05 março 2015

O TIPO DE HOMEM QUE O MUNDO PRECISA Gênesis 22.1-18

- No dia dos pais é comum vermos reportagens sobre “mulheres que fazem o papel de pai” (assim como já virou moda falar de homens que fazem o papel de mães – isso em época do dia das mães) – acredito que seja falta de criatividade, mas também é um reflexo de uma sociedade que já não consegue ver papéis definidos para o homem e a mulher no lar, e na educação dos filhos. Isso nos leva à conclusão de que o mundo precisa de homens de certa categoria. Está em falta. São pais, futuros pais e futuros maridos. Essa é uma mensagem para homens, mas é também uma mensagem para as mulheres, pois vocês criam homens, vivem ao lado de homens e/ou vão se casar com um deles. Que tipo de homem o mundo precisa? Vamos usar o exemplo de Abraão. Ele não era jovem: tinha 90 anos quando sua vida mudou é se tornou pai. O evento que marca o caráter de Abraão está em Gênesis 22.1-18.

1. O mundo precisa de homens que não tenham medo de mudar
- Abraão tinha 65 anos quando saiu de Harã para a terra que Deus lhe mostraria. Não teve de mudar com essa idade. 
- “Então o Senhor disse a Abrão: "Saia da sua terra, do meio dos seus parentes e da casa de seu pai, e vá para a terra que eu lhe mostrarei. "Farei de você um grande povo, e o abençoarei. Tornarei famoso o seu nome, e você será uma bênção”. Gn 12.1-2
- Abrão tinha 100 anos de idade quando nasceu Isaque (Gn 21.5). Ter um filho é uma grande mudança. Ele não teve medo dessa mudança tampouco.

2. O mundo precisa de homens que sejam obedientes a Deus
- Quando Deus manda Abrão sacrificar o seu único filho, ele poderia ter dito algo como “Eu acho que entendi errado, Senhor!”. Mas ele não o fez. Obediência pode significar abrir mão do que há de mais precioso.

3. O mundo precisa de homens que ensinem seus filhos a ter fé
- Antes de mais nada, Abraão havia ensinado seu filho a ser obediente, pois mostrou isso ao ir, sem questionar, junto com seu pai. Quando achou estranho o fato de não haver um animal para o sacrifício, Abraão o ensinou também a ter fé. “O Senhor proverá”, é a grande lição de fé daquele pai. Hoje há falta de homens que sejam os líderes espirituais dos seus lares.

4. O mundo precisa de homens atentos à voz de Deus
- Quando chega a hora no sacrifício, Deus chama por Abraão e o interrompe. Ele para com a faca em mãos. E se Abraão não estivesse atento à voz de Deus? O mundo precisa de homens atentos à voz de Deus quando Ele manda fazer e quando Ele manda parar de fazer.

5. O mundo precisa de homens que entendam os planos de salvação de Deus
- Aquele momento é um ícone – um protoevangelho – do que aconteceria na cruz do Calvário. O cordeiro providenciado por Deus para morrer no lugar de Isaque, que representa o povo de Deus, é o Senhor Jesus Cristo. Em Hebreus 11, o autor diz que o fato de Abraão descer daquele monte com o seu filho vivo é uma representação da ressurreição que todos os santos vão experimentar por causa do sacrifício de Jesus em nosso lugar.

Conclusão
- Abraão não era um homem perfeito. Ele errou muito! Mas no que ele acertou, como “pai da fé”, ele é o tipo de homem que o mundo precisa. Que homens sejam assim, que as mulheres criem filhos assim, que as jovens busquem em seus futuros maridos qualidades desse tipo, não beleza física e dinheiro. O mundo precisa de homens assim, o nosso país precisa de homens assim. A nossa igreja precisa de homens assim. Amém!

Davi Liepkan

Nenhum comentário:

Postar um comentário