01 julho 2014

TESOUROS EM VASOS DE BARRO (2 Coríntios 4:5-7)

- É muito sério e marcante o hino: eu quero ser, Senhor amado UM VASO NOVO
- Muitas vezes é cantado sem se pensar na profundidade da sua mensagem
- Em um processo de seis dias, Deus criou o mundo, culminando com a criação do homem, a quem constituiu como a glória máxima de toda Sua obra:

a) Criando-o à sua imagem, conforme a sua semelhança (Gen. 1:26 - E disse Deus: Façamos o homem à nossa imagem, conforme a nossa semelhança; domine ele sobre os peixes do mar, sobre as aves do céu, sobre os animais domésticos, e sobre toda a terra, e sobre todo réptil que se arrasta sobre a terra.)

b) Dando-lhe domínio sobre todas as coisas (Gen.1:28 - Então Deus os abençoou e lhes disse: Frutificai e multiplicai-vos; enchei a terra e sujeitai-a; dominai sobre os peixes do mar, sobre as aves do céu e sobre todos os animais que se arrastam sobre a terra.)

c) Colocando-o como coroa de sua criação (Sal. 8:4-5: que é o homem, para que te lembres dele? e o filho do homem, para que o visites? Contudo, pouco abaixo de Deus o fizeste; de glória e de honra o coroaste.)

d) Fazendo-o pouco menor que os anjos (Sal.8:5)

- A matéria prima utilizada por Deus para a criação desse ser, foi o desprezível pó da terra. Deus tinha a sua disposição outros materiais para fazê-lo, tais como:

a) Ouro (Gen.2:12 - e o ouro dessa terra é bom: ali há o bdélio, e a pedra de berilo – Vemos que havia lá ouro) - Não o fez de ouro, pois o mesmo simboliza a sua glória, e Ele não a dá a ninguém, e para lembrá-lo que ele não é nada
- Is.42:8 - Eu sou o Senhor; este é o meu nome; a minha glória, pois, a outrem não a darei, nem o meu louvor às imagens esculpidas.
- Ec.12:7 - e o pó volte para a terra como o era, e o espírito volte a Deus que o deu.

b) Prata - Esse minério simboliza a redenção e, o homem, por mais bem intencionada e melhor posicionado socialmente, nunca, jamais a conseguiria com seus méritos ou esforços pessoais
- Sal.49:6 a 8 - dos que confiam nos seus bens e se gloriam na multidão das suas riquezas? Nenhum deles de modo algum pode remir a seu irmão, nem por ele dar um resgate a Deus, (pois a redenção da sua vida é caríssima, de sorte que os seus recursos não dariam;)

c) Pedras Preciosas - Simbolizam a ação do Espírito Santo, e o homem, jamais conseguirá produzir algo para Deus sem o seu indispensável auxílio 
- Sal.51:10 - Cria em mim, ó Deus, um coração puro, e renova em mim um espírito estável.
- Luc.4:18 - O Espírito do Senhor está sobre mim, porquanto me ungiu para anunciar boas novas aos pobres; enviou-me para proclamar libertação aos cativos, e restauração da vista aos cegos, para pôr em liberdade os oprimidos
- O crente em Cristo é representado na Bíblia como um vaso: "Disse-lhe, porém o Senhor: Vai, porque este é para mim um vaso escolhido, para levar meu nome diante dos gentios, e dos reis e dos filhos de Israel (At.9:15).
- "Ou não tem o Oleiro poder sobre o barro, para da mesma massa fazer um vaso para honra e outro para desonra?" (Rom.9:21).
- · "Que cada um de vós saiba possuir o seu vaso em santificação e honra" (II Tes.4:4).
- "De sorte que, se alguém se purificar destas coisas, será vaso de honra, santificado e idôneo para uso do Senhor e preparado para toda boa obra" (II Tim.2:21).

- VASO DE BARRO - simboliza a fragilidade humana, e o imenso poder de Deus, que a qualquer momento pode quebrá-lo e o refazer segundo a sua vontade. Veja o exemplo de Jeremias na casa do oleiro: "...tornou a fazer dele outro vaso, conforme o que parecem bem fazer" (Jer.18:4).
- Os vasos nos tempos bíblicos, não eram como atualmente, usados mais como adereços e enfeites domésticos, pois eram usados como recipientes e depósitos. Os mais feios eram usados até mesmo como depósitos de lixo, daí a expressão de Paulo: "...uns para honra e outros para desonra" (Rom. 9:21).
- Os vasos da casa de Deus têm muito valor, pois o rei Belsazar foi duramente castigado pelo Senhor, ao usá-los no seu "carnaval" imoral e pecaminoso (Dan. 5:2 - Havendo Belsazar provado o vinho, mandou trazer os vasos de ouro e de prata que Nabucodonozor, seu pai, tinha tirado do templo que estava em Jerusalém, para que bebessem por eles o rei, e os seus grandes, as suas mulheres e concubinas.).
- Existe apenas um fator determinante, que mostra qual é para Deus o vaso que tem mais valor na sua casa: O que tem mais azeite  Mat.25:1a10
- “...enchei-vos do Espírito Santo” (Efésios 5:18)
- O que tem feito mais falta hoje na igreja do Senhor, é os vazios para serem cheios, pois o azeite é ilimitado e está a jorrar abundantemente: "...e sucedeu que, cheios que foram os vagos... Então o azeite parou" (II Rs.4:6).
- Deus está à procura de vasos
- O homem, a exemplo do vaso, só serve para alguma coisa se tiver conteúdo
- Deus nos fez com carinho e cuidado
- Contudo, aprouve a Deus fazer-nos de barro
- Deus não quer você pela beleza de seu exterior (Eu sou um vaso tão bonitinho, cheio de adereços)

Nenhum comentário:

Postar um comentário