04 julho 2014

QUEM É JESUS?

1. ELE É O RESPLENDOR DA GLÓRIA DE DEUS 
- A glória (qabôd) ficava no tabernáculo, no lugar chamado debhir, atrás das cortinas. Lugar sagrado. A qabôd está no Filho. 
- Nele nos encontramos com Deus: João 14.8-9. “Resplendor” é apaúgasma, radiância que surge de luz brilhante, o surgimento de uma aurora repentina, superando as nuvens, ao nascer do sol. 
- No meio das trevas do mundo, Cristo surgiu, trazendo e sendo a glória de Deus. Por isso Jesus disse que é a luz do mundo (João 8.12).

2. ELE É A EXPRESSA IMAGEM DO SER DE DEUS
- “Expressa imagem do seu Ser” é o grego charakter, de onde veio “caráter”. 
- Significa “carimbo ou gravação de cera que autenticava o documento”. 
- O carimbo difere do documento, mas há uma correspondência exata entre os dois. Qual é o caráter de Deus? É o de Jesus. 
- Quer saber como é Deus? Olhe para Jesus. Procura por Deus? Não o busque na natureza nem dentro de você. Ele está em Jesus. Quer ver a Deus? Olhe para Jesus! Ele autentica a obra de Deus Pai neste mundo.

3. ELE É SUSTENTADOR DE TODAS AS COISAS CRIADAS POR DEUS
- Comecemos pelo v. 2: Deus é Criador e Sustentador. 
- Não é o relojoeiro que deu corda e se foi. É o relojoeiro que continua cuidando. Este relojoeiro cuidador tem um nome: Jesus (João 1.3). 
- O universo deve sua ordem a ele. Como? Por sua Palavra (Salmo 33.6). A Palavra criou: “Disse Deus” (Gênesis 1.3). A Palavra sustenta. Jesus Cristo é mostrado como sendo a Palavra que criou e que rege: João 1.14 e 1João 1.1). “Sustentando” é ferôu, com a ideia de “fazer ser, fazer acontecer”. O Filho é quem faz o mundo ser.

CONCLUSÃO
- Ele criou o universo. Ele sustenta o universo. 
- Ele pode recriar sua vida. Criou o mundo, não pode refazer sua vida? 
- Pode perdoar você de todas as suas falhas. 
- Pode consolar sua vida de todas as dores. Ele sustenta o universo. Tem poder para sustentar a sua vida! 
- Ele é o mais perfeito retrato de Deus. Quer saber como Deus é? Olhe para Jesus. Quer que Deus cuide de sua vida? Entregue-a a Jesus e confie nele de todo o coração.

Nenhum comentário:

Postar um comentário