 32:22). "Levantou-se naquela mesma noite...e transpôs o vau de Jaboque"
- Jaboque! Isso pode ter significado nada para você até agora - mas após esta mensagem, deverá se tornar uma das mais importantes palavras de seu vocabulário espiritual.
- Jaboque é o lugar onde Jacó lutou com o Senhor. É onde ele fez sua rendição total a Deus. É onde recebeu um novo caráter, e um novo nome: Israel. É onde deitou abaixo seu último ídolo, ele mesmo, e teve sua maior vitória.
- Jaboque quer dizer: "lugar da travessia". Também representa luta; esvaziar e transbordar. Que tremenda verdade é revelada nesse local chamado Jaboque.
- Não pode haver vitória gloriosa sobre o ego e o pecado enquanto você não for ao Jaboque. Chega uma hora em que precisamos "resolver as coisas com Deus". Temos de enfrentar a nós mesmos, e nos esvaziar de todos maus desejos e ambição própria.

1º - Situação de Jacó: Preso a um pecado secreto! Um obreiro da iniqüidade amarrado ao pecado. (seu ego). Jacó era um homem com problemas, desesperado. Digamos que Deus o tenha colocado contra a parede. - Ele estava voltando após muitos anos, por sua herança. Esaú, o irmão de quem havia usurpado a primogenitura, estava indo em sua direção com um exército de 400 homens.
a) Só Deus sabe quantos cristãos carregam o peso do pecado secreto, ou da lascívia devastadora.
b) Sentem-se frágeis, sem valor, confusos. Jejuam, oram, prometem - mas de repente são vencidos, e são levados como ovelhas para o matadouro.
2
º - O apego ao pecado leva-o a ilusão de que pra tudo se tem um jeitinho. "Porque dizia: Eu o aplacarei..." (v. 20).
a) Em vez de confiar em Deus na crise, ele aparou as arestas. Tentou inventar um jeito de enfrentar o problema. Dividiu o gado em diferentes rebanhos, enviando-o á frente para abrandar o coração do irmão.
b) Sim, as arestas, os esquemas, as justificações, as desculpas, os planos - tudo é vão, pois no final você será sempre você e um ídolo ainda permanece de pé.

3º - Há uma travessia – o Jaboque! - Jaboque era um tributário do rio Jordão. Era um lugar abandonado.
a) O nosso Jaboque tem de ser enfrentado a sós. É uma luta pessoal - só entre você e o Senhor. "Jacó porém ficou só; e lutou com ele um varão, até que a alva subia" (Gen. 32:24).
b) Jaboque é onde o Jacó em nós dá o último suspiro. É onde Deus trata conosco não apenas em relação ao pecado, mas em relação ao nosso próprio caráter.

4º - O que Precisa Acontecer em Jaboque - Em Jaboque - a Religião dá Lugar à Espiritualidade!
a) Jacó havia tido uma experiência muito religiosa em Betel. Á caminho de Padã-Arã ele teve uma tremenda experiência religiosa. - "E sonhou: eis posta na terra uma escada cujo topo atingia o céu; e os anjos de Deus subiam e desciam por ela" (Gen. 28:12). Deus apareceu e fez um acordo com ele! Era uma promessa de bênçãos materiais - "A terra em que agora estás deitado, eu ta darei...na tua descendência serão abençoadas..." (v. 13, 14). -Jacó grita - "Impressionante - o Senhor está neste lugar" (v. vs. 16,17).
b) Ele faz acordo com Deus. Me abençoe, Senhor! Me faça prosperar em todos os meus caminhos! Me dê muito alimento! Vista-me bem! Cuide bem de mim. Aí então O servirei! Aí então darei o dízimo! Dê a mim, para que eu possa Lhe devolver!
Betel é a religião popular de nossos dias. Como Jacó, nossos espíritos de cobiça interpretam as promessas de Deus de modo materialista.
Em Betel - a carne ainda está no comando. É um lugar de religião - mas não de real espiritualidade. É uma revelação parcial. Vale para todas as bênçãos, enquanto ignora o coração quebrantado e compungido! É estar na presença do Senhor, sem tratar da natureza de Jacó! Pois Isso só ocorre em Jaboque.
c) Jaboque é Um Lugar de Submissão Completa ! Você não estará pronto para o Jaboque enquanto não estiver em desespero! Você tem de chegar ao fim da linha. Seu peso de pecado precisa lhe levar à uma crise de vida ou morte.
d) É o local da vitória total contra todo pecado! De um lado uma briga com um desconhecido, de outro seu irmão cobrando contas, não dava mais pra blefa, era o fim da linha. Ele havia sobrevivido às custas de esperteza e dissimulação mais agora era o fim.
e) Jaboque é o Lugar da descoberta, da confissão: "Perguntou-lhe, pois: Como te chamas? Ele respondeu: Jacó" (Gen. 32:27).
- Jacó sabia o quê significava o seu nome: "usurpador de calcanhar". Aquele que engana o irmão, a si próprio, e tenta esconder isso dos olhos flamejantes de Deus. O que o Senhor estava dizendo a Jacó era: "Olhe para você mesmo - no que se tornou! Não invente desculpas dessa vez! Pelo menos uma vez na vida, enfrente a realidade! Enfrente a verdade - seja honesto ao extremo - ou não haverá vitória!"
- E lá de dentro vêm - todo os temores escondidos, e as confissões: "Deus! Sou falso! Sou tão religioso por fora, mas por dentro uma mentira! Sou um usurpador! Brinquei com fogo por muito tempo! Fiquei arranjando desculpas para meus atos, justificando meu pecado. Me perdoe, Deus..."

Conclusão:
- Não pode haver vitória alguma contra qualquer pecado que assedia, sem que haja o enfrentamento no ponto final em Jaboque! 
- Hoje seu Jaboque é aqui, Deus marcou uma briga com você hoje aqui, e se Ele tiver que te fazer tombar ferido no chão Ele o fará, mais o propósito Dele cumprirá em tua vida. 
-  Ele foi Liberto de si mesmo. "Então, disse: Já não te chamarás Jacó e sim Israel, pois como príncipe lutaste com Deus e com os homens e prevaleceste" (Gen. 32:38). 
- Você vai sair mancando de Jaboque, humilhado e aleijado – mais bradando: "Ó Senhor-- fiz minha rendição total. O meu ídolo foi esmagado. 
- Um dos maiores milagres que o Senhor pode operar a nosso favor, é aleijar nossos esforços humanos e nos tornar totalmente dependentes dEle. 
-  Jacó mudou o nome de Jaboque para "Peniel". Peniel significa "a face de Deus".

pastorjoel

Nenhum comentário:

Postar um comentário