06 julho 2014

DEUS PROCURA ODRES NOVOS

- Odre é um tipo de recipiente de couro onde se colocava o vinho para “curtir”. Na idéia humana, o vinho quanto mais velho, melhor. Não podemos dizer que tudo o que é antigo é ruim, mas tudo o que hoje é antigo um dia foi novo. Até o vinho velho pra chegar a ser velho foi colocado novo no odre. O VINHO NOVO SÃO AS COISAS NOVAS QUE DEUS QUER FAZER.
- Depois do computador, ninguém mais quer uma máquina de escrever (os fabricantes devem ter ficado furiosos); depois do fax, acabou-se o telégrafo (alguém deve ter saído no prejuízo); a modernização dos bancos trouxe desemprego, é verdade, mas ninguém quer voltar ao que era; uma retro-escavadeira causou desemprego, mas quem quer fazer o que ela faz? O novo “quase” sempre vem pra melhorar.

1. O VINHO NOVO É MELHOR – João 2:2-10 – segundo a mente humana o vinho quanto mais velho, melhor. Mas na mente de Deus o vinho novo é melhor. O vinho que acabou de ser transformado era melhor do que os outros. Deus faz novas todas as coisas. É o Deus cujas misericórdias se renovam a cada manhã. É aquele que nos faz novas criaturas. Enfim, Deus é um Deus de coisas novas. O vinho novo, uma vez “conservado” (38, 39), torna-se um vinho tão bom que ninguém vai querer outro vinho. O vinho tem que ser sempre novo!

2. POR QUE ALGUNS PREFEREM O VELHO? – I Samuel 18:6-10 – Davi representa o novo, o espontâneo, a superação do velho em quantidade e qualidade. Saul representa o velho, que não aceita o novo, que tem medo de perder o reinado para o novo e que tem inveja do novo. Existem alguns motivos por que alguns preferem o velho ao invés do novo: 
·Porque uns preferem o velho por gosto pessoal (Lc. 5:39);
·Porque alguns se acomodaram ao velho (se mudar a cor do capim...);
·Porque há aqueles que se beneficiam do velho (I Sm. 18:8);
·Porque alguns têm medo do novo porque outros fracassaram (o avião...);
·Porque há aqueles que são contra tudo (quem não tem opinião própria...). 
Quem não quer o novo e faz oposição ao novo com rebeldia obstinada, acaba abrindo a porta para o diabo. O obreiro velho (Saul) sentiu tanta raiva e inveja do obreiro novo (Davi) que ficou endemoninhado. Não adianta: por mais que resistamos, o velho acaba sendo superado pelo novo!

3. DEUS NÃO VAI COLOCAR VINHO NOVO EM ODRES VELHOS – Lucas 5:37 – o termo é “não se coloca...”. Deus não vai colocar vinho novo a menos que haja odres novos, senão será um desperdício, em todos os aspectos (Marcos 2:22). Tanto o odre como o vinho vão se estragar. Boas visões já se estragaram porque os odres eram velhos. Paulo fala que para se conhecer a vontade de Deus, uma das exigências é uma renovação de mentalidade (Romanos 12:1, 2). O odre tem que ser sempre novo!

Nenhum comentário:

Postar um comentário